DOUTORADO EM PSICOLOGIA

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PRÓXIMAS TURMAS:

Julho de 2021



CURSO RECONHECIDO NO BRASIL

SOBRE O CURSO

O Doutorado em Psicologia foi desenvolvido a partir dos modelos sistêmico, cognitivo e neurocientífico. Um doutoramento com elevado nível acadêmico em seu plano de estudos, conforto no contexto a partir de onde é desenvolvido, network, envolvimento e relacionamento cordial pelo corpo acadêmico, com excelência no desempenho docente. Todas as variáveis que atuam em complementaridade e permitem oferecer uma proposta adequada no ambiente universitário.

 

CERTIFICADORA

UFLO - Universidade de Flores

 

TITULAÇÃO

Doutor(a) em psicologia com menção em sistêmica, cognitiva e neurociência.

 


MODALIDADE DOS CURSOS E HORÁRIOS

O curso possui duração de dois anos, com uma carga horária total de 772 horas. Está dividido em quatro módulos internacionais com duração quinzenal, realizados de em Janeiro e Julho de cada ano.
Após o término dos módulos, o aluno possuirá um ano para elaboração e defesa da tese doutoral, renovável por mais um ano. A apresentação da tese poderá ser realizada antes do prazo final de quatro anos.
As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira em horário integral (com intervalo para o almoço) e aos sábados, se houver (horários a confirmar).

 


PÚBLICO ALVO

Licenciados em Psicologia, Psicólogos, Médicos psiquiatras, Médicos de outras especialidades pós-graduados em Neurociências e Psiconeuroimunologia.

 


 

LOCAL DAS AULAS

UFLO - Universidad de Flores – Entre Ríos 740 - Bella Vista, San Miguel.


 

PROCESSO SELETIVO

Os interessados devem preencher de formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.


COORDENAÇÃO ACADÊMICA E CORPO DOCENTE

O corpo docente do IESLA é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.

 

DIREÇÃO ACADÊMICA DO CURSO NO BRASIL

Profª Drª Sara M. Alves Gouveia Bernardes

 

Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2004) e doutorado em Doutorado - Ciências Jurídico-Sociais - Universidad del Museo Social Argentino (2014),aprovada com nota máxima (SUMMA CUM LAUDE) e indicação de publicação da obra. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Pós-doutora em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza. Especialista em Direito de Família, MBA em Gestão de Negócios pela FGV (2007). Docente de graduação, especialização e mestrado em diversas instituições de ensino superior brasileiras e argentinas, e tem atuado como orientadora de teses doutorais; Coordenadora de graduação, Especialização e MBA; presidente e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientadora de várias teses de doutorado já defendidas. Tem experiência em Docência do ensino superior, Educação, Psicologia, Neurociência e Direito. Autora e co-autora de livros jurídicos e de inúmeras publicações em jornais e revistas. Cofundadora e Presidente do IESLA - Instituto de Educação Latino-Americano e Diretora-presidente da ESJUS - Escola Superior de Justiça.

Atualmente, compõe o Comitê Acadêmico do novo Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidad del Museo Social Argentino, junto com Marcos Córdoba, Mário Valls, Carlos Burger, Eugenio R Zaffaroni, Teodora Zamudio e outros.

Idealizadora de inúmeros projetos voluntários e filantrópicos em prol das crianças, adolescentes e da família.

 

DIREÇÃO ACADÊMICA DO CURSO NO BRASIL

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

 

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra (2001) e doutor em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (2008). Pós-doutor em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza. Pós-Doutorando em Educação pela Florida Christian University. Tem atuado como professor em diversas instituições de ensino superior brasileiras, portuguesas e argentinas, em graduações, mestrados e doutorados; Coordenador e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientador de inúmeras teses de doutorado já defendidas; membro de bancas de defesa de teses doutorais.

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por 25 anos; Registra atuação como membro da comissão de concurso para ingresso na carreira do MP; membro do Conselho Penitenciário Estadual; membro do Conselho de Defesa de Belo Horizonte, Membro da Association for the Prevention of Torture; da MENSA International; dos Gideões Internacionais e Coordenador de Centro de Apoio Operacional Criminal do MP/MG. Tem experiência em Docência do ensino superior, Educação e Direito, em especial: Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Crime, Punição, Intervenção Mínima e Responsabilidade Penal e Execução Penal.

 


OBJETIVOS DO CURSO

Para seus fundamentos teóricos:
• A policausalidade circular proposta pelos modelos sistêmicos nos aproxima de uma multidimensionalidade teórico-explicativa do objeto de estudo.
• O modelo cognitivo permite estudar o grau de influência atributiva que a cognição humana exerce sobre o fato observável.
• Aspectos imunoneuroendócrinos tornam o processo exploratório investigativo um fenômeno de alta complexidade que rompe a dicotomia cartesiana.

Para seus objetivos:
• Fornecer ferramentas conceptuais e metodológicas de forma a investigar e contribuir para o desenvolvimento de uma psicologia moderna que questione o paradigma cartesiano.
• Gerar a construção de uma ciência psicológica a partir de uma abordagem da complexidade.
• Promover a participação e desenvolvimento de projetos de investigação em equipas de trabalho nacionais e internacionais.
• Divulgar e transferir o conhecimento psicológico produzido no doutorado.
• Criar e estimular a formação e participação em redes interinstitucionais.

 

 


DIFERENCIAIS



Biblioteca Física e Digital atualizadas com frequência


Fundadores do IESLA são reconhecidos internacionalmente com títulos Doutores Honoris Causa


Corpo docente formado 100% por mestres e doutores


Revista acadêmicas com trabalhos dos alunos, visando à formação de um currículo de respeito


Curso com viés teórico e prático


Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais

- Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;

- Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;

- Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;

- Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em todos os continentes;

- Conselho de Professores formado por profissionais de destaque, por mestres e doutores;

- Oferta de educação em todos os níveis superiores - da graduação ao Pós-doutorado;

- Excelência aliada a valor agregado;

- O Grupo Educacional IESLA-ESJUS está composto por diversas faculdades localizadas no Brasil, Estados Unidos e África.

- Tutoria e materiais de apoio pedagógico;

- Incentivo à pesquisa científica e acadêmica - por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A Pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;

- A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;

- Programa "Muy Amigo", onde o aluno pode ser tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;

- Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;

- Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;

- Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.

 


 

APÓS CONCLUSÃO DO CURSO

- Convite para lecionar e palestrar no exterior;
- Convite para compor o quadro de orientadores de doutorados.

 


VANTAGENS

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.

SEGURO SAÚDE VIAGEM

O IESLA, junto a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.

PASSAGEM AÉREA E HOSPEDAGEM

Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.

ESPANHOL GRATUITO

O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.

 


CAMPO DE ATUAÇÃO

- Psicologia, Psiquiatria, Neurociências e Psiconeuroimunologia.

 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Currículo completo e carta expondo o seu interesse de ingresso do doutorado;

2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF;

2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas em cartório;

2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas em cartório;

2 cópias de comprovante de residência;

Fotocópia da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação;

cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso;

4 fotos 3x4, atuais;

Ficha UFLO, devidamente preenchida e assinada.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Didática
Os programas, a pedagogia e a didática das aulas, são direcionados ao doutorando desde o primeiro momento do curso motivado a desenvolver sua pesquisa e conseguir receber a máxima láurea acadêmica por meio de sua tese de pesquisa.

Caminho estruturado do plano de estudo
O plano de estudos está basicamente estruturado em duas áreas transversais que se cruzam por três eixos temáticos onde as matérias estão inscritas:

  • Áreas

  • 1. Área Metodológica:
    Está compuesta por aquellos espacios curriculares que le posibilitan al doctorando adquirir herramientas investigativas a fin de construir hipótesis y realizar los desarrollos metodológicos. Está área se conforma por:

  • 1. Metodología de la investigación I.
  • 2. Metodología de la investigación II
  • 3. Seminario Taller Escritura Académica.
  • 4. Seminario Taller Redacción de Tesis.
  • 2. Área de Integración Transversal:
    En ellos se modela la epistemología del profesional y se articulan integralmente y de manera pragmática los modelos a aplicar en la investigación.

      Se conforma por:

    • 1. Epistemología.
    • 2. Seminario-taller de integración de modelos I y II
    • Eixos temáticos

      Los ejes se articulan de manera díptica: En el primer curso se proporcionan los contenidos teóricos que moldean la epistemología del profesional; en el segundo se aplican las conceptualizaciones a la investigación:

      1. Eje Sistémico-Cibernético

    • • Modelo sistémico, cibernético y constructivista.
    • • Aplicación de los modelos sistémicos, cibernético y constructivista a las Ciencias Humanas y la investigación.
    • 2. Eje Cognitivo

    • • Ciencias Cognitivas.
    • • Aplicación del modelo cognitivo a la investigación.
    • 3. Eje Neurocientífico

    • • Neurociencias.
    • • Aplicación de las neurociencias a la investigación.