Acontece no IESLA

PROUNI 2022/1

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro de 2022

O Programa Universidade para Todos – foi desenvolvido pelo MEC com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, concedendo bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e de formação específica, conforme Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

É muito importante seguir alguns critérios para aprovação e efetivação de matrícula. Veja abaixo:

PARÂMETROS SOCIOECONÔMICOS

Para bolsas integrais (100%) os estudantes devem apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimo. Já as bolsas parciais (de até 50%) atendem aqueles que possuem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

PONTUAÇÃO DO ENEM E DEMAIS REQUISITOS

Outro critério importante é ter atingido a nota mínima exigida pelo MEC na prova do Enem, ou seja, 450 pontos em cada área do exame.

Eventualmente, a redação do candidato precisa alcançar uma pontuação maior do que zero. Do contrário, ele não será aprovado no programa.

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Nesse caso não é exigida a comprovação de renda.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

O Prouni destina um número específico de bolsas aos portadores de deficiências físicas. Neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

CRONOGRAMA

  • Inscrições:22 a 25 de fevereiro de 2022
  • Resultado da 1° chamada:2 de março de 2022.
  • Comprovação das informações:3 a 14 de março de 2022.
  • Resultado da 2° chamada:21 de março de 2022.
  • Comprovação das informações da 2° chamada:21 a 29 de março de 2022.
  • Inscrição na lista de espera:4 a 5 de abril de 2022.
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino:7 de abril de 2022.
  • Comprovação das informações:8 a 13 de abril de 2022.

Então, acompanhe o passo a passo das inscrições Prouni 2022/1

As inscrições do Prouni 2022/1 são online, gratuitas e realizadas em uma única etapa. Elas devem ser feitas no endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/.

A fim de agilizar, tenha o seu CPF em mãos, código de inscrição no Enem de 2021 e algumas horas disponíveis para responder ao questionário. O processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2022 será constituído de 2 (duas) chamadas sucessivas.

Antes da inscrição, o candidato deverá criar o seu cadastro no portal gov.br. Caso já o tenha, ele poderá seguir direto e apresentar o número do CPF e a senha.

  1. Primeiramente, acesse o site do Prouni nas datas estabelecidas e clique em “inscrição”.
  2. Informe o seu CPF, número e código do Enem.
  3. Confira se todos os dados estão corretos e atualize as informações que forem necessárias.
  4. Em seguida, responda a um questionário sobre sua situação socioeconômica e de seus familiares.
  5. Depois, para finalizar a inscrição, defina duas opções de cursos superiores em ordem de prioridade e duas ou mais universidades.
  6. Nesse momento, também selecione se a bolsa será de cotas –   destinada à estudantes com deficiência, negros, pardos e índios – ou de ampla concorrência.
  7. Então é só aguardar a divulgação do resultado e boa sorte!

 

Documentação necessária

Ao ser aprovado no processo seletivo, você precisará ir até a instituição de ensino escolhida a fim de apresentar documentos e efetuar a matrícula. Cada universidade costuma ter um coordenador do Prouni para isso.

Todavia, é importante já começar a reunir todas as cópias necessárias assim que os nomes forem deliberados. Leve-as junto dos originais no dia e prepare:

Seus documentos de identificação e dos seus familiares

  • Carteira de identidade ou na falta desta: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não vencida;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – tirar cópia da página com os dados pessoais.

Comprovantes de residência

  • Podem ser contas de água, luz ou telefone celular/fixo.

Comprovantes de rendimentos

  • Neste caso, devem ser levados os holerites ou contracheques de todos.

Histórico escolar do ensino médio

  • Mas atenção: caso tenha concluído em escola particular, a instituição precisa emitir uma declaração atestando que você estudou lá como bolsista.

Boletim de desempenho do Enem

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!