Acontece no IESLA

MESTRADO NA ARGENTINA É RECONHECIDO NO BRASIL?

A resposta é sim!

No Brasil, o reconhecimento de um diploma de mestrado obtido na Argentina depende de fatores como, a instituição de ensino superior na qual o mestrado foi concluído ser regularmente credenciada junto ao ministério de educação em seu país de origem e os acordos ou tratados existentes entre os dois países.

Além de ser referência no programa internacional de mestrados, o instituto  IESLA também sai na frente na prestação de suporte aos alunos desde o início de seu mestrado até o reconhecimento de seu curso em solo brasileiro.

Os diplomas de Mestrado e Doutorado, expedidos por Universidades localizadas na Argentina, Uruguai, Chile, Europa conveniadas ao IESLA são reconhecidos no Brasil através de um procedimento administrativo simples e objetivo, via Universidades Federais Brasileiras.

 Este procedimento encontra amparo legal na LDB – Lei de Diretrizes e Bases, Artigo 48, parágrafo 2 e 3, todos os títulos outorgados por universidades estrangeiras tem que ser revalidado (graduação) e/ou validado (Mestrado/Doutorado) no Brasil.

O Portal Carolina Bori reúne informações para orientar e coordenar o processo de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros. Após a homologação da Resolução nº 3/2016 da Câmara Superior de Educação do Conselho Nacional de Educação (CNE), que dispunha sobre normas referentes à Validação/Revalidação/Reconhecimento dos referidos diplomas, coube ao Ministério da Educação a tarefa de estabelecer e disponibilizar os procedimentos relativos às orientações gerais de tramitação das solicitações referentes aos dois processos (Validação/Revalidação/Reconhecimento). Assim sendo, aqueles relativos às novas orientações gerais para a tramitação dos processos de revalidação dos diplomas de graduação estrangeiras foram estabelecidos pela Secretaria de Educação Superior (SeSu – MEC), enquanto aqueles referentes ao reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado stricto sensu ficaram a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A expectativa do Ministério da Educação é que este portal facilite a articulação de um sistema coordenado para revalidação/reconhecimento de títulos e diplomas estrangeiros no Brasil, contribuindo para dar agilidade, transparência, coerência e previsibilidade aos processos de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

Maiores informações: http://carolinabori.mec.gov.br/  

Dentre as Universidades que validam citamos UNB, UFMT, UFGO, UFPA, UFAC, UFBA, UFCE e outras.  Os alunos brasileiros realizam o referido procedimento no Brasil, com nosso suporte sem nenhum empecilho.

Todos os cursos de mestrado e doutorado disponibilizados pelo IESLA, obedecem as Normas Internacionais exigidas para a validação no Brasil. Em resumo são as seguintes:

  • A comprovação da validade jurídica do documento no país de origem. Nossos cursos são acreditados em seus países, pelo órgão equivalente à CAPES no Brasil, e possuem extenso histórico de excelência.
  • A comprovação de que os estudos se desenvolveram, efetivamente, no exterior e não no Brasil. Nossos cursos são presenciais ou remotos, realizados em modalidade intensiva, nas férias de janeiro e julho na sede das Universidades na Argentina ou mediados por tecnologia à distância.
  • O estabelecimento de correspondência do título ou grau no sistema brasileiro. O IESLA possui relação nominal de instituições de ensino brasileiras aptas para revalidar o título de forma administrativa.
  • A verificação da duração mínima, presencial, do curso realizado. A carga horária dos Programas de Doutorado é de 360 horas/aulas e para os Programas de Mestrado 540 horas/aulas, atendendo perfeitamente as exigências do MEC.

Oferecemos aos nossos alunos todo suporte referente ao reconhecimento do diploma obtido no exterior, a documentação exigida e a Universidade que desenvolve o procedimento de forma mais rápida barata e efetiva.

A Diretora Acadêmica do Instituto de Educação Superior Latino-Americano (IESLA), é a Pesquisadora e jurista, Profa. Dra. Sara Bernardes, atuante no estado de Minas Gerais e em todo o Brasil, com experiência jurídica e educacional comprovadamente reconhecida.

Ressaltamos o respaldo acadêmico, profissional e financeiro que lhe oferece os cursos ministrados na Argentina. São centenas de alunos ativos em inúmeras turmas de mestrados e doutorados, e todos tem se mostrado completamente satisfeitos, não só com a didática aplicada nas aulas, quanto na validação e reconhecimento do título conquistado, além da agregação social e cultural que a viagem internacional lhes proporciona.

Algumas universidades brasileiras possuem convênios ou acordos com instituições de ensino argentinas, como é o caso do IESLA, o que facilita o processo de revalidação ou reconhecimento. Esses convênios estabelecem critérios mais simplificados para a validação de diplomas, levando em consideração a reputação das instituições envolvidas e qualidade acadêmica que é algo fundamental.

Diferença entre revalidar e reconhecer: você sabe qual é?

Essa dúvida costuma ser extremamente pertinente entre os estudantes. Vamos lá! A revalidação de um diploma é aplicada aos cursos de graduação realizada internacionalmente, enquanto o reconhecimento ou validação se aplica aos diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por universidades estrangeiras.

Ambos consideram a semelhança apresentada entre o curso de origem e as exigências mínimas de formação pré-estabelecidas nos parâmetros reconhecidos pela legislação brasileira. Ou seja, é necessário que o Brasil entenda que a formação recebida pelo estudante no exterior possui o mesmo valor formativo e qualitativo daquela habitualmente associada à profissão para a qual se está requerendo a revalidação e reconhecimento do diploma.

Mestrados IESLA

O IESLA inovou ao apresentar o programa intensivo de mestrados internacionais. São programas adequados para as pessoas que possuem uma alta demanda de compromissos profissionais e pessoais, mas que não querem abrir mão do crescimento profissional, do conhecimento intelectual e claro, de uma bagagem internacional.

Os mestrados internacionais na modalidade presencial e intensiva na Argentina, possuem módulos que ocorrem nas férias de Janeiro e Julho, o que permite ao aluno conciliar o curso com o seu cotidiano. Os mestrados possuem quatro módulos, com seminários de 15 dias cada módulo, nas modalidades presencial, híbrido e remota.

4 módulos de curso + projeto + defesa da dissertação.

Conheça os mestrados que estão com as matrículas abertas:

Mestrado em Psicologia Social

Mestrado em Neuropsicologia

Mestrado em Ciências Criminológico-Forense

Mestrado em Governança e Gestão da Educação

Pré requisitos

  1. Apresentação do diploma de conclusão de curso de Ensino Superior, com colação de grau de qualquer área de ensino;
  2. Inscrição no curso desejado;
  3. Entrevista para entender melhor sobre o programa oferecido pelo IESLA
  4. Matrícula

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!