Acontece no IESLA

Garantias legais fundamentais: o microcrédito. A defesa de Paulo Adão, aluno IESLA na UK!

Paulo Adão Pereira Dos Santos é o primeiro graduado angolano do Doutorado em Direito na UK. No mês de janeiro, ele defendeu sua tese intitulada “Garantias legais fundamentais: microcrédito”.

Na defesa, foi presente o Diretor da tese, Dr. Emilio Elías Romualdi, Diretor do Doutorado em Direito DA UK e co-fundador da Universidade, Dr. Pedro David e Embaixador de Angola na Argentina, Hermínio Joaquim Escorcio.

Embora o microcrédito seja geralmente tratado a partir de uma perspectiva financeira, Pereira Dos Santos se aproximou de uma perspectiva humanitária. Para ele, as garantias legais fundamentais para o acesso ao microcrédito garantem a dignidade e a paz humanas nos casos de países com altas taxas de exclusão socioeconômica e pobreza.

O objetivo da pesquisa foi analisar como as garantias constitucionais de microcrédito aumentam o acesso financeiro a pessoas com baixo desempenho e melhoram o status social das pessoas.

O graduado realizou um estudo comparativo entre Angola, Argentina e Brasil e concluiu que, no último, onde a constituição apresenta garantias econômicas bem definidas, há uma maior redução na pobreza, enquanto na Argentina e Angola, segundo ele, não há prioridade constitucional para a implementação de projetos sociais, possível motivo para os baixos resultados na inclusão social.

Nesse sentido, o trabalho concluiu que as garantias legais fundamentais para o acesso ao microcrédito asseguram a inclusão social e econômica e a dignidade humana em países com características de gestão negativas.

Confira agora o depoimento concedido pelo Dr. Paulo Adão sobre sua trajetória, mais algumas fotos de sua ilustre defesa!

Paulo Adao Pereira dos Santos
Doutorado en Direito pela Universidade J.F. Kennedy, em acto de defesa realizada aos 23 de Janeiro de 2018 pelas 15 horas, no auditorio do campus situado na rua Bartolome Mitre 2152, Buenos Aires, Argentina.

Sobre o Curso
Sendo um curso de doutoramento, impõe elevadas exigências aos seus estudantes, na expectativa de que concluam a grau com qualificações diferenciadas.
Nos nossos dias, o estudo de Direito apresenta como paradigma conceptual a perspectiva positivista normativa. Pois, o curso de Direito da Universidade Kennedy vem romper com o paradigma normativista e apresenta a perspectiva sociológica do Direito, colocando a pessoa ao centro, como uma nova orientação de estudo do Direito que se tem desenvolvido nos últimos 50 anos.
Trata-se de um conceito bastante elaborado que entende a justica como sendo aquela que estiver ao servico da pessoa humana.
O curso inclui 4 modulos presencias com várias materias, leccionados semestralmente, em lingua espanhola. Para obtencao do grau de Doutor, o estudante elabora uma tese, que e defendida em sessao publica, tudo em espanhol.

Sobre a Escola
A escola apresenta as condições exigidas pelas normas institucionais, assim como está equipada para suster as variações de temperatura do verão (muito quente) e do inverno (muito frio). Aos intervalos das aulas, a escola oferece Cafe, Chá e croissant para os estudantes, o que os ameniza e conforta.

Sobre os Professores
A Escola de Direito íntegra professores todos eles Doutorados em Direito e outras matérias afins. Considero ser uma equipa de professores altamente qualificada e preparada para conduzir os estudantes ao longo do curso, ate a defesa das suas teses, obtendo resultados muito satisfatórios.

Sobre a minha experiencia
Cheguei na Universidade Kennedy em Julho de 2015, e integrei uma turma constituída por colegas, todos eles provenientes do Brasil, sendo eu o único proveniente de Angola.
Viajar de Luanda a Buenos Aires, com escala em Sao Paulo, mostrou-se um desafio muito dificil de transpor. Desde a bureocrecia na obtencao de visto de estudantes, a crise financeira em Angola que afectou de que maneira o pagamento das propinas, e mesmo os custos com o transporte. 
Falar espanhol e um desafio que deve ser encarado com muita seriedade e determinacao, pois ajuda na comuniccacao local, compreencao dos conteudos lectivos, e elaboracao dos artigos curriculares. 
Ums das maiores dificuldades dos estudantes reside na elaboracao da tese. Tendo a lingua como um dos obstaculos, penso que a falta de experiencia de investigacao cientifica de muitos colegas tem criado serias dificuldades. Entretanto, os professores tem ajudado bastante na superacao das barreiras que surgem ao longo do curso.

Sobre a minha tese
A minha tese tem como tema “Garantias Jurídicas Fundamentais: O Microcrédito” e estuda as razoes de fundo na base da baixa eficiência dos projetos de microcrédito. Analisei o conteúdo ontológico do microcrédito que envolveu o entendimento do homem, solidariedade, dignidade humana, direitos humanos e direitos fundamentais, e o trialismo jurídico como processo dialético que da sentido e valor a concretização do microcrédito. Realizei uma pesquisa internacional que incluiu Angola, Argentina e Brasil, onde procurei entender as garantias econômicas constitucionais de acesso financeiro para pessoas com baixos rendimentos. 
A tese concluiu que, as garantias juridicas constitucionais de acesso as financas e meios de empreendedorismo influenciam na inclusao social e reducao da pobreza.

Autorização para publicação
Por esta via autorizo a IESLA a publicar o conteudo do texto acima e minhas imaggens da cerimonia de graduacao, pelos meios que achar conveniente, que sejam dignos, respeitando o bom nome e a imagem.
Buenos Aires, 24 de Janeiro de 2018 
PhD, Doutor Paulo dos Santos”

Fonte da notícia: https://goo.gl/XfAyGA
Fotos e depoimento: Assessoria IESLA

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!