Distintas amigas, distintos amigos, doutores e mestres – meus pares nessa mesa de abertura, alunas e alunos, professoras e professores, minhas efusivas boas-vindas a todas e a todos. Espero que estejam todos bem e se cuidando muito.
Produzir conhecimento é uma missão que me traz ânimo. É uma missão conectada com meu propósito de vida. É com grande satisfação que recepcionamos os nossos calouros do Direito nesse ato de inauguração do curso de Graduação em Direito, através deste Seminário Internacional de Direito, Tecnologia e Inovação, cuja finalidade é discutir os novos rumos das carreiras jurídicas. Este seminário é promovido pelo Curso de Bacharelado em Direito da Escola Superior de Educação, mantida pela IESLA, que lança sua graduação em DIREITO, com a participação de renomados juristas nacionais e internacionais. E já quero anunciar que a Nossa Aula Magna, que ocorrerá daqui a poucos minutos, vai ser ministrada por um dos juristas mais reconhecidos e premiados na América Latina e na Europa: Prof. e Dr. Ricardo Rabinovich Berckman. E têm a minha participação como jurista e militante em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Direito de Família e Direito Educacional e cofundadora do Grupo Educacional IESLA; a participação do grande jurista e diretor acadêmico dessa casa – Dr. Joaquim Miranda; das advogadas e acadêmicas destacadas (professoras desta casa) Adriana Figueiredo, Cíntia Gonçalves, Teodora Zamudio; além de contar com outros importantes juristas atuantes na advocacia brasileira e internacional, como os doutores Wilson Santos, Raphael Silva e a magnífica presença do Dr. Robson Maia Lins, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.
Este Seminário visa promover um espaço de reflexão e debate entre os membros da comunidade acadêmica sobre as questões relacionadas ao tema Direito, Tecnologia e Inovação. Com foco nas áreas dos direitos fundamentais, bem como a tensão entre tecnologia e sociedade, também busca estimular o aprimoramento do pensamento científico e ampliar o conhecimento acerca dos impactos que as novas tecnologias geram e continuarão gerando no sistema jurídico.
Nesse marco histórico temos o Ato Inaugural de abertura da Graduação em Direito. O Grupo Educacional IESLA preparou uma graduação contextualizada com a realidade do século XXI. Reunimos os mais conceituados doutores e mestres para a criação dessa nova graduação em Direito. O que demonstra o nosso compromisso permanente com a busca pela excelência e tradição na capacitação, qualificação e formação de futuros magistrados, advogados, servidores públicos, operadores do direito e acadêmicos.
Ao longo desses 15 anos, somam-se 15 mil alunos integrantes da Pós-graduação Internacional e milhares de teses já defendidas (e uma boa parte delas na área jurídica). Centenas de Artigos publicados em algumas dezenas de periódicos pela Editora própria do IESLA. Prêmios compartilhados. Excelência no ensino que se iniciou no nível stricto sensu preparou nossas faculdades a moldar um curso de graduação em Direito inovador e em sintonia com os contextos da Era Digital. Nossos alunos terão uma disciplina chamada Inteligência Artificial e Soluções Jurídicas. Eles vão aprender a lidar com ferramentas utilizadas no dia a dia da Advocacia 4.0, como a Análise preditiva, que se utiliza de ferramentas para analisar todas as decisões em uma esfera particular, inserir as questões específicas em um caso e fornecer uma previsão de resultados prováveis; nossos alunos entenderão como a Inteligência Artificial atua na busca de documentos e na pesquisa; Vão conhecer o Software que promove a análise do novo cenário de litígios no Brasil e no mundo, proporcionando uma conjuntura completa sobre as tendências do contencioso; Nessa mesma disciplina Inteligência Artificial e Soluções Jurídicas nossos alunos vão aprender sobre o Gerenciamento de documentos: os grandes escritórios, as instituições costumam ter milhares ou dezenas de milhares de documentos semelhantes, como contratos, que precisam ser gerenciados. Um exemplo disso é o software JP Morgan que faz em segundos o que levou 360.000 horas aos advogados.
A Inteligência Artificial contribui e muito para a carreira do advogado. Até mesmo na Análise de documentos de contrato e litígio – e na geração de documentos de contrato e litígio. Existem agora vários fornecedores de ferramentas de IA para ajudar os advogados a redigir documentos consistentes, apropriados e atualizados, por referência a enormes bancos de dados de precedentes. Além disso, há um grupo crescente de provedores de IA que oferecem o que são essencialmente kits de ferramentas do-it-yourself (faça você mesmo) para escritórios de advocacia criar seus próprios programas de análise personalizados para suas necessidades específicas.
Os advogados do futuro não precisarão ser capazes de “codificar”; mas eles precisarão de uma compreensão íntima e contínua de como identificar e usar soluções de IA para atender às necessidades de seus clientes. E o IESLA está pronto para preparar e formar esse novo advogado para cumprir seu papel de apresentar soluções aos seus clientes atuando em parceria com a IA.
Nossos estudantes de Direito também receberão Prática em Informática integrada ao Núcleo de Práticas Jurídicas.
E para o desenvolvimento das novas habilidades socioemocionais requisitadas pela sociedade do século 21, terão aulas de Neurociências aplicadas ao Direito e Aulas de Mindfulness.
Atendendo às diretrizes do MEC, o nosso curso de graduação em Direito contém disciplinas nas áreas de Desenvolvimento Fundamental, Desenvolvimento Profissional e Desenvolvimento Prático. Além da formação técnica e científica, nossos alunos recebem uma formação humana, integral, ética, social e política, que é reconhecida no cenário acadêmico nacional e também amparada em nosso pilar da internacionalização, que oportunizará a imersão internacional em universidades e startups localizadas em diversos países.
Por isso a proposta deste seminário é pensar e refletir sobre a carreira jurídica e as novas oportunidades que aguardam os futuros bacharéis em Direito; discutir os impactos da inovação técnica e tecnológica no campo jurídico e pensar o direito à luz dos contextos pandêmicos:
- O Futuro da Advocacia;
- Como a Inteligência Artificial agrega valor para a inteligência analítica;
- Como preparar talentos para a automação de IA;
- Como IA e seres humanos podem trabalhar juntos e em sincronia.
- Como acelerar a conexão entre o Direito e a realidade 4.0 para melhorar as condições sociais e econômicas do país
As modernizações da sociedade e a revolução tecnológica não deixaram o contencioso, ou seja, a área jurídica ilesa. As inovações tecnológicas estão mudando a prática dos operadores do direito e se tornando cada vez mais 4.0, e isso pede novas competências aos profissionais dessa área.
Vamos capacitar você, que optou pelo Direito a lidar com essas novas dinâmicas e a entender melhor os impactos causados no ecossistema jurídico e a alocar a inteligência jurídica onde faz mais sentido.
Imbuída desse propósito genuíno de formar líderes inovadores, atraí pessoas com sólida formação acadêmica e com larga expertise.
Destaco os professores do Grupo Educacional IESLA que possuem histórico fantástico em suas trajetórias.
A colaboração direta de todos os núcleos técnicos e administrativos do Grupo Educacional sob a direção do vice-presidente Jasube Gouveia.
Quero mencionar a coordenação de cursos, destacando o profissionalismo e a competência dos coordenadores Bruno Stefani e Alexandre Sibalsky, Isis Lima, Ismael Sobrinho, Flávia Araújo, Renata Bacelar, Raphael Silva e Cíntia Gonçalves.
Juntos somos agentes de facilitação da educação, somos curadores do conhecimento e impulsionadores do empreendedorismo inovador e vamos garantir um setor da educação superior mais dinâmico e mais pujante.
É uma honra estar aqui hoje, abrindo um curso tão relevante para a formação humana. Desejo uma Jornada maravilhosa a todos e que os estudos sejam profícuos. O Grupo Educacional IESLA fortalece o Sistema de Justiça!
Meu abraço afetuoso e ótimo evento a todos.
Profa. Dra. Sara M. A. G. Bernardes
Reitora e Presidente do Grupo Educacional IESLA