Vivemos em uma era marcada pelas transformações tecnológicas. Nos tempos atuais a linguagem, a Inteligência Artificial (IA), dentre tantas outras tecnologias, são aclamadas com o intuito de tornar mais intuitivo os diferentes processos promovidos pelos segmentos do mercado atual. No universo educacional essas transformações estão a todo vapor e, agora, entramos na era da Educação 4.0.
Esse cenário, que vem modificando de maneira acelerada, aborda uma perspectiva mais evoluída da educação tradicional, ou seja, ela é mais incisiva e urgente em responder as questões levantadas pela quarta revolução industrial e assim trazer mais luz e evidencia as inovações tecnológicas.
Metodologia
A grande inserção de práticas tecnológicas no setor administrativo e organizacional das instituições de ensino, marcam a presença da educação 4.0 nesses nichos. Dessa forma, os procedimentos e métodos de acompanhamento acadêmico tornam-se mais eficientes e assertivos, sempre por meio da captação e compreensão de dados. O que facilita muito, o desenvolvimento e interação aluno/professor.
Podemos levantar ainda, a questão da tecnologia inserida no cotidiano do contexto educacional. Aqui, os estudantes ficam imersos nas inovações de maneira simultânea ao aprendizado.
Pilares
É possível descrever como um dos pilares da Educação 4.0, o chamado “letramento digital”. Mas o que é? Bem, imagine que ele é o alicerce para a compreensão tecnológica, uma espécie de alfabetização desse novo mundo para os estudantes, preparando-os completamente para o mercado de trabalho do mundo contemporâneo.
Muitas instituições de ensino têm trabalhado com afinco para incluir a realidade tecnológica ao currículo, explorando seus benefícios e os aplicando nos processos de ensino e aprendizagem. O grupo educacional IESLA é referência em educação 4.0, uma vez que a instituição já possui em cultura a visão do que é utilizar os recursos tecnológicos e suas ferramentas de interação, pois acreditam que as vivências coletivas estimulam a criatividade e as competências socioemocionais, que são fundamentais no desenvolvimento global dos alunos.
“Nossa instituição está em consonância com a realidade da educação 4.0. Atuamos e trabalhamos para que todos os alunos IESLA tenham acesso e vivam a experiência do novo e seus benefícios. Afinal, o mundo é tecnológico ”, comenta a fundadora e reitora do grupo, Dra. Sara Bernardes.
Já para o coordenador da pós-graduação IESLA, Raphael Silva, a imersão na Educação 4.0 só tende a gerar bons frutos, “tal modelo proporciona a autonomia dos alunos e a responsabilidade de participar de forma ativa de sua educação, não somente recebendo o conhecimento pronto do professor”, finaliza.
Conheça os 14 pilares do IESLA que fortalecem a educação 4.0:
✓ -Aulas síncronas – ocorrem em tempo real, ou seja, o professor e os alunos estão conectados simultaneamente;
✓ -Corpo docente preparado e qualificado para as mudanças constantes;
✓ -Preparação dos alunos para o idioma do país em que irão estudar;
✓ -Visão avançada sobre o ensino hibrido ou blended learning – ensino presencial e remoto. Trata-se de uma das maiores propostas da Educação do século 21, que mescla ensino presencial e com as propostas de ensino online;
✓ -Sólido programa de internacionalização – da graduação ao pós-doutorado;
✓ -Além da qualidade de ensino, todos os cursos oferecidos pela instituição promovem o desenvolvimento de competências individuais e coletivas;
✓ -Infraestrutura de ponta, preparada para as mudanças e avanços tecnológicos – visão abrangente da Cibercultura;
✓ -Corpo docente envolvido com a realidade tecnológica;
✓ -O IESLA acredita que a educação 4.0 promove uma quebra de fronteiras – o ensino chega a todos;
✓ -O IESLA utiliza importantes referenciais teóricas que abordam a educação segundo um ponto de vista científico e tecnológico, que poderá ser utilizado em sala de aula e também virtualmente;
✓ -Incentivo a “Cultura Maker” ou “faça você mesmo” que estimulam a autonomia de cada aluno;
✓ -Direção acadêmica voltada as melhores inovações do universo educacional – visão abrangente e sempre em busca da excelência;
✓ -Grade de cursos inovadores e tecnológicos – projetados para as novas exigências do mercado de trabalho;
✓ -Utilização de avançados softwares – completa integração do aluno com a educação 4.0.