A resposta é sim!
No Brasil, o reconhecimento de um diploma de mestrado obtido na Argentina depende de fatores como, a instituição de ensino superior na qual o mestrado foi concluído ser regularmente credenciada junto ao ministério de educação em seu país de origem e os acordos ou tratados existentes entre os dois países.
Além de ser referência no programa internacional de mestrados, o instituto IESLA também sai na frente na prestação de suporte aos alunos desde o início de seu mestrado até o reconhecimento de seu curso em solo brasileiro.
Os diplomas de Mestrado e Doutorado, expedidos por Universidades localizadas na Argentina, Uruguai, Chile, Europa conveniadas ao IESLA são reconhecidos no Brasil através de um procedimento administrativo simples e objetivo, via Universidades Federais Brasileiras.
Este procedimento encontra amparo legal na LDB – Lei de Diretrizes e Bases, Artigo 48, parágrafo 2 e 3, todos os títulos outorgados por universidades estrangeiras tem que ser revalidado (graduação) e/ou validado (Mestrado/Doutorado) no Brasil.
O Portal Carolina Bori reúne informações para orientar e coordenar o processo de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros. Após a homologação da Resolução nº 3/2016 da Câmara Superior de Educação do Conselho Nacional de Educação (CNE), que dispunha sobre normas referentes à Validação/Revalidação/Reconhecimento dos referidos diplomas, coube ao Ministério da Educação a tarefa de estabelecer e disponibilizar os procedimentos relativos às orientações gerais de tramitação das solicitações referentes aos dois processos (Validação/Revalidação/Reconhecimento). Assim sendo, aqueles relativos às novas orientações gerais para a tramitação dos processos de revalidação dos diplomas de graduação estrangeiras foram estabelecidos pela Secretaria de Educação Superior (SeSu – MEC), enquanto aqueles referentes ao reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado stricto sensu ficaram a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A expectativa do Ministério da Educação é que este portal facilite a articulação de um sistema coordenado para revalidação/reconhecimento de títulos e diplomas estrangeiros no Brasil, contribuindo para dar agilidade, transparência, coerência e previsibilidade aos processos de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.
Maiores informações: http://carolinabori.mec.gov.br/
Dentre as Universidades que validam citamos UNB, UFMT, UFGO, UFPA, UFAC, UFBA, UFCE e outras. Os alunos brasileiros realizam o referido procedimento no Brasil, com nosso suporte sem nenhum empecilho.
Todos os cursos de mestrado e doutorado disponibilizados pelo IESLA, obedecem as Normas Internacionais exigidas para a validação no Brasil. Em resumo são as seguintes:
- A comprovação da validade jurídica do documento no país de origem. Nossos cursos são acreditados em seus países, pelo órgão equivalente à CAPES no Brasil, e possuem extenso histórico de excelência.
- A comprovação de que os estudos se desenvolveram, efetivamente, no exterior e não no Brasil. Nossos cursos são presenciais ou remotos, realizados em modalidade intensiva, nas férias de janeiro e julho na sede das Universidades na Argentina ou mediados por tecnologia à distância.
- O estabelecimento de correspondência do título ou grau no sistema brasileiro. O IESLA possui relação nominal de instituições de ensino brasileiras aptas para revalidar o título de forma administrativa.
- A verificação da duração mínima, presencial, do curso realizado. A carga horária dos Programas de Doutorado é de 360 horas/aulas e para os Programas de Mestrado 540 horas/aulas, atendendo perfeitamente as exigências do MEC.
Oferecemos aos nossos alunos todo suporte referente ao reconhecimento do diploma obtido no exterior, a documentação exigida e a Universidade que desenvolve o procedimento de forma mais rápida barata e efetiva.
A Diretora Acadêmica do Instituto de Educação Superior Latino-Americano (IESLA), é a Pesquisadora e jurista, Profa. Dra. Sara Bernardes, atuante no estado de Minas Gerais e em todo o Brasil, com experiência jurídica e educacional comprovadamente reconhecida.
Ressaltamos o respaldo acadêmico, profissional e financeiro que lhe oferece os cursos ministrados na Argentina. São centenas de alunos ativos em inúmeras turmas de mestrados e doutorados, e todos tem se mostrado completamente satisfeitos, não só com a didática aplicada nas aulas, quanto na validação e reconhecimento do título conquistado, além da agregação social e cultural que a viagem internacional lhes proporciona.
Algumas universidades brasileiras possuem convênios ou acordos com instituições de ensino argentinas, como é o caso do IESLA, o que facilita o processo de revalidação ou reconhecimento. Esses convênios estabelecem critérios mais simplificados para a validação de diplomas, levando em consideração a reputação das instituições envolvidas e qualidade acadêmica que é algo fundamental.
Diferença entre revalidar e reconhecer: você sabe qual é?
Essa dúvida costuma ser extremamente pertinente entre os estudantes. Vamos lá! A revalidação de um diploma é aplicada aos cursos de graduação realizada internacionalmente, enquanto o reconhecimento ou validação se aplica aos diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por universidades estrangeiras.
Ambos consideram a semelhança apresentada entre o curso de origem e as exigências mínimas de formação pré-estabelecidas nos parâmetros reconhecidos pela legislação brasileira. Ou seja, é necessário que o Brasil entenda que a formação recebida pelo estudante no exterior possui o mesmo valor formativo e qualitativo daquela habitualmente associada à profissão para a qual se está requerendo a revalidação e reconhecimento do diploma.
Mestrados IESLA
O IESLA inovou ao apresentar o programa intensivo de mestrados internacionais. São programas adequados para as pessoas que possuem uma alta demanda de compromissos profissionais e pessoais, mas que não querem abrir mão do crescimento profissional, do conhecimento intelectual e claro, de uma bagagem internacional.
Os mestrados internacionais na modalidade presencial e intensiva na Argentina, possuem módulos que ocorrem nas férias de Janeiro e Julho, o que permite ao aluno conciliar o curso com o seu cotidiano. Os mestrados possuem quatro módulos, com seminários de 15 dias cada módulo, nas modalidades presencial, híbrido e remota.
4 módulos de curso + projeto + defesa da dissertação.
Conheça os mestrados que estão com as matrículas abertas:
Mestrado em Ciências Criminológico-Forense
Mestrado em Governança e Gestão da Educação
Pré requisitos
- Apresentação do diploma de conclusão de curso de Ensino Superior, com colação de grau de qualquer área de ensino;
- Inscrição no curso desejado;
- Entrevista para entender melhor sobre o programa oferecido pelo IESLA
- Matrícula