O número de brasileiros que tem procurado cursos intensivos de doutorados na Argentina aumentou significativamente. Os formatos desses cursos estrangeiros acabam por atrair, muitas vezes, os cidadãos do Brasil por alguns motivos lógicos, como aulas no período das férias e preços mais acessíveis.
Os profissionais alegam que no Brasil os cursos de pós-graduações stricto sensu devido à necessidade de dedicação quase que exclusiva ao curso o que acaba abrindo espaço para esse mercado.
O aluno do IESLA, Francisco Vieira Chagas, expressa claramente seu contentamento com a escolha feita ao optar por esse tipo de formação:
“A Universidad del Museo Social Argentino – UMSA, onde tive o privilégio de fazer o Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, possui um quadro de pessoal proativo e professores à altura de um Doutorado excelente. Professores de elevado saber, cito alguns: González Bollo, Mario Federicci, Ramiro Molinero, Teodora Zamudio.
Os seminários – de excelência a toda prova – levados a cabo na UMSA por mencionados Professores e outros durante o curso constituíram ferramenta basilar aos debates de classe e monografias, quando, módulo após módulo, tive o privilégio de discorrer sobre os temas que culminaram na Tese final.”
As aulas ocorrem durante duas semanas, com oito horas diária. São geralmente quatro módulos, um por semestre, cursados na maioria dos cursos em janeiro e julho.
O IESLA oferece todo tipo de suporte e assistência para os alunos que desejam realizar os cursos de mestrados e doutorados na Argentina, bem como assistência de viagem, através da agência parceira, a Doctor Travel, oferecendo hospedagem, passagem e seguros de viagem, garantindo todo conforto e segurança no exterior, além da assessoria acadêmica, que inclui orientação de confecção de trabalhos, assistência qualificada, curso de Espanhol gratuito e assessores presenciais, durante toda a viagem.