PROUNI

Toque para fechar o menu de navegação

PROUNI

O Programa Universidade para Todos – foi desenvolvido pelo MEC com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e de formação específica, conforme Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Em geral as inscrições acontecem em janeiro e junho de cada ano.E é muito importante seguir alguns critérios para aprovação e efetivação de matrícula, como segue:

Parâmetros Socioeconômicos

Para bolsas integrais (100%) os estudantes devem apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimo. Já as bolsas parciais (de até 50%) atendem aqueles que possuem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

 

Candidatos com nota mínima no ENEM

Outro critério importante é ter atingido a nota mínima exigida pelo MEC na prova do Enem, ou seja, 450 pontos em cada área do exame.

Eventualmente, a redação do candidato precisa alcançar uma pontuação maior do que zero. Do contrário, ele não será aprovado no programa.

Portadores de Deficiência física

O Prouni destina um número específico de bolsas aos portadores de deficiências físicas. Para se candidatar a elas, os candidatos devem, da mesma maneira, atender aos critérios anteriores.

Então, acompanhe o passo a passo das inscrições Prouni 2019

As inscrições Prouni 2019 são online, gratuitas e realizadas em uma única etapa. A fim de agilizar, tenha o seu CPF em mãos, código de inscrição no Enem de 2018 e algumas horas disponíveis para responder ao questionário.

Documentação necessária

Ao ser aprovado no processo seletivo, você precisará ir até a instituição de ensino escolhida a fim de apresentar documentos e efetuar a matrícula. Cada universidade costuma ter um coordenador do Prouni para isso.

Todavia, é importante já começar a reunir todas as cópias necessárias assim que os nomes forem deliberados. Leve-as junto das originais no dia e prepare:

Inscreva-se