Acontece no IESLA

AS TONALIDADES DOS PASSAPORTES PELO MUNDO

Porque no Brasil a cor do passaporte é azul enquanto na União Europeia ela é vermelha?

Existem, por trás das tonalidades de cores de cada passaporte, significados culturais e históricos que vão além da semelhança com as cores das bandeiras dos países.

Os parâmetros oficiais para a configuração das cores são definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional, que atualmente disponibiliza quatro opções de cores, sendo elas azul, preto, verde e vermelho. A partir delas, as escolhas são feitas pelos países de acordo com os seus interesses. Confira abaixo:

Passaporte azul: comum no continente americano, a cor é utilizada por dois blocos econômicos: o Mercosul (e por isso o Brasil a utiliza) e a Comunidade do Caribe (Caricom). Os Estados Unidos também resolveram adotar a cor a partir de 1976 (quando ocorreu o bicentenário da independência do país), devido à semelhança com as cores de sua bandeira.

Passaporte vermelho: a cor costumava ser adotada por nações comunistas durante a Guerra Fria e até hoje incida passado ou presente soviético nesses países, como é o caso da China, da Bulgária e da Rússia. Países membros da União Europeia também adotam essa tonalidade em seus passaportes.

Passaporte verde: a cor está relacionada com a religião e a maior parte das nações que seguem o islamismo possuem bandeiras esverdeadas, consequentemente adotando um passaporte da mesma cor, considerada a preferida pelo profeta Maomé. Mas além de países como Arábia Saudita, Marrocos, Egito e Paquistão, que seguem o alcorão, Gana e Costa do Marfim, que integram a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas), também escolheram a coloração para se distinguirem.

Passaporte preto: mais rara de se ver, a cor é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Cor-de-rosa: parece inusitado, mas a cor é adotada na Holanda em passaportes provisórios, quando o cidadão perde o seu ou ainda não conseguiu tirar o oficial.

Informações do site: http://www.mundialvistos.com.br/noticias/as-tonalidades-dos-passaportes-pelo-mundo

E no Brasil, quantas cores/tipos de passaportes existem? Entenda porque existem cores diferentes e a diferença de cada um.

A legislação brasileira prevê cinco tipos de passaporte:

1) Comum: Cor Azul, válido por 5 anos;
2) Oficial: Verde, válido por 5 anos;
3) Diplomático: Vermelho, válido por 5 anos;
4) Para estrangeiro: Amarelo, válido por 2 anos;
5) De emergência: Cor Azul celeste, válido por 1 ano.

O documento marrom mostrado na foto é o Laissez-passer. Parece um passaporte, mas não é. Ele é concedido ao estrangeiro portador de documento de viagem não reconhecido pelo governo brasileiro ou que não seja válido para o Brasil. 

No Brasil, é o Decreto nº 5.978/2006 que regulamenta os documentos de viagem.

Informações do site: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=160&t=6536

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!