Acontece no IESLA

Confira na íntegra o Discurso da Dra. Sara Bernardes, reitora do Grupo Educacional IESLA, na abertura da Graduação em Direito.

Distintas amigas, distintos amigos, doutores e mestres – meus pares nessa mesa de abertura, alunas e alunos, professoras e professores, minhas efusivas boas-vindas a todas e a todos. Espero que estejam todos bem e se cuidando muito.

Produzir conhecimento é uma missão que me traz ânimo. É uma missão conectada com meu propósito de vida. É com grande satisfação que recepcionamos os nossos calouros do Direito nesse ato de inauguração do curso de Graduação em Direito, através deste Seminário Internacional de Direito, Tecnologia e Inovação, cuja finalidade é discutir os novos rumos das carreiras jurídicas. Este seminário é promovido pelo Curso de Bacharelado em Direito da Escola Superior de Educação, mantida pela IESLA, que lança sua graduação em DIREITO, com a participação de renomados juristas nacionais e internacionais. E já quero anunciar que a Nossa Aula Magna, que ocorrerá daqui a poucos minutos, vai ser ministrada por um dos juristas mais reconhecidos e premiados na América Latina e na Europa: Prof. e Dr. Ricardo Rabinovich Berckman. E têm a minha  participação como jurista e militante em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Direito de Família e Direito Educacional e cofundadora do Grupo Educacional IESLA; a participação do grande jurista e diretor acadêmico dessa casa – Dr. Joaquim Miranda; das advogadas e acadêmicas destacadas (professoras desta casa) Adriana Figueiredo, Cíntia Gonçalves, Teodora Zamudio; além de contar com outros importantes juristas atuantes na advocacia brasileira e internacional, como os doutores Wilson Santos, Raphael Silva e a magnífica presença do Dr. Robson Maia Lins, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

Este Seminário visa promover um espaço de reflexão e debate entre os membros da comunidade acadêmica sobre as questões relacionadas ao tema Direito, Tecnologia e Inovação. Com foco nas áreas dos direitos fundamentais, bem como a tensão entre tecnologia e sociedade, também busca estimular o aprimoramento do pensamento científico e ampliar o conhecimento acerca dos impactos que as novas tecnologias geram e continuarão gerando no sistema jurídico.

Nesse marco histórico temos o Ato Inaugural de abertura da Graduação em Direito. O Grupo Educacional IESLA preparou uma graduação contextualizada com a realidade do século XXI. Reunimos os mais conceituados doutores e mestres para a criação dessa nova graduação em Direito. O que demonstra o nosso compromisso permanente com a busca pela excelência e tradição na capacitação, qualificação e formação de futuros magistrados, advogados, servidores públicos, operadores do direito e acadêmicos.

Ao longo desses 15 anos, somam-se 15 mil alunos integrantes da Pós-graduação Internacional e milhares de teses já defendidas (e uma boa parte delas na área jurídica). Centenas de Artigos publicados em algumas dezenas de periódicos pela Editora própria do IESLA. Prêmios compartilhados. Excelência no ensino que se iniciou no nível stricto sensu preparou nossas faculdades a moldar um curso de graduação em Direito inovador e em sintonia com os contextos da Era Digital. Nossos alunos terão uma disciplina chamada Inteligência Artificial e Soluções Jurídicas. Eles vão aprender a lidar com ferramentas utilizadas no dia a dia da Advocacia 4.0, como a Análise preditiva, que se utiliza de ferramentas para analisar todas as decisões em uma esfera particular, inserir as questões específicas em um caso e fornecer uma previsão de resultados prováveis; nossos alunos entenderão como a Inteligência Artificial atua na busca de documentos e na pesquisa; Vão conhecer o Software que promove a análise do novo cenário de litígios no Brasil e no mundo, proporcionando uma conjuntura completa sobre as tendências do contencioso; Nessa mesma disciplina Inteligência Artificial e Soluções Jurídicas nossos alunos vão aprender sobre o Gerenciamento de documentos: os grandes escritórios, as instituições costumam ter milhares ou dezenas de milhares de documentos semelhantes, como contratos, que precisam ser gerenciados. Um exemplo disso é o software JP Morgan que faz em segundos o que levou 360.000 horas aos advogados.

A Inteligência Artificial contribui e muito para a carreira do advogado. Até mesmo na Análise de documentos de contrato e litígio – e na geração de documentos de contrato e litígio. Existem agora vários fornecedores de ferramentas de IA para ajudar os advogados a redigir documentos consistentes, apropriados e atualizados, por referência a enormes bancos de dados de precedentes. Além disso, há um grupo crescente de provedores de IA que oferecem o que são essencialmente kits de ferramentas do-it-yourself (faça você mesmo) para escritórios de advocacia criar seus próprios programas de análise personalizados para suas necessidades específicas.

Os advogados do futuro não precisarão ser capazes de “codificar”; mas eles precisarão de uma compreensão íntima e contínua de como identificar e usar soluções de IA para atender às necessidades de seus clientes. E o IESLA está pronto para preparar e formar esse novo advogado para cumprir seu papel de apresentar soluções aos seus clientes atuando em parceria com a IA.

Nossos estudantes de Direito também receberão Prática em Informática integrada ao Núcleo de Práticas Jurídicas.

E para o desenvolvimento das novas habilidades socioemocionais requisitadas pela sociedade do século 21, terão aulas de Neurociências aplicadas ao Direito e Aulas de Mindfulness.

Atendendo às diretrizes do MEC, o nosso curso de graduação em Direito contém disciplinas nas áreas de Desenvolvimento Fundamental, Desenvolvimento Profissional e Desenvolvimento Prático. Além da formação técnica e científica, nossos alunos recebem uma formação humana, integral, ética, social e política, que é reconhecida no cenário acadêmico nacional e também amparada em nosso pilar da internacionalização, que oportunizará a imersão internacional em universidades e startups localizadas em diversos países.

Por isso a proposta deste seminário é pensar e refletir sobre a carreira jurídica e as novas oportunidades que aguardam os futuros bacharéis em Direito; discutir os impactos da inovação técnica e tecnológica no campo jurídico e pensar o direito à luz dos contextos pandêmicos:

  • O Futuro da Advocacia;
  • Como a Inteligência Artificial agrega valor para a inteligência analítica;
  • Como preparar talentos para a automação de IA;
  • Como IA e seres humanos podem trabalhar juntos e em sincronia.
  • Como acelerar a conexão entre o Direito e a realidade 4.0 para melhorar as condições sociais e econômicas do país

As modernizações da sociedade e a revolução tecnológica não deixaram o contencioso, ou seja, a área jurídica ilesa. As inovações tecnológicas estão mudando a prática dos operadores do direito e se tornando cada vez mais 4.0, e isso pede novas competências aos profissionais dessa área.

Vamos capacitar você, que optou pelo Direito a lidar com essas novas dinâmicas e a entender melhor os impactos causados no ecossistema jurídico e a alocar a inteligência jurídica onde faz mais sentido.

Imbuída desse propósito genuíno de formar líderes inovadores, atraí pessoas com sólida formação acadêmica e com larga expertise.

Destaco os professores do Grupo Educacional IESLA que possuem histórico fantástico em suas trajetórias.

A colaboração direta de todos os núcleos técnicos e administrativos do Grupo Educacional sob a direção do vice-presidente Jasube Gouveia.

Quero mencionar a coordenação de cursos, destacando o profissionalismo e a competência dos coordenadores Bruno Stefani e Alexandre Sibalsky, Isis Lima, Ismael Sobrinho, Flávia Araújo, Renata Bacelar, Raphael Silva e Cíntia Gonçalves.

Juntos somos agentes de facilitação da educação, somos curadores do conhecimento e impulsionadores do empreendedorismo inovador e vamos garantir um setor da educação superior mais dinâmico e mais pujante.

É uma honra estar aqui hoje, abrindo um curso tão relevante para a formação humana. Desejo uma Jornada maravilhosa a todos e que os estudos sejam profícuos. O Grupo Educacional IESLA fortalece o Sistema de Justiça!

Meu abraço afetuoso e ótimo evento a todos.

Profa. Dra. Sara M. A. G. Bernardes

Reitora e Presidente do Grupo Educacional IESLA

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!