Confira na íntegra o Discurso da Dra. Sara Bernardes, reitora do Grupo Educacional IESLA-ESJUS, na abertura da Graduação em Direito.

Toque para fechar o menu de navegação

Confira na íntegra o Discurso da Dra. Sara Bernardes, reitora do Grupo Educacional IESLA-ESJUS, na abertura da Graduação em Direito.


Distintas amigas, distintos amigos, doutores e mestres – meus pares nessa mesa de abertura, alunas e alunos, professoras e professores, minhas efusivas boas-vindas a todas e a todos. Espero que estejam todos bem e se cuidando muito.

Produzir conhecimento é uma missão que me traz ânimo. É uma missão conectada com meu propósito de vida. É com grande satisfação que recepcionamos os nossos calouros do Direito nesse ato de inauguração do curso de Graduação em Direito, através deste Seminário Internacional de Direito, Tecnologia e Inovação, que tem por finalidade discutir os novos rumos das carreiras jurídicas. Este seminário é promovido pelo Curso de Bacharelado em Direito da Escola Superior de Educação, mantida pela ESJUS (Escola Superior de Justiça), que lança sua graduação em DIREITO, com a participação de renomados juristas nacionais e internacionais. E já quero anunciar que a Nossa Aula Magna, que ocorrerá daqui a poucos minutos, vai ser ministrada por um dos juristas mais reconhecidos e premiados na América Latina e na Europa: Prof. e Dr. Ricardo Rabinovich Berckman. E têm a minha  participação como jurista e militante em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Direito de Família e Direito Educacional e cofundadora do Grupo Educacinal IESLA-ESJUS; a participação do grande jurista e diretor acadêmico dessa casa – Dr. Joaquim Miranda; das advogadas e acadêmicas destacadas (professoras desta casa) Adriana Figueiredo, Cíntia Gonçalves, Teodora Zamudio; além de contar com outros importantes juristas atuantes na advocacia brasileira e internacional, como os doutores Wilson Santos, Raphael Silva e a magnífica presença do Dr. Robson Maia Lins, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

Este Seminário tem como objetivo promover um espaço de reflexão e debate entre os membros da comunidade acadêmica sobre as questões relacionadas ao tema Direito, Tecnologia e Inovação. Com foco nas áreas dos direitos fundamentais, bem como a tensão entre tecnologia e sociedade, também busca estimular o aprimoramento do pensamento científico e ampliar o conhecimento acerca dos impactos que as novas tecnologias geram e continuarão gerando no sistema jurídico.

Nesse marco histórico temos o Ato Inaugural de abertura da Graduação em Direito. O Grupo Educacional IESLA-ESJUS preparou uma graduação contextualizada com a realidade do século XXI. Reunimos os mais conceituados doutores e mestres para a criação dessa nova graduação em Direito. O que demonstra o nosso compromisso permanente com a busca pela excelência e tradição na capacitação, qualificação e formação de futuros magistrados, advogados, servidores públicos, operadores do direito e acadêmicos.

Ao longo desses 15 anos, somam-se 15 mil alunos integrantes da Pós-graduação Internacional e milhares de teses já defendidas (e uma boa parte delas na área jurídica). Centenas de Artigos publicados em algumas dezenas de periódicos pela Editora própria do IESLA-ESJUS. Prêmios compartilhados. Excelência no ensino que se iniciou no nível stricto sensu preparou nossas faculdades a moldar um curso de graduação em Direito inovador e em sintonia com os contextos da Era Digital. Nossos alunos terão uma disciplina chamada Inteligência Artificial e Soluções Jurídicas. Eles vão aprender a lidar com ferramentas utilizadas no dia a dia da Advocacia 4.0, como a Análise preditiva, que se utiliza de ferramentas para analisar todas as decisões em uma esfera particular, inserir as questões específicas em um caso e fornecer uma previsão de resultados prováveis; nossos alunos entenderão como a Inteligência Artificial atua na busca de documentos e na pesquisa; Vão conhecer o Software que promove a análise do novo cenário de litígios no Brasil e no mundo, proporcionando uma conjuntura completa sobre as tendências do contencioso; Nessa mesma disciplina Inteligência Artificial e Soluções Jurídicas nossos alunos vão aprender sobre o Gerenciamento de documentos: os grandes escritórios, as instituições costumam ter milhares ou dezenas de milhares de documentos semelhantes, como contratos, que precisam ser gerenciados. Um exemplo disso é o software JP Morgan que faz em segundos o que levou 360.000 horas aos advogados.

A Inteligência Artificial contribui e muito para a carreira do advogado. Até mesmo na Análise de documentos de contrato e litígio – e na geração de documentos de contrato e litígio. Existem agora vários fornecedores de ferramentas de IA para ajudar os advogados a redigir documentos consistentes, apropriados e atualizados, por referência a enormes bancos de dados de precedentes. Além disso, há um grupo crescente de provedores de IA que oferecem o que são essencialmente kits de ferramentas do-it-yourself (faça você mesmo) para escritórios de advocacia criar seus próprios programas de análise personalizados para suas necessidades específicas.

Os advogados do futuro não precisarão ser capazes de “codificar”; mas eles precisarão de uma compreensão íntima e contínua de como identificar e usar soluções de IA para atender às necessidades de seus clientes. E o IESLA-ESJUS está pronto para preparar e formar esse novo advogado para cumprir seu papel de apresentar soluções aos seus clientes atuando em parceria com a IA.

Nossos estudantes de Direito também receberão Prática em Informática integrada ao Núcleo de Práticas Jurídicas.

E para o desenvolvimento das novas habilidades socioemocionais requisitadas pela sociedade do século 21, terão aulas de Neurociências aplicadas ao Direito e Aulas de Mindfulness.

Atendendo às diretrizes do MEC, o nosso curso de graduação em Direito contém disciplinas nas áreas de Desenvolvimento Fundamental, Desenvolvimento Profissional e Desenvolvimento Prático. Além da formação técnica e científica, nossos alunos recebem uma formação humana, integral, ética, social e política, que é reconhecida no cenário acadêmico nacional e também amparada em nosso pilar da internacionalização, que oportunizará a imersão internacional em universidades e startups localizadas em diversos países.

Por isso a proposta deste seminário é pensar e refletir sobre a carreira jurídica e as novas oportunidades que aguardam os futuros bacharéis em Direito; discutir os impactos da inovação técnica e tecnológica no campo jurídico e pensar o direito à luz dos contextos pandêmicos:

  • O Futuro da Advocacia;
  • Como a Inteligência Artificial agrega valor para a inteligência analítica;
  • Como preparar talentos para a automação de IA;
  • Como IA e seres humanos podem trabalhar juntos e em sincronia.
  • Como acelerar a conexão entre o Direito e a realidade 4.0 para melhorar as condições sociais e econômicas do país

As modernizações da sociedade e a revolução tecnológica não deixaram o contencioso, ou seja, a área jurídica ilesa. As inovações tecnológicas estão mudando a prática dos operadores do direito e se tornando cada vez mais 4.0, e isso pede novas competências aos profissionais dessa área.

Vamos capacitar você, que optou pelo Direito a lidar com essas novas dinâmicas e a entender melhor os impactos causados no ecossistema jurídico e a alocar a inteligência jurídica onde faz mais sentido.

Imbuída desse propósito genuíno de formar líderes inovadores, atraí pessoas com sólida formação acadêmica e com larga expertise.

Destaco os professores do Grupo Educacional IESLA-ESJUS que possuem histórico fantástico em suas trajetórias.

A colaboração direta de todos os núcleos técnicos e administrativos do Grupo Educacional sob a direção do vice-presidente Jasube Gouveia.

Quero mencionar a coordenação de cursos, destacando o profissionalismo e a competência dos coordenadores Bruno Stefani e Alexandre Sibalsky, Isis Lima, Ismael Sobrinho, Flávia Araújo, Renata Bacelar, Raphael Silva e Cíntia Gonçalves.

Juntos somos agentes de facilitação da educação, somos curadores do conhecimento e impulsionadores do empreendedorismo inovador e vamos garantir um setor da educação superior mais dinâmico e mais pujante.

É uma honra estar aqui hoje, abrindo um curso tão relevante para a formação humana. Desejo uma Jornada maravilhosa a todos e que os estudos sejam profícuos. O Grupo Educacional IESLA-ESJUS fortalece o Sistema de Justiça!

Meu abraço afetuoso e ótimo evento a todos.

Profa. Dra. Sara M. A. G. Bernardes

Reitora e Presidente do Grupo Educacional IESLA-ESJUS