Acontece no IESLA

NOTA OFICIAL

Em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e demais órgãos oficiais do Estado de Minas Gerais, diante do avanço global do novo Coronavírus (COVID19), o Grupo Educacional IESLA vem através deste comunicado evidenciar para a sociedade as relevantes ações que vem sendo tomadas para se evitar a propagação do vírus no cotidiano de todas Unidades de Ensino existentes atualmente no Bairro Castelo e Montanhês em Belo Horizonte, e não menos importante também em Miami (EUA).

Primeiramente, foi criado um comitê composto por médicos infectologistas, profissionais da área de biossegurança, gestores e diretores com o objetivo de observar o cenário e acompanhar as iniciativas de monitoramento diante do Covid-19. A recomendação inicial foi a de reforçar hábitos básicos frequentes de higiene pessoal, como lavar as mãos e pulsos por 20 segundos com sabonete líquido ou usar álcool em gel. Além de, claro, adotar etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar – cobrindo o rosto com o cotovelo e usar lenços de papel descartáveis.

Dentre as iniciativas planejadas está o reforço das medidas de biossegurança nas instalações, como a ampliação de estoque de álcool 70% para higienização sanitária, e a instalação de novos dispositivos de álcool em gel em pontos estratégicos da instituição.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus do Grupo Educacional IESLA reuniu-se hoje, 16 de março de 2020 para definir e articular novos encaminhamentos em termos das medidas e ações acerca da prevenção ao contágio pelo coronavírus e a transmissão da COVID-19.

As atividades administrativas ficam mantidas, uma vez que o Grupo IESLA espera que as ações de contenção sejam suficientes. Essa recomendação, porém, pode ser revista conforme a evolução do quadro e das determinações das autoridades sanitárias do Brasil. A boa notícia é que se trata de uma doença que se pode controlar. E o clima tropical brasileiro favorece esse controle.

Ficam canceladas as viagens internacionais de docentes e funcionários, em função de atividades ligadas às faculdades do Grupo IESLA.

Quanto às atividades acadêmicas, em consonância com a resposta oferecida pelo CNE  à consulta realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no dia 12 de março de 2020, a respeito da aplicabilidade de orientações às instituições de ensino superior, o Conselho Nacional de Educação (CNE) se posicionou em virtude da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e suas implicações na tomada de decisões e providências relacionadas ao cumprimento do calendário acadêmico e aplicabilidade do Parecer CNE/CEB n 19/2009, que aduz:

A determinação de que, para o ano de 2009, naqueles entes da Federação onde houve a necessidade de adiamento do retorno das atividades nas escolas públicas e privadas devido à pandemia da Gripe Tipo “A”, não seja necessário o cumprimento da determinação contida no inciso I do artigo 24 da Lei nº 9.394/96, qual seja, a de que, anualmente, seja necessário o cumprimento de atividades acadêmicas por, no mínimo, 800 (oitocentas) horas distribuídas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos. (Vide anexo).

E em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades de controle epidemiológico e orientações advindas do Ministério da Educação, o Grupo IESLA, entendendo a gravidade do momento, e consciente de sua responsabilidade em termos da contribuição para a imediata tentativa de controle da pandemia do coronavírus, decide:

Em relação às atividades acadêmicas no nível Graduação e Pós-graduação Lato Sensu,

  1. a partir dessa segunda-feira, dia 16 de março, e, pelo menos, até 21 de março de 2020, adota a Modalidade de Aulas a Distância, bem como o atendimento e orientação aos alunos por meio das plataformas de aprendizagem virtual, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais até o dia 21 de Março de 2020;
  1. a CRA (Central de Relacionamento com o Aluno e o Núcleo de Apoio Pedagógico estará full timepara atendimento aos alunos via Área do Aluno ou via telefone e Aplicativo WhatsApp, através dos seguintes contatos: 0800 052 8800 e WhatsApp 31.9917-0461.

 Para a Pós-graduação Stricto Sensu Internacional, permanecem confirmados e inalterados os módulos presenciais que ocorrerão nos meses de abril e julho de 2020. Essa recomendação, porém, pode ser revista conforme a evolução do quadro e das determinações das autoridades sanitárias do Brasil e dos países em que as universidades parceiras estão sediadas.

Atividades de Extensão, Seminários, Simpósios e Congressos ficam suspensos até 31 de março de 2020. Os eventos agendados para datas a posteriori permanecem confirmados.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus se manterá em permanente trabalho de acompanhamento e indicando eventuais revisões das decisões mencionadas acima, conforme o desenrolar dos acontecimentos.

Belo Horizonte- MG, 16 de Março de 2020.

 

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LATINOAMERICANO – IESLA

PROFESSORA DRA. SARA M. A. G. BERNARDES
REITORIA E PRESIDÊNCIA

COMITÊ DE MONITORAMENTO DO COVID-19

PROFESSORA SARA M. ALVES GOUVEIA BERNARDES
PROFESSOR JOAQUIM JOSÉ MIRANDA JÚNIOR
PROFESSOR BRUNO STEFANI
PROFESSORA KAREN SANTOS
PROFESSORA LUCIANA DA CONCEIÇÃO PINTO
FABIANO SANTOS JUNQUEIRA
PROFESSORA FLÁVIA FERREIRA ARAÚJO
PROFESSOR CILAS BERNARDES ROSA
PROFESSOR ALEXANDRE SIBALSZKY

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!