Acontece no IESLA

Entrevista – Dra. Sara Bernardes

Qual foi a principal motivação que levou à criação do IESLA – Instituto de Educação Superior Latino-Americano?

Durante esses dez anos como cofundadora da IESLA, temos construído com muita seriedade um projeto educacional que pode oferecer ao país, profissionais bem preparados e comprometidos com a sociedade. Temos a visão de que melhorando o homem, melhoramos a nação, sentimos que podemos dar a nossa contribuição para a formação de um país mais educado, mais sábio, mais justo e mais progressista.

É um trabalho em dinamismo permanente, com base em uma missão que olha para a pessoa como centro, com a consciência de que é onde as mudanças profundas acontecem e onde é preparada a base sólida para o desenvolvimento do futuro.

E por que este modelo de Escola?

Quando lançamos o formato intensivo presencial para cursos de mestrados e doutorados em parceria com universidades no exterior, reinventamos a forma de intercâmbio educacional em nível pós-universitário, proporcionando soluções educacionais em um modelo disruptivo e inovador. O modelo atende, desde então, a um público específico que deseja conciliar a vida profissional, a família, sua ascensão profissional ou acadêmica e, até mesmo, uma experiência no exterior.

A senhora sempre investiu muito no conhecimento. Qual a importância disso para o crescimento pessoal?

O conhecimento dá propósito à vida. É uma ferramenta que eleva o ser acima da mesmice, do medíocre e lhe dá preparação, proteção, sentido, ganhos, segurança, promove liberdade e propicia meios para um futuro bem sucedido. O conhecimento liberta porque a pessoa se torna competente para filtrar informações e tomar suas próprias decisões, sem depender de ninguém. Quando a pessoa erra, a culpa é dela; quando acerta, o mérito é inteiro  dela. Não existe liberdade maior  do que a de saber o que quer fazer (e quando fazer).  O  conhecimento  guia o destino. E na IESLA, esse destino será sempre bem-sucedido. A educação  de qualidade  nos ‘faz melhores’. Durante toda a minha vida desenvolvi contato  com o ‘ensino’, seja lá no Ensino Médio quando  atuei  como  colaboradora  dos meus  próprios  professores e como professora particular de diversas disciplinas , ou lá na universidade, como monitora. Depois de toda minha preparação acadêmica, continuei na seara do ensino através de aulas, seminários, palestras e, orientações de dissertações de mestrado e teses doutorais . É por tudo isso que verão em meu currículo, o viés diretivo-executivo, e também, o acadêmico-científico.

Qual o perfil dos alunos do IESLA?

O público que busca nossos cursos de  mestrado,  doutorado  e  pós-doutorado  é um público seleto de alto nível, que sabe aonde deseja chegar. É um público que visualiza nos cursos do IESLA a possibilidade dessa realização, pois aqui encontraram o curso certo para o seu currículo, o assessoramento acadêmico, a orientação na produção da dissertação de mestrado ou da tese doutoral. São mais de 100 opções de cursos na modalidade presencial intensiva, cujos módulos ocorrem nas férias de Janeiro e Julho.

Quais os diferenciais do IESLA em relação às demais instituições de educação?

Corpo docente próprio compartilhado.

Banco de orientadores composto por doutores e pós-doutores. Setor próprio de Publicações Editoriais Científicos e Acadêmicos. A obsessão da equipe acadêmica da IESLA pela satisfação integral do aluno durante todas as etapas do curso tem sido também motivo de comemoração! Isso reflete em gestos de satisfação, em inscrições para outros cursos e em novas indicações.

De que forma os cursos da IESLA podem enriquecer os currículos dos alunos?

Formação acadêmica e profissional de alto nível em instituições reconhecidas mundialmente.

Progressão na carreira. Títulos de Mestre ou Doutor, a depender do curso realizado com precedentes de revalidação no Brasil. Possibilidade de compor corpo docente internacional junto às universidades parceiras. Critérios de classificação e desempate em concursos públicos através da prova de títulos.

Pesquisas.

 

Quais as prioridades do IESLA enquanto instituições de ensino?

Seguindo os pilares de sustentação idealizados para a instituição, temos algumas prioridades.

Em primeiro lugar, e sendo esta a finalidade de uma instituição comprometida com um ensino de alto nível, a busca da verdade, é nosso dever e necessidade indeclinável continuar trabalhando em prol do fortalecimento acadêmico em todos os níveis com a consciência de que ali se encontra o núcleo e o motor de nosso ser universitário.

Ao mesmo tempo, progredimos na institucionalização dos processos, conseguindo a consolidação  de  uma  cultura com modelos de qualidade e excelência ; de planejamento e avaliação constante que facilitam nossos processos diários, bem como o núcleo de nossa missão: a formação integral dos nossos alunos.

O IESLA alcançou um novo patamar como Instituição de Ensino. O que isso significa?

A consolidação da infraestrutura, passo importante para o crescimento planejado, tem sido alcançada através da criação do IESLA, em 2006. O IESLA se desenvolveu, sedimentando suas bases e, hoje, é uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC contando com três cursos de graduação autorizados e avaliados com nota 4 pelo Ministério de Educação. Além de mais de 1O novos cursos de graduação em fase de autorização. Foram construídos novos espaços de ensino, pesquisa e espaços de convivência da faculdade, a fim de lidar com o crescimento assertivo e promover todo o processo de ensino e aprendizagem.

Qual a mensagem que a Sra. gostaria de transmitir para os alunos e futuros alunos do IESLA?

A coisa mais importante para que nossa missão se torne realidade, para que a academia continue a alcançar níveis de excelência e os processos funcionem adequadamente  é vital o espírito de comunidade. A comunidade se forma – comum unidade – como sugere a mesma palavra, em torno de um ideal e nutrido por ele. Ideal que, no nosso caso, é sintetizado no lema da nossa instituição “superar o mal com o bem” e em nosso slogan “ser melhor” e ainda “O IESLA guiam o seu destino”.  São ideias que nos inspiram,  tem sido e são o motor para o nosso trabalho. Pessoalmente, ser uma idealizadora participante deste projeto é,  sem  dúvida,  um privilégio, que me entusiasma e dá sentido às intensas tarefas diárias. Seja qual for o seu desafio ele agora é nosso e não vamos deixar você desistir nem quando ficar difícil. Até o fim do curso, do TCC, da Dissertação, e da Tese, seguiremos o seu objetivo, e, quando a sua força cansar, recomeçaremos. Sonharemos o seu sonho até ele se realizar.

Como faremos isso? Sendo a instituição de ensino superior que vai encantar você cada vez mais.

Seja qual curso for, o IESLA vão com você.

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!