DOUTORADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS (TURMAS PARA ANGOLANOS)

Toque para fechar o menu de navegação

PRÓXIMAS TURMAS:

Janeiro de 2021



CURSO RECONHECIDO NO BRASIL

SOBRE O CURSO

O doutorado em Ciências Jurídicas (área de concentração livre) está inserido e vinculado a uma grande trajetória institucional no campo do direito e tem sustentado o objetivo de elevar o nível científico da ciência jurídica. Através da formação de profissionais capazes de aprofundar a reflexão sobre a ciência jurídica, se aventura em temas inovadores resultantes das alterações dinâmicas das questões sociais, políticas e econômicas aos níveis nacional, regional e internacional.

Formar pesquisadores e promover a solvência e criatividade para se concentrar e resolver problemas de forma independente;

Desenvolver um olhar crítico em um quadro dinâmico que incentiva a contínua atualização de conhecimentos;

 

Promover uma contínua reflexão a cerca das múltiplas vertentes da área jurídica.

 

 

CERTIFICADORA

UMSA – Universidad del Museo Social Argentino

 

TITULAÇÃO

Doutor em Ciências Jurídicas.

 


MODALIDADE DOS CURSOS E HORÁRIOS

O curso tem 2 anos de duração, possui carga horária de 360 horas/aula, mais a carga horária para projeto de pesquisa, desenvolvimento e defesa da tese. O curso está dividido em quatro módulos intensivos presenciais, realizados de 6 em 6 meses, nos meses de janeiro e julho. O curso é, portanto, presencial, ministrado na sede do UMSA, nos meses de janeiro e julho. Cada módulo terá duração de uma quinzena. Após a conclusão dos módulos o doutorando terá até dois anos para elaborar e defender a tese Doutoral.

 


PÚBLICO ALVO

Graduados em Direito.

 


 

LOCAL DAS AULAS

Aulas ministradas na sede da UMSA – Universidad del Museo Social Argentino, Av. Corrientes  1723, Buenos Aires-Argentina.


 

PROCESSO SELETIVO

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.


COORDENAÇÃO ACADÊMICA E CORPO DOCENTE

O corpo docente é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas titulados por grandes escolas nacionais e internacionais.
Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta.

 

DIREÇÃO ACADÊMICA DO CURSO NO BRASIL

Profª Drª Sara M. Alves Gouveia Bernardes

 

Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2004) e doutorado em Doutorado - Ciências Jurídico-Sociais - Universidad del Museo Social Argentino (2014),aprovada com nota máxima (SUMMA CUM LAUDE) e indicação de publicação da obra. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Pós-doutora em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza. Especialista em Direito de Família, MBA em Gestão de Negócios pela FGV (2007). Docente de graduação, especialização e mestrado em diversas instituições de ensino superior brasileiras e argentinas, e tem atuado como orientadora de teses doutorais; Coordenadora de graduação, Especialização e MBA; presidente e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientadora de várias teses de doutorado já defendidas. Tem experiência em Docência do ensino superior, Educação, Psicologia, Neurociência e Direito. Autora e co-autora de livros jurídicos e de inúmeras publicações em jornais e revistas. Cofundadora e Presidente do IESLA - Instituto de Educação Latino-Americano e Diretora-presidente da ESJUS - Escola Superior de Justiça.

Atualmente, compõe o Comitê Acadêmico do novo Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidad del Museo Social Argentino, junto com Marcos Córdoba, Mário Valls, Carlos Burger, Eugenio R Zaffaroni, Teodora Zamudio e outros.

Idealizadora de inúmeros projetos voluntários e filantrópicos em prol das crianças, adolescentes e da família.

 

DIREÇÃO ACADÊMICA

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

 

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra (2001) e doutor em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (2008). Pós-doutor em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza. Pós-Doutorando em Educação pela Florida Christian University. Tem atuado como professor em diversas instituições de ensino superior brasileiras, portuguesas e argentinas, em graduações, mestrados e doutorados; Coordenador e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientador de inúmeras teses de doutorado já defendidas; membro de bancas de defesa de teses doutorais.

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por 25 anos; Registra atuação como membro da comissão de concurso para ingresso na carreira do MP; membro do Conselho Penitenciário Estadual; membro do Conselho de Defesa de Belo Horizonte, Membro da Association for the Prevention of Torture; da MENSA International; dos Gideões Internacionais e Coordenador de Centro de Apoio Operacional Criminal do MP/MG. Tem experiência em Docência do ensino superior, Educação e Direito, em especial: Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Crime, Punição, Intervenção Mínima e Responsabilidade Penal e Execução Penal.

 


OBJETIVOS DO CURSO

O Doutorado em Ciências Jurídicas (área de concentração livre) representa uma dinâmica proativa que visa incentivar e desenvolver competências de investigação, não apenas teóricas, mas também práticas desde o primeiro ano do curso, inserindo os doutorandos nos projetos de pesquisa conduzidos por nossos professores, nas linhas de pesquisa em Direito Público e Privado.

A universidade também conta com uma Revista do Doutorado em Ciências Jurídicas – DOCJURIS – com edição quadrimestral edita com livre acesso e sob o registro ISSN 2469-0716 CAICyT-CONICET. O objetivo da revista é selecionar os melhores trabalhos dos doutorandos, bem como dos professores, de grandes doutrinadores internacionais e também da comunidade acadêmica.

No segundo ano de curso, os doutorandos poderão definir o tema de tese de seu interesse, para aprovação pelo diretor de tese e pelo comitê acadêmico.

 

I - Promover a inserção dos doutorandos no universo de pesquisas, baseados no Direito Público e Privado;

II -Possibilitar a realização de alcançar uma sociedade sustentável, com equilíbrio entre as necessidades sociais e a realidade ecológica de nosso país e do mundo.

 


DIFERENCIAIS



Biblioteca Física e Digital atualizadas com frequência


Fundadores do IESLA são reconhecidos internacionalmente com títulos Doutores Honoris Causa


Corpo docente formado 100% por mestres e doutores


Revista acadêmicas com trabalhos dos alunos, visando à formação de um currículo de respeito


Curso com viés teórico e prático


Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais

- Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;

- Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;

- Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;

- Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em todos os continentes;

- Conselho de Professores formado por profissionais de destaque, por mestres e doutores;

- Oferta de educação em todos os níveis superiores - da graduação ao Pós-doutorado;

- Excelência aliada a valor agregado;

- O Grupo Educacional IESLA-ESJUS está composto por diversas faculdades localizadas no Brasil, Estados Unidos e África.

- Tutoria e materiais de apoio pedagógico;

- Incentivo à pesquisa científica e acadêmica - por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A Pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;

- A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;

- Programa "Muy Amigo", onde o aluno pode ser tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;

- Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;

- Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;

- Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.

 


 

APÓS CONCLUSÃO DO CURSO

- Convite para lecionar e palestrar no exterior;
- Convite para compor o quadro de orientadores de doutorados.

 


VANTAGENS

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.

SEGURO SAÚDE VIAGEM

O IESLA, junto a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.

PASSAGEM AÉREA E HOSPEDAGEM

Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.

ESPANHOL GRATUITO

O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.

 


CAMPO DE ATUAÇÃO

Assessoria em organizações estatais e privadas nas questões ambientais. Condução de órgãos estaduais, destinados a política e gestão do meio ambiente. Direção de instituições privadas relacionadas com a proteção ambiental. Criação e gerenciamento de departamentos de negócios para a área ambiental. Adaptação e conversão dos cursos orientados para um desenvolvimento político, econômico e social no campo do ensino universitário. Sintetizar os contributos de especialistas em questões ambientais para a resolução de problemas. Estabelecimento de estratégias ambientais dirigidas às necessidades específicas dos estabelecimentos industriais. Inserção em todos os níveis do sistema de educação.

 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site e solicitar matrícula no curso;

2 Fotos 3×4 recentes;

1 Cópia da Célula de Identidade;

1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Diploma de graduação (Ou certificado de conclusão) e histórico escolar;

Original e/ou cópia do comprovante de residência.

 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PRIMEIRO ANO (CICLO DE FORMAÇÃO GERAL)

  • Filosofia do Direito
  • Teoria do Estado
  • Metodologia da Investigação I
  • Metodologia da Investigação II

SEGUNDO ANO (CICLO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA)

  • Formação em Investigação
  • Oficina de Tese

SEMINÁRIOS DE APROFUNDAMENTO TEMÁTICO

  • Área de Direito Social (do Trabalho)
  • Área de Direito Econômico (Empresarial e Tributário)
  • Área de Direito Penal
  • Área de Direito Político (Público e Internacional)
  • Área de Direito Civil (Notarial e Registral)
  • Área de Direito Ambiental
  • Área de Resolução Alternativa de Conflitos (Processual, Conciliação Obrigatória, Mediação e Arbitragem)