Na última quinta-feira, 25 de maio, aconteceu, na modalidade híbrida, a XXXI Edição do Simpósio Transdisciplinar de Produção de Teses e Dissertações do IESLA. O evento contou as presenças ilustres de professores doutores do IESLA e professores internacionais convidados. A abertura do evento acadêmico-científico foi realizada pela cofundadora do Grupo Educacional IESLA, Profa. Dra. Sara Bernardes que ressaltou a missão da instituição em promover uma educação de qualidade e cada vez mais inclusiva.
“É uma honra estar aqui hoje não só como presidente do IESLA, mas também como Diretora Acadêmica dos Cursos de Mestrados e Doutorados Internacionais do IESLA. A educação é sem dúvida, a base para toda sociedade próspera e bem desenvolvida. É por meio dela que as mentes são cultivadas, os horizontes são ampliados e as oportunidades se tornam acessíveis. Como mantenedora e dirigente do Ensino Superior temos um papel fundamental a desempenhar nesse processo e nos imbuímos da responsabilidade de fazer com que nossa faculdade seja uma verdadeira fortaleza de conhecimento, de inovação, e de formação de cidadãos comprometidos com o futuro de nosso país. Vivemos em uma era de rápidas transformações e desafios complexos. A tecnologia está remodelando a forma como aprendemos, como trabalhamos, e como nos relacionamos. Diante disso, não podemos nos acomodar. Precisamos nos adaptar e nos evoluir constantemente para oferecer uma educação de qualidade que prepare os nossos alunos – desde a graduação até o doutorado, para os desafios do século XXI”, comenta.
Este evento é uma oportunidade ímpar para alavancarmos a produção científica e reforçarmos que enquanto cumprimos nossa missão, entendemos a necessidade premente de fortalecer a educação por meio da pesquisa científica. Não existe ensino superior de qualidade sem a atividade de investigação científica!”, explica a reitora.
Foi um dia inteiro de palestras, discussões e apresentações de trabalhos acadêmicos altamente relevantes para a comunidade científica que contou com uma gama de temas atuais e indispensáveis para um processo de qualidade da construção do projeto de teses e dissertações, bem como para o caminhar em toda a trajetória acadêmica.
Revista Acadêmica
A programação também contemplou a apresentação da X Edição da Revista Acadêmica. O lançamento contou com a presença online dos autores e coautores da revista e da apresentação memorável realizada pela reitora, Dra. Sara Bernardes.
Durante a apresentação a reitora parabenizou os autores e ressaltou a originalidade dos temas presentes nesta edição que, em breve, estará disponível para leitura.
Tutorias personalizadas
Na sexta-feira, dia 26 de maio, ocorreram as tutorias individuais. Nesse modelo, o grupo de mestres e doutores do IESLA acompanham de perto o desenvolvimento dos projetos dos alunos, desempenhando um papel fundamental na construção dos temas, modalidades de pesquisa, campo de pesquisa e delimitação das problemáticas.
“Sem dúvidas, as tutorias são uma peça chave na produção de conteúdos científicos cada vez mais qualificados. Foram mais de 50 projetos norteados pelo nosso time que, com muito esmero e comprometimento, desempenharam um papal fundamental e que irá gerar grandes e proveitosos frutos. A sociedade do conhecimento é aquela que gera, difunde e utiliza seu próprio conhecimento para construir futuro inclusivo, democrático e justo.
É válido mencionar que o IESLA é pioneiro em muitos diferenciais empreendidos na educação superior brasileira, a internacionalização no âmbito dos programas de mestrados e doutorados se destaca por sua qualidade desde 2007, e vai muito além das redes virtuais de colaboração acadêmico-científica”, comenta a Dra. Sara Bernardes.
E você poderá conferir a programação na íntegra, acessando este link