Mestrado em Segurança Pública

Data das turmas

O Mestrado em Segurança Pública

O problema da segurança tem ocupado um lugar de destaque entre os temas de interesse que nos revelam a busca, por vezes estéril, de soluções. Em nossos tempos, tornou-se uma constante de gravidade suficiente e requerem-se medidas urgentes que, de forma rápida e eficaz, sirvam para controlar os inúmeros comportamentos criminosos que afetam as pessoas, organizações e empresas de todos os portes e atividades como um todo e todas as manifestações de violência, organizada ou não.

No “Índice Geral de Expectativas Econômicas”, desenvolvido pela empresa TNS Gallup e a Universidade Católica Argentina, em maio de 2010, 27% dos entrevistados consideraram a “insegurança”, como a questão que mais afeta os argentinos. Esta figura tem sido uma constante nas medições feitas durante os últimos cinco anos. Isso coloca a “insegurança” como a principal preocupação que aflige os membros da sociedade na Argentina.

Este fenômeno que denominamos insegurança não está circunscrita às fronteiras do país, mas introduzida desde outros países e promovido pelas barreiras de fronteira cada vez mais tênue; as múltiplas derivações da globalização; a crise mundial, a diferentes graus de instituições, tanto públicas que fazem o funcionamento e a credibilidade dos governos, como intermediários e privados. A estas causas temos de acrescentar a perda de valores morais e éticos, a distorção na correta administração da justiça e outras inúmeras causas que resultam no aumento da violência generalizada, com focos mais intensos que afetam, indistintamente, a ordem social dos países, a vida cotidiana da comunidade e, finalmente, o objeto e o propósito das preocupações de pensadores e governantes.

As drogas, o álcool, a atividade de organizações criminosas internacionais, as consequências da marginalização social, as migrações ilegal, emergindo do vórtice que imprimem o progresso e a tecnologia, influência decisivamente na formação, cultura e comportamento dos indivíduos, e particularmente dos jovens. A violência e o crime são, sem dúvida, um reflexo do meio e do momento em que ocorrer.

É por isso que, no meio do século passado, após um período em que as tarefas de segurança eram vistas como intrinsecamente estatais, começa a crescer silenciosamente a tendência de retorno a formas particulares de policiamento e segurança. O foco do debate sobre a segurança não é mais focada na polícia como uma manifestação de “soberania” do Estado, em regime de monopólio, para se tornar um problema considerado em termos econômicos, pressupostamente, medido a partir do ponto de vista da eficiência na prestação serviço em um quadro estratégico, de gestão que visam à maximização racional dos recursos disponíveis.

Desconsiderando o poder estatal, é conceituado a versão moderna e industrial do serviço de segurança ao modo complementário na esfera privada, para tarefas preventivas, de fiscalização e guarda da propriedade privada.

As funções relacionadas à polícia pública tradicional, principalmente de prevenção, dissuasão e a guarda, começam a ser percebidas como um produto. Os mecanismos de segurança e seus funcionários, uma fabulosa indústria consistente com as expectativas estatais de preservação da ordem.

Atualmente, no contexto do capitalismo corporativo se produz a introdução de novos interesses, cuja proteção e conservação, exigem de outras técnicas, ou pelo menos adicionar novos recursos para os tradicionalmente utilizados pelas forças do governo. Novas formas de interferência conflituosas por meio da tecnologia de informação, bancos, espionagem industrial, bem como as renovadas manifestações que adquire a propriedade privada,traduzidos para o surgimento de centros comerciais, restaurantes e áreas residenciais fechados, fazem que a noção de ordem pública com a qual opera a polícia tradicional detenha certa neutralidade com resultado ineficiente para o empreendedor que busca proteger estas formas particulares de propriedade privada.

O mencionado anterior está intimamente ligada ao papel cada vez maior de polícia privada. Empresas de segurança privada atualmente parecem ser fonte de negócios através do qual o proprietário viabilizará seu direito dependendo do meio adequado para a proteção e preservação de seus bens e pessoa.

Portanto, o desenvolvimento deste processo adquiriu tal dimensão e importância que a exige também da Universidade formação de recursos humanos com competência suficiente para organizar e conduzir as modernas organizações de segurança na atividade pública e privada em si complexa, que assiste a um crescimento explosivo na demanda por serviços e também a crescente complexidade das atividades e meios tecnológicos a serem empregados por ela.

Esses desafios propõem a combater esta proposta.

Nova Turma

Julho de 2013

Objetivos do Mestrado

  • Formar pesquisadores na área de segurança capazes de gerar contribuições originais neste campo dentro de um quadro de excelência acadêmica.
  • Desenvolver conhecimentos avançados no campo da segurança pública e empresarial, a criminologia e prevenção de delitos, a fim de fazer contribuições originais, ao mais alto nível da ciência e investigação.
  • Formar recursos humanos dotados de conhecimentos aplicados a questões de segurança, não só a nível global, mas os níveis regionais e sub-regionais, assim garantindo as necessidades de profissionais no âmbito empresarial, especialmente em nosso país e do MERCOSUL.
  • Permitir que o pessoal dos órgãos de aplicação da lei que comprovem os anos de experiências profissionais suficientes e formação em matéria de acesso a segurança pública ascender a uma formação acadêmica de alto nível em segurança empresarial. A que prevê a existência de um plano de estudos com diferencial e mais completo.

Metodologia

Programas de mestrado ficam a cargo de professores com grau máximo e formação específica em ensino universitário.

A fim de reforçar o nível acadêmico do mestrado e proporcionar uma maior diversidade de conhecimentos transmitidos serão chamados para reforçar o corpo docente, palestrantes convidados de instituições acadêmicas no exterior, especialmente nos países do MERCOSUL.

Para o caráter inovador da especialidade que se desenvolveu o Mestrado de Segurança pode ser chamado para auxiliar no ensino aulas para os professores com pós-graduação intermediária (pós-graduação e especialização) de renome no campo, mas ainda não chegou ao título máximo.

Em todos os casos, a Direção de trabalho de tese deve ser feito por professores com título máximo.

O Mestrado em Segurança Estratégica é parte do modo de enfrentar de “mestrado profissional”, que fornecem recursos para determinadas atividades exercidas a maior especialização.

Pela sua natureza, pelas disciplinas e assuntos que aborda é um tipo de uma formação única.

Título

Mestre em Segurança.

Modalidade Intensiva

O Mestrado tem uma carga de 540 horas divididas em 4 módulos quinzenais realizados nas férias de janeiro e julho. Ao final do curso o aluno tem 3 anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente à área de concentração escolhida – que pode ser escrita em português e espanhol, para defesa perante banca em época oportuna.

Foi estruturado pela Universidad Argentina John F. Kennedy atendendo pedido do IESLA, para atender as características especiais dos alunos do Brasil e será ministrado na unidade de Pós-graduação da UK na cidade de Buenos Aires, Argentina.

Processo de seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análiseaos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Matrícula

Os candidatos aprovados no processo de seleção serão orientados a apresentar ao IESLA os seguintes documentos pessoais em fotocópias autenticadas em Cartório, junto com 4 fotografias 3×4, para efetivação da matrícula: Declaração de Aprovação no Processo de Seleção, emitida pelo IESLA; Diploma do Curso de graduação; Histórico Escolar; Cédula de identidade ou passaporte e Cartão de inscrição no CPF.

O doutorando poderá viajar e se hospedar por conta própria, havendo, todavia, pacote especial para passagem aérea e hospedagem em grupo em hotéis de médio porte em Buenos Aires, cujas orientações detalhadas estão disponíveis através de nosso Departamento Doctor Travel, o que redunda em sensível economia no custo total da viagem.

Investimento

Contate o IESLA.

Plano de Estudo

DISCIPLINACARGA HORÁRIA TOTAL
(HORAS)
 
PRIMEIRO ANO
 
PRIMEIRO SEMESTRE
Teoría de la Seguridad36
Derecho Penal y Procesal Penal32
Psicología jurídica32
Deontología Profesional y Derechos Humanos30
Seguridad Internacional30
SEGUNDO SEMESTRE
Equipos de Seguridad y Vigilancia46
Criminología40
Investigación Científica del Delito42
Legislación de seguridad pública42
Manejo de Catástrofes Humanitarias30
CARGA HORARIA TOTAL 1º ANO360
 
SEGUNDO ANO
 
PRIMEIRO SEMESTRE
Inteligencia Competitiva y de la Innovación Tecnológica36
Prevención y lucha contra el fuego30
Seguridad Ambiental30
Administración y Legislación de Agencias de Seguridad34
Investigación del Crimen Organizado30
SEGUNDO SEMESTRE
Seguridad aplicada a los servicios informáticos42
Seguridad Financiera42
Seguridad y Medicina Legal42
Metodología de la Investigación46
Planeamiento de la Seguridad30
 
CARGA HORARIA TOTAL 2º ANO360
TOTAL DE HORAS TEÓRICAS720
SEMINÁRIOS DE ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA TESIS250
TOTAL DE HORAS DO MESTRADO970

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

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