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CAPES apoia a pós-graduação no Brasil e no mundo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), autarquia do Ministério da Educação (MEC), trabalha para o crescimento da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) brasileira e, desde 2007, estimula  e financia a formação – inicial e continuada – de professores para a educação básica.  Hoje, suas ações de qualificação profissional transcendem fronteiras e alcançam o exterior.

Importante parceira da comunidade universitária, a CAPES trabalha continuamente na manutenção de padrões de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. São 99 mil estudantes atendidos na pós-graduação stricto sensu, no Brasil e no exterior, e 60 mil bolsas para alunos de licenciatura, em programas destinados à formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Para além do Brasil, a Fundação mantém 73 acordos de cooperação com 36 países e executa o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), que financia 2.159 projetos de 36 instituições de ensino superior brasileiras. A Agência também é responsável pela avaliação de mais de 6 mil cursos de pós-graduação stricto sensu de 460 instituições.

Para Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, “a educação é a base de uma sociedade livre, justa e solidária. A qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a formação de pessoal altamente qualificado – mestres, doutores e professores – são as principais missões da CAPES na concretização da educação”.

A Fundação é responsável por grande parte dos êxitos alcançados pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem. A CAPES também carrega em seu currículo iniciativas como o Plano de Dados Abertos (PDA), o Plano de Integração do Portal de Serviços à Plataforma de Cidadania Digital e ainda o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Além disso, tem sob sua responsabilidade o Portal de Periódicos – maior base de apoio à pesquisa no Brasil –que completou 20 anos em 2020e atende seismilhões de pessoas de 436 instituições de ensino e pesquisa em todo o País.

Além da manutenção das ações voltadas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação, a CAPES também cria e administra estratégias que estimulam a formação de pessoal  e o desenvolvimento de pesquisas. Como exemplos temos o Programa de Combate a Epidemias, que incentiva estudos voltados à prevenção e ao enfrentamento à COVID-19 e outras doenças epidemiológicas, e os Programas Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), destinados a aumentar a qualidade dos cursos nos estados e incentivar a formação e pesquisa nas regiões da  Amazônia Legal e do Semiárido.

 

Sobre o Dia da Educação

Em 2000, durante o encerramento do Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, 28 de abril foi escolhido como o Dia Mundial da Educação. O evento, que teve representantes de 164 países, entre os quais o Brasil,  estabeleceu o compromisso das nações em levar educação a todas as crianças e jovens do mundo.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Capes 

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 01/05/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-apoia-a-pos-graduacao-no-brasil-e-no-mundo-1

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Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

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Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

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