As normas são leis utilizadas para padronizar, e indicam um padrão de qualidade. Seguir as normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante para não existirem conflitos e a padronização ajuda ainda na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto.
A ABNT surgiu em 1940 em função de conflitos que ocorriam em dois laboratórios de pesquisas, o INT( Instituto Nacional de Tecnologia) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), esses laboratórios, apesar de rigorosos e muito respeitados não usavam os mesmos métodos para avaliação, ocorrendo frequentemente a aprovação de uma pesquisa em um laboratório e a reprovação em outro.
Como esses problemas eram frequentes a busca por uma metodologia e padronização única resultou no surgimento da ABNT, que foi também uma das fundadoras da ISO (International Organization for Standardization), entidade responsável por organizar as normas internacionais de publicação em trabalhos técnicos.
A ABNT possui um papel de destaque na ISO, por fazer parte do TMB (Technical Management Board) , um comitê formado por entidades normalizadoras de apenas doze (12) países, é responsável pela gestão, planejamento estratégico e desempenho de atividades técnicas. As outras onze (11) entidades normalizadoras de países que participam desse comitê são: SAC da China, AENOR da Espanha, NEN da Holanda, AFNOR da França, SABS da África do Sul, DIN da Alemanha, ANSI dos EUA, BSI do Reino Unido, JISC do Japão, SCC do Canadá, e SN da Noruega.
A Argentina não dispõe de uma norma padrão. Na maioria das vezes, as universidades estabelecem em seus regulamentos regras próprias de formatação. Em outras, seguem o padrão norte-americano da APA (American Psychological Association). Na ausência de um direcionamento para a formatação, é recomendável seguir as normas da ABNT, devido à sua ampla aceitação.
FONTE: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Importancia-Das-Normas-Da-Abnt/232933.html