A UFMG recebe neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de agosto, médicos formados no exterior que tentam revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil.
Em 2013, 1.036 candidatos tentam revalidar o diploma na maior universidade do Estado. Eles farão provas teóricas de conhecimentos gerais nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Ao todo, serão 140 questões de múltipla escolha e cinco questões discursivas.
No sábado (3), as provas têm início às 18h e devem ser concluídas até às 22h. No domingo, as provas ocorrem de 14h às 19h. Em seguida, a CPRDM (Comissão Permanente de Diploma Médico Obtido no Estrangeiro) faz um balanço dos trabalhos.
As provas de revalidação são um ponto controverso no atual debate sobre saúde pública no Brasil. O programa Mais Médicos, sancionado pelo Governo Federal, quer levar profissionais para áreas carentes de e, em caso de baixa procura, pode autorizar a ida de médicos estrangeiros sem a prova de revalidação.
Cada vez mais, brasileiros procuram por cursos de medicina no exterior, e a IESLA em parceria com Universidades da Argentina oferece graducação, mestrado e doutorado em Medicina, saúde pública entre outros. Com a necessidade de melhorar o atendimento da saúde pública, o governo brasileiro se viu na necessidade de facilitar o processo de validação de diplomas estrangeiros. Dessa forma, testes foram aplicados na UFMG para avaliar se os médicos podem atuar no país. Uma boa notícia para aqueles que estudam ou querem estudar medicina no exterior.
Fonte: http://noticias.r7.com/minas-gerais/medicos-estrangeiros-fazem-prova-para-revalidar-diploma-na-ufmg-neste-fim-de-semana-03082013