Lesões nervosas que afetam o nervo ciático causando neuropatia periférica e dor crônica podem causar distúrbios comportamentais e mudanças neuroquímicas notáveis no córtex cerebral, de acordo com resultados publicados em um artigo na revista Neuroscience . Por sua vez, uma dieta rica em gordura, também aumenta a ansiedade e a dor, embora de uma forma mais fraca que não aumente significativamente a magnitude dos efeitos causados pela neuropatia.
Os resultados obtidos são fruto de uma colaboração entre pesquisadores do Grupo de Neurofarmacologia de Dependências e Desordens Degenerativas da Universidade CEU Pablo ( NEUROFAN ) e o Grupo de Pesquisa de Alto Desempenho em Farmacologia Experimental da Universidade Rey Juan Carlos ( PHARMAKOM ). Os trabalhos foram realizados principalmente pela Dra. Carmen Rodríguez Rivera em ambas as universidades com a participação dos professores Rocío Girón , Eva Sánchez , Carmen González , Carlos Goicoechea e Luis Fernando Alguacil.
Os resultados publicados na Neuroscience reforçam a ideia de que “uma dieta saudável pode prevenir ou limitar patologias psiquiátricas com um componente de ansiedade e ajudar a melhorar o controle da dor; Em relação à neuropatia periférica, os resultados obtidos também abrem novas perspectivas terapêuticas, baseadas na aparente ação neuroprotetora da clusterina para esse mesmo tipo de transtornos de ansiedade que acompanham a dor crônica ”, explica o professor de Farmacologia do CEU USP, Luis Fernando Alguacil.
Os pesquisadores usaram “um modelo animal para testar se a neuropatia e a obesidade aumentam uma à outra para produzir essas mudanças, e se afetam o córtex pré-frontal do cérebro, uma área intimamente envolvida na atenção, memória, tomada de decisão e controle das emoções, detalha o professor Alguacil.