A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), autarquia do Ministério da Educação (MEC), trabalha para o crescimento da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) brasileira e, desde 2007, estimula e financia a formação – inicial e continuada – de professores para a educação básica. Hoje, suas ações de qualificação profissional transcendem fronteiras e alcançam o exterior.
Importante parceira da comunidade universitária, a CAPES trabalha continuamente na manutenção de padrões de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. São 99 mil estudantes atendidos na pós-graduação stricto sensu, no Brasil e no exterior, e 60 mil bolsas para alunos de licenciatura, em programas destinados à formação inicial e continuada de professores da educação básica.
Para além do Brasil, a Fundação mantém 73 acordos de cooperação com 36 países e executa o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), que financia 2.159 projetos de 36 instituições de ensino superior brasileiras. A Agência também é responsável pela avaliação de mais de 6 mil cursos de pós-graduação stricto sensu de 460 instituições.
Para Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, “a educação é a base de uma sociedade livre, justa e solidária. A qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a formação de pessoal altamente qualificado – mestres, doutores e professores – são as principais missões da CAPES na concretização da educação”.
A Fundação é responsável por grande parte dos êxitos alcançados pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem. A CAPES também carrega em seu currículo iniciativas como o Plano de Dados Abertos (PDA), o Plano de Integração do Portal de Serviços à Plataforma de Cidadania Digital e ainda o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Além disso, tem sob sua responsabilidade o Portal de Periódicos – maior base de apoio à pesquisa no Brasil –que completou 20 anos em 2020e atende seismilhões de pessoas de 436 instituições de ensino e pesquisa em todo o País.
Além da manutenção das ações voltadas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação, a CAPES também cria e administra estratégias que estimulam a formação de pessoal e o desenvolvimento de pesquisas. Como exemplos temos o Programa de Combate a Epidemias, que incentiva estudos voltados à prevenção e ao enfrentamento à COVID-19 e outras doenças epidemiológicas, e os Programas Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), destinados a aumentar a qualidade dos cursos nos estados e incentivar a formação e pesquisa nas regiões da Amazônia Legal e do Semiárido.
Sobre o Dia da Educação
Em 2000, durante o encerramento do Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal, 28 de abril foi escolhido como o Dia Mundial da Educação. O evento, que teve representantes de 164 países, entre os quais o Brasil, estabeleceu o compromisso das nações em levar educação a todas as crianças e jovens do mundo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Capes
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 01/05/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-