Instituição registra aumento de matrículas e diversifica cursos com preparatório permanente para concurso e pós-graduação lato sensu.
O Instituto de Educação Superior Latinoamericano (IESLA), instituição de ensino especializada em pós-graduação stricto sensu internacional, comemora os resultados obtidos no primeiro semestre deste ano com o crescimento das matrículas, em relação ao mesmo período do ano passado. Parte dos profissionais que procuraram a instituição para pós-graduação no exterior se inscreveram para programas de mestrado, outros se matricularam em doutorados e ainda outros optaram por pós-doutorados.
“A avaliação é muito positiva, o brasileiro acordou para a realidade da qualificação profissional e acadêmica”. O aumento da demanda pelos programas no exterior revela que mais profissionais estão investindo em carreira com essa busca por qualificação e aprimoramento. Estudar fora do Brasil é muito edificante e o mercado de trabalho valoriza bastante o profissional que conhece outras culturas, outros idiomas, passando por uma universidade estrangeira tradicional”, afirma Sara Bernardes, diretora-presidente do IESLA.
O destino mais procurado é a Argentina, onde o custo dos cursos pode ficar até 50% mais barato que no Brasil. A moeda argentina está desvalorizada em relação ao real e, também, porque as universidades abrem mais vagas de mestrados e doutorados, diluindo o valor dos gastos para um número maior de alunos. “A Argentina é muito atraente para uma pós-graduação por ser um país muito culto. Atualmente, mantém um avanço educacional de oito anos em relação ao Brasil e, o nível de exigência dos cursos é muito elevado, contribuindo para uma formação relevante. O profissional que opta por uma qualificação na Argentina, ainda tem a oportunidade de estudar em uma universidade renomada com professores ilustres e que são docentes também em universidades europeias. Também temos programas de estudos muito procurados para Portugal”.
O IESLA também acaba de firmar novos convênios com universidades estrangeiras para pós-graduação stricto sensu: mestrados em Educação, Ciências Jurídicas, Ética da Biomedicina, Atividades Físicas e Esportes, Doutorado em Economia e Doutorado em Administração de Empresas. As novas parcerias internacionais somam 30 cursos atualmente e seguem o modelo de estudo que é a marca do IESLA, com cursos exclusivos para brasileiros, a partir de aulas intensivas nos meses de janeiro e julho.
O segundo semestre promete ser ainda mais produtivo com a expansão da atuação em novos segmentos com cursos presenciais também no Brasil. Inicialmente, serão cinco cursos de pós-graduação lato-sensu com aulas semanais e quinzenais em áreas como Direito e Gestão de Empresa. A instituição também começa a atuar no mercado de concursos públicos, lançando um preparatório permanente, nos turnos manhã e noite, abrangendo as disciplinas comuns a todos os concursos como português, redação, informática, direito constitucional, direito público e direito administrativo. “Outra novidade está no curso de Medicina pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário, com preços atrativos e excelente nível acadêmico, conta Sara. As inscrições já estão abertas para o primeiro semestre de 2014.