Com o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá, através da Escola de Magistratura, a servidora Rosália dos Santos Ribeiro, que exerce a função de assistente social na Vara de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), irá lançar uma tiragem inicial de 100 (cem) exemplares do seu livro “Origem do Homicídio”, pela editora Edições Superiores. O livro deverá ser lançado na primeira quinzena de janeiro de 2016.
O livro “Origem do Homicídio” é resultado de cinco anos de estudo de um doutorado que foi feito em cooperação com Brasil e Argentina. A servidora informou que a EJUS (a Editora de Belo Horizonte da Escola de Justiça) propôs que transformassem o seu trabalho de conclusão em um livro. Para isso ela contou também com a participação do Desembargador Carmo Antônio de Souza, que realizou a correção e a orientou na elaboração do livro. A obra contém apresentação do magistrado.
“O livro trata de uma pesquisa de cunho filosófico, sociológico e também permeado pelo Direito sobre a origem do homicídio, ou seja, como teria surgido o homicídio na história da humanidade. Segundo registros de vários autores e também registros bíblicos, o primeiro crime que surgiu na história da humanidade foi o crime de Caim contra Abel. Com base nesse fato eu investiguei outros crimes cometidos na história da humanidade e o trouxe para a época atual, onde há análises de crimes que aconteceram há mais de dois mil anos, e como eles seriam tipificados nos tempos atuais”, explicou a autora.
A servidora obteve o grau de Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social-UMSA em Buenos Aires/AR e também é Pós-doutoranda em Direito pela mesma Universidade. Um dos requisitos para obtenção do título é a publicação de uma obra científica.
-Macapá, 22 de dezembro de 2015-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: wwwflickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM