Com o retorno das aulas presenciais, na primeira quinzena de julho de 2022, o aluno Jorge Heleno Costa, doutorando do 3º módulo em Direito Constitucional pela UBA/IESLA participou com louvor do evento acadêmico-científico “Dialogando desde el Sur” na UBA. O relevante evento foi criado pelo Departamento de Ciências Sociais e pelo Departamento de Posgrado da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, sob a coordenação do Prof. Ricardo Rabinovich-Berkman, com o objetivo de oportunizar aos alunos expor sobre seus temas de investigação ou mesmo aproveitar para publicar seus livros.
Na oportunidade, Jorge abordou o tema “Luigi Ferrajoli y la Universalidad de los Derechos Fundamentales”. A importante temática apresentada por ele, está sendo investigada em parceria com mais dois estudantes da universidade, os também brasileiros Gustavo Calçado e Nelson Neto. “A ideia é analisar a proposta do jurista italiano Luigi Ferrajoli sobre a criação do que ele denomina de “Constituição Terra””, explica.
O doutorando ainda explica que recentemente Ferrajoli lançou dois livros: “La costruzione della democrazia. Teoria del garantismo costituzionale” e “Perché una Costituzione della terra?”. Em ambas as obras, o jurista italiano defende a possibilidade de ser criada uma “Constituição da terra” para tratar, dentre outros assuntos, das funções e instituições de garantia primária dos direitos fundamentais. “Esse assunto adquiriu força a partir da pandemia da COVID-19. No entanto, diante do atual formato de constituição soberana da maioria dos países, a dúvida que remanesce, dentre outras, é com relação à forma como poderia ser implantada”, comenta.
O IESLA e um sonho
O sonho de se tornar doutor em Direito cresceu enquanto Jorge cursava o Mestrado. Foi então que ele conheceu o IESLA e por meio dele, o ingresso na UBA se tornou realidade. “Ingressei nos Cursos Intensivos – válidos para o doutorado em julho de 2019, cursando o 1º módulo e, em janeiro de 2020, cursei o 2º módulo”, conta.
O Grupo Educacional IESLA é o maior instituto educacional das Américas com foco em Programas de Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados realizados nas melhores universidades localizadas nos cinco continentes.
O Grupo possui convênios ativos com mais de 50 universidades no mundo, dentre elas, a UBA que é uma instituição bicentenária, icônica e mundialmente reconhecida pela sua excelência educacional.
“Em toda a minha caminhada acadêmica na UBA, o IESLA tem sido uma instituição fundamental, pois além de se fazer presente in loco nos módulos por meio de assessores qualificados e educados, concede suporte institucional no Brasil por meio da sua estrutura oferecendo apoio acadêmico-científico e também oportunizando seminários, congressos e eventos variados com vistas a garantir ao aluno todo ferramental necessário para cursar o mestrado ou o doutorado, sobretudo fora do país”, finaliza Jorge.