Pesquisas

Toque para fechar o menu de navegação

Pesquisas

Pesquisa Científica é com o IESLA.

Estamos preocupados com os fundamentos da pesquisa como um processo científico de realização de uma investigação profunda, que signifique verdadeiro aporte à comunidade acadêmica e profissional. Conosco você entende o que é iniciação científica e ainda saberá distinguir entre os diferentes tipos de pesquisa, como a pesquisa qualitativa a quantitativa, o teste teórico, a pesquisa indutiva e dedutiva, a teoria fundamentada e será alertado para todas as preocupações éticas do processo de pesquisa.

O que é pesquisa?

Academicamente, a pesquisa é um processo de investigação. Pesquisa e desenvolvimento experimental compreendem o trabalho criativo realizado de forma sistemática, a fim de aumentar o conhecimento, incluindo o conhecimento sobre o próprio homem, a cultura e a sociedade, e o uso desse conhecimento para criar novas aplicações. Os objetivos principais da pesquisa básica (em oposição à pesquisa aplicada) são documentação, descoberta, interpretação ou pesquisa e desenvolvimento de métodos e sistemas para o avanço do conhecimento humano. Abordagens à pesquisa dependem sempre de epistemologias, as quais variam consideravelmente dentro e entre humanidades e ciências.

A pesquisa geralmente é feita para responder a uma das seguintes perguntas: “o que?”, “por que?” e “como?”

A pesquisa social serve a muitos propósitos. Três dos propósitos mais comuns e úteis, no entanto, são a exploração, a descrição e a explicação. Muitos estudos podem e geralmente têm mais de um desses propósitos, porém cada um tem implicações diferentes para outros aspectos do design da pesquisa.

Todos os programas de graduação, pós-graduação, strito e lato sensu, envolvem iniciação científica sob a orientação de um time especializado e experiente, capaz de apoiar a produção da pesquisa, sua documentação e adequada divulgação, com vistas, ao mesmo tempo, à valorização do pesquisador e ao progresso das ciências, redundando sempre no benefício social e no engrandecimento acadêmico.

Seja bem vindo!

 

Joaquim Miranda

Diretor Acadêmico do IESLA