Acontece no IESLA

Micro e pequenas empresas investem em setores estratégicos

Setores que antes não eram prioridade no investimento das Micro e Pequenas empresas (MPEs), como por exemplo, publicidade e propaganda, tecnologia e planejamento tributário ganham a atenção dos empresários. Elas passaram a se mostrar como clientes em potencial, para diferentes áreas, devido à participação na economia brasileira. Das 5,1 milhões de empresas existentes no Brasil, 98% são MPEs, segundo levantamento do SEBRAE. Os pequenos negócios respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, 53% dos empregados com carteira e contribuem com 2,7% das exportações do país. A liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) em 2011, por exemplo, foi de 27.450,2 milhões, 15,83% a mais que em 2010, quando o volume foi de 23.697,4 milhões.

Para muitos empresários de MPEs, investir em publicidade era considerado caro e desnecessário. Mas o panorama mudou. “Hoje os pequenos empresários compreendem a publicidade e a comunicação empresarial como um investimento com retorno. Comunicar-se com o público de interesse é básico para saber seus desejos e criar valores sobre as marcas e os produtos”, analisa Sérgio Coelho Martins, gestor de marcas e comunicação integrada e sócio diretor da Carvalho Martins Comunicação.

As agências de publicidade observaram também que as MPEs formam um mercado em expansão e carente de ações. “Graças às novas tecnologias é possível criar campanhas para as MPEs dentro do orçamento destas. São ações direcionadas, com destaque aos valores e competências das pequenas marcas. Atendemos, por exemplo, ao Colégio ICJ, em Belo Horizonte. Com a intenção de qualificar e ampliar as ações de marketing do Colégio, assumimos todo o setor. Apesar de ter apenas 1.200 alunos, desenvolvemos uma comunicação completa e dentro dos recursos do Colégio”, informa Martins.
As entidades parceiras e o Instituto de Educação Superior Latinoamericano (IESLA) começaram a investir em publicidade em 2010, com a contratação de uma empresa de comunicação, que passou a desenvolver de ferramentas offline como peças gráficas, banners, entre outras. De acordo com Sara Bernardes, diretora e presidente do IESLA, foi possível fazer uma divulgação estratégica focada em seu público-alvo.

Atualmente foram contratadas outras duas empresas de comunicação para trabalhar em novas frentes, e hoje as entidades destinam um bom investimento em divulgação dos produtos e serviços. Segundo a gestora das instituições, uma das agências é responsável por criar e administrar as redes sociais, com o objetivo de abrir um canal de comunicação com o público e ao mesmo tempo divulgar os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que oferecem. Também fizeram investimentos em divulgação através de mídia espontânea para dar mais visibilidade ao negócio.

“O mercado é muito competitivo e se você não é conhecido não consegue chegar ao seu público, por mais impecável que seja o seu trabalho. O boca – a – boca com certeza é importante, mas ele sozinho não é suficiente hoje. A revolução da internet pede novas ferramentas e nós temos que estar presentes, acompanhando essas tendências e utilizando outros meios para tornar o negócio ainda mais completo. Ao divulgar o IESLA, as agências contribuem para o crescimento do negócio enquanto contribuem para incrementar as matrículas”, avalia.

A TOTVS é a 6ª maior produtora de softwares ERP do mundo e se diferencia no mercado por entender os diferentes momentos de evolução de um negócio, com base em sua própria trajetória. “Possuímos expertise para garantir suporte a todas as empresas, independente de qual momento de gestão estiverem – nascimento, amadurecimento, expansão, crescimento e internacionalização. As soluções ofertadas para MPEs fortalecem o negócio, gerando competitividade, impulsionando o crescimento e transformando os desafios em oportunidades de negócio”, explica Arnaldo Xavier, diretor da TOTVS em Minas.

A proposta da TOTVS é fazer com que as empresas tenham seu crescimento suportado por ela, assim como fez com mais de 26 mil Clientes. “Queremos que os negócios deixem a “era da planilha” para optarem por aplicações completas e vocacionadas. Com a implantação de um ERP, as pequenas e médias empresas passam a ter todas as informações integradas de seus processos. Com isso, é possível visualizar, instantaneamente, dados sobre estoque, controle de pedidos, venda, compra, produção, resultados financeiros, itens fiscais, gestão de fluxo de trabalho, recursos humanos, gestão de relacionamento com o cliente e controle de qualidade, entre outros indicadores”, detalha Xavier.

O custo das MPE’s

Segundo informações do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações em 2011 o número de pedidos de falência foi menor que nos dois anos anteriores – 1.143 empresas de micro e pequeno porte tiveram que fechar as portas. O volume representa 7% a menos que o registrado em 2010, 1.233. Entre janeiro e dezembro de 2009, a quantidade foi ainda maior: 1.512. Apesar da queda, alerta o advogado, “boa parte das MEPs não sobrevivem ao segundo ano de atuação, devido, sobretudo, a alta carga tributária e ao custo dos funcionários para o empresário. O valor de um colaborador em carteira pode ser até o dobro de um funcionário informal”, aponta Thiago Carvalho, especialista em direito empresarial e tributário.
Em contrapartida, a falta de qualificação e o desconhecimento das obrigações e deveres, reverentes à tributação de produtos e serviços, influi diretamente no número de falências. “O empresário se vê diante de duas situações problemáticas: por não saber de todos os encargos, deixa de pagar algum tributo e é multado por isso; ou paga indevidamente, comprometendo também seu orçamento. Para o funcionamento saudável de um empreendimento, todo empresário deveria contar, pelo menos com algum tipo de assessoria jurídica e contábil”, finaliza.

Fonte: www.jornow.com.br

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!