Acontece no IESLA

Seminários e solenidade do IESLA alcançam êxito no conceito do público acadêmico

A última edição do XVIII Seminário Transdisciplinar de Teses e Dissertações e do XIX Seminário Internacional de Teses e Dissertações da Área da Saúde que terminaram no sábado, 14 de Abril, foi um sucesso entre os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos presentes.

O evento que aconteceu na sede oficial do IESLA, localizada em Belo Horizonte, possibilitou aos inscritos uma oportunidade singular de aprimoramento do conhecimento e a possibilidade de estar ainda mais perto de grandes nomes do meio acadêmico.

Além disso, constava na programação a abertura dos cursos de MBA em Gestão Empresarial de Negócios e de Pessoas, Especialização em Direito Público e Pós-Doutorado em Investigação e Docência Universitária.

Para o Reitor da IUNIR, Mario Secchi, a inauguração do primeiro módulo do Pós-doutorado em Investigação e Docência Universitária no Brasil é exclusiva e tem apresentado grande procura pelos alunos.

Em conversa com a presidente do IESLA, Dra. Sara Bernardes, foi possível tornar ainda mais visível os motivos pelos quais o evento é sempre um sucesso, “[…] tudo isso, é o resultado de um trabalho desenvolvido com muito compromisso e esmero. Apresentamos alta qualidade acadêmica reunindo um corpo docente de renome internacional, cujos currículos validam nossos cursos, além de submeter esses mesmo cursos às avaliações dos nossos criteriosos alunos. Neste evento, oferecemos a eles espaços para o desenvolvimento das oficinas de tese em um laboratório de produção cientifica. […]”, disse.

O IESLA é reconhecido hoje como um centro de pesquisa internacional, onde mais de 25 universidades estão reunidas com o proposito de desenvolver ciência.

Foi pensando nisso que, durante os três dias de seminário, os futuros mestres, doutores e pós-doutores puderam usufruir de tutorias individuais e aulas nas mais diversas áreas do conhecimento, ministradas por mestres e doutores das universidades parceiras do IESLA na Argentina como: a Dra. Sara Bernardes (Presidente do IESLA), Dr. Cilas Bernardes (Vice-presidente do IESLA); Dr. Joaquim Miranda (Diretor Acadêmico do IESLA), Dr. Mario Secchi (reitor do Instituto Universitário Italiano de Rosário), Dra. Teodora Zamudio (Diretora do Doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA), Dr. Melillo Dinis (doutor em Ciências Jurídicas pela UMSA) e Dr. Nicolás Rodriguez León (Diretor do Departamento de Pós-graduação da IUNIR) que compõem a ilustre grade acadêmica.

O diretor do departamento de pós-graduação da IUNIR, Dr. Nicolás Rodriguez, descreve em entrevista como é realizado todo o projeto de criação e desenvolvimento da dissertação de mestrado e da tese doutoral. “[…] os alunos estão trabalhando com o processo de investigação que tem como produto o conhecimento. Estamos aqui para auxiliá-los no desenvolvimento do ponto de vista crítico de sua tese ou dissertação […]”, disse.

Já a Diretora do Doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA, Dra. Teodora Zamudio, discursou sobre coragem e a garra dos mestrandos, doutorandos e pós- doutorandos.

Para o diretor acadêmico, Dr. Joaquim Miranda, os seminários vão muito além das programações, […] esse seminário foi mais um passo relevantíssimo para nossa instituição. Mais do que isso, foi importante para o crescimento individual de nossos mestrandos, graduandos e pós- graduandos que aqui vieram. O evento para mim foi um sucesso total, […]” completa com regozijo.

Solenidade

Na noite da última sexta-feira, dia 13 de Abril, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos participaram da solenidade de entrega do II Prêmio IESLA de Produção Acadêmico-Científica/2018.
O prêmio é conferido a mestres e doutores que se inscrevem pela IESLA em suas universidades parceiras e que já tenham defendido suas respectivas dissertações e/ou teses doutorais.

Para a presidente do IESLA, Dra. Sara Bernardes, este é mais um passo marcante na história do IESLA, “[…] esse é um momento sublime para nós, que nos traz consolidação por todo esse caminho percorrido, que abre os horizontes e nos permite alargar as fronteiras […]”, afirma.

Já para os premiados, como o doutorando em Ciências Biomédicas, Dr. Francicero Rocha Lopes o momento é único, “[…] o prêmio foi muito importante para mim e, principalmente, para minha carreira. Essa, com certeza, será a primeira de muitas realizações. […]”, disse.

O evento contou com a presença de autoridades ligadas à Educação nos níveis superiores, além de autoridades civis, eclesiásticas, políticas, acadêmicas, militares e alunos de várias partes do país e de outras nacionalidades.

Foi neste cenário que a presidente do IESLA, Dra. Sara Bernardes conferiu o título Honoris Causa a duas personalidades, a Dra. Teodora Zamúdio, Diretora do Doutorado em Ciências Jurídicas da UMSA e ao Professor e Dr. Luís Fernando Pires Machado.

Para o Dr. Luís Pires Machado, receber o título foi engrandecedor, “[…] fui contemplado com a comenda de título Honoris Causa pelo IESLA, uma instituição respeitadíssima e que está no caminho certo para prosseguir ao futuro. […]”. Ainda de acordo com o ele, o prêmio enaltece o bom trabalho realizado pelos inscritos.

Além das premiações, foi lançada oficialmente durante a solenidade a edição de ouro, volume 5 da Revista Acadêmica e também as obras “Análise Crítica do Conceito de Anistia na Lei 6.683/1979 e o conceito de perdão na ADPF 153: Hermenêutica Crítica” do Dr. Sérgio Ricardo de Freitas Cruz e “Paralisia Cerebral: Humanização no Tratamento Infantil” da autora e Dra. Joheny Pina.

IESLA em Angola

 

A parceria entre o IESLA e a Angola está cada vez mais forte. A prova disso se deu por meio de alunos angolanos inscritos no seminário e que estavam 100% satisfeitos com a programação que encontrou aqui. Como foi o caso do Professor e Dr. Morais Quifica Samuel Matulo, de Luanda em Angola, “[…] acredito que o IESLA conseguiu abrir as portas para a democratização do ensino. O fato de eu ser Angolano e estar nesta instituição, constitui, sem sombras de dúvidas, construir competências para que a Angola possa se beneficiar desta formação. Já posso considerar o IESLA como um laboratório do conhecimento cientifico […]”, afirma Matulo.

Visando sempre a acessibilidade a todos os públicos ávidos pelo conhecimento qualitativo, o IESLA vem escrevendo uma história de parceria bem sucedida na Angola.  Hoje, já são dezenas de angolanos rumo à defesa da tão sonhada dissertação de mestrado ou doutorado.

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!