Pós-Doutorado em Direito no Brasil

Pós-doutorado exclusivo para alunos angolanos e de demais países da África.

Seu Pós-doutorado em módulos intensivos – Com aulas no Brasil em Janeiro.

Turmas Novas

23 de janeiro a 27 de janeiro de 2017.

O Pós-Doutorado em Direito no Brasil

A Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, em parceria com o Instituto de Educação Superior Latinoamericano, IESLA, tem a honra de disponibilizar ao público jurista angolano o Pós-Doutorado em Direito, ministrado por eminentes autoridades do mundo jurídico na sede do IESLA, em Belo Horizonte, Brasil.

O pós-doutorado em Direito da UMSA/IESLA admite investigação nas seguintes áreas jurídicas: Direito Penal, Direito Civil, Direito Ambiental, Direito Constitucional, Bioética e Direitos Humanos. Os programas individuais são desenvolvidos sob a supervisão de um Professor Doutor indicado pela Universidade. O plano do Curso contempla variadas atividades acadêmicas, entre as quais a participação e ministração de exposições, apresentações públicas, participação em aulas de variados ciclos de estudos e, sobretudo, a investigação científica avançada com produção de relatório final.

O Museu Social Argentino, com mais de 100 anos de existência, organizou- se em forma de Universidade há mais de 50 anos e tem ministrado doutorado em diferentes áreas, com centenas de diplomados de variadas nações. Possui programa regular de pós-doutorado destinado a investigadores doutores que desejem atingir o ápice da investigação científica de alto nível e assim contribuir com relevantes soluções para o mundo complexo e globalizado.

Fundamentação

A Universidad Del Museo Social Argentino vem formando ininterruptamente Doutores em Ciências Jurídicas e Sociais desde 1970. Ao largo desta trajetória, UMSA, conta com um sólido espaço que, sustentado na investigação como pilar fundamental, garante a formação de novos investigadores e docentes do mais alto nível acadêmico.

Neste marco, e a partir do impacto que o Doutorado tem gerado na comunidade acadêmica nacional e latino-americana, se projeta este programa de Pós – Doutorado.

Este se constitui como um espaço para o desenvolvimento dos Doutores, em seu perfil como investigadores docentes, possibilitando sua participação em um âmbito científico de permanente atualização disciplinaria e fomentando a investigação na área, assim como a construção e consolidação de novas linhas temáticas para a abordagem acadêmica.

Público Alvo

Doutores em Direito ou ciências afins. Mediante análise de currículo admitir-se-ão, excepcionalmente, doutores de áreas não jurídicas que se proponham a produzir uma investigação científica relacionada com o tema do Direito proposto no programa.

Objetivos

O principal objetivo do programa de pós-doutorado é aprofundar a formação de investigadores e docentes no mais alto nível na área do Direito. As distintas exigências se orientam a lograr os seguintes objetivos:

  • Impulsionar o desenvolvimento da investigação como instrumento básico da geração do conhecimento científico.
  • Promover o incremento qualitativo e quantitativo do acervo de conhecimento da área mediante o emprego sistemático da metodologia de investigação científica transferíveis ao âmbito profissional, acadêmico e comunitário.
  • Potencializar o nível acadêmico e o rigor científico para o aperfeiçoamento de investigadores e docentes.

Modalidade

O Programa de Pós-Doutorado será ministrado de forma intensiva em uma semana de duração, durante o qual os alunos participarão das atividades presenciais que forma parte do Programa: Classes Magistrais e Oficina de Investigação.

Metodologia

O Programa de Pós-Doutorado se organiza a partir de uma estrutura flexível que busca responder as necessidades individuais de cada aluno/participante em função de sua linha de investigação e temática de especialização.

O Programa de Pós-Doutorado em Direito conta com um conjunto de atividades que permitirão aprofundar conhecimentos e habilidades associadas a produção de conhecimento científico.

O Programa de Pós-Doutorado se conforma com as seguintes atividades:

Conferências Magistrais: Terão como objetivo o aprofundamento e atualização no estado de arte do conhecimento científico na área do direito. As mesmas serão desenvolvidas por destacados profissionais do Direito, investigadores e Docentes com prestígio nacional e internacional.

Oficina de Investigação: Essas oficinas se organizam a partir de cada uma das linhas de investigação em Direito da Universidade e terão como objetivo introduzir os Pós-Doutorandos em espaços de integração para o desenvolvimento de seus próprios projetos de investigação.
Essas oficinas se organizam a partir de cada uma das linhas de investigação em Direito da Universidade e terão como objetivo introduzir os Pós-Doutorandos em espaços de integração para o desenvolvimento de seus próprios projetos de investigação.

Requisitos para recepção do título (graduação): O Programa conta com duas exigências que permitem acreditar a expertise do Pós-Doutorado:

Atividades de Investigação: Corresponde a acreditação de 50 horas de atividades investigativas através de:

  • A publicação dos artigos científicos em Revistas especializadas (nacionais ou estrangeiras) sobre o tema da Tese Pós-Doutoral ou Documentos que comprovem participação em Congressos disciplinares com Comitê Científico/ Acadêmico.
  • A Acreditação em Cursos ou Seminários vinculados ao aprofundamento no tema da Tese.

Tese Pós-Doutoral: Corresponde a apresentação e defesa oral perante Tribunal da Tese Pós-Doutoral, de acordo com os requisitos estabelecidos no regulamento específico do Programa.

A partir das atividades descritas, o Programa de Pós-Doutorado acredita um total de 280 horas, de acordo com a seguinte distribuição:

Atividade Horas
Conferências Magistrais 40 horas
Oficina de Investigação 40 horas
Total de Atividades Presenciais: 80 horas
Requisitos para Graduação: Horas
Atividades de Investigação 50 horas
Tese Pós-Doutoral 150 horas
Total horas Programa: 280 horas

Diretora do Programa: Doutora Teodora Zamudio – veja currículo aqui

Corpo Acadêmico

Coordenação Acadêmica no Brasil

A orientação no Brasil está a cargo do Dr. Joaquim Miranda Júnior, Promotor de Justiça em Minas Gerais, com Mestrado em Coimbra, Doutorado e Pós-doutorado em Buenos Aires; e da Dra. Sara Bernardes – Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires.

Cronograma

Clique aqui e baixe.

Processo de Seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Avaliação

  1. o candidato se submeterá a prévia avaliação curricular;
  2. em até 90 dias após o primeiro encontro e as aulas teóricas, o pós- doutorando apresentará projeto de um programa de atividades, com destaque para a pesquisa científica a ser retratada em relatório final;
  3. o pesquisador registrará os seminários ministrados, as eventuais pesquisas de campo e demais atividades ligadas ao tema definido em seu projeto de pesquisa, desenvolvidas sob supervisão do doutor indicado;
  4. no prazo máximo de 2 anos a contar do início do programa, entregará ao Comitê Acadêmico da UMSA o Relatório dos trabalhos para avaliação.

Requisitos para Admissão

Os candidatos aprovados deverão apresentar ao IESLA os seguintes documentos:

(I) Currículo completo, com linha de pesquisa definida e carta de intenção de ingresso no Pós-doutorado;
(II) Ficha UMSA devidamente preenchida;
(III) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF;
(IV) 2 cópias autenticadas do diploma de graduação;
(V) 2 cópias autenticadas do histórico de graduação;
(VI) 2 cópias autenticadas do diploma de mestrado;
(VII) 2 cópias autenticadas do histórico do mestrado;
(VIII) 2 cópias autenticadas do diploma de doutorado;
(IX) 2 cópias autenticadas do histórico de doutorado;
(X) 2 cópias de comprovante de residência;
(XI) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso;
(XII) 4 fotos 3×4, atuais;
(XIII) 3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas.

Certificação e título

Aprovando o Relatório, o Comitê Acadêmico autorizará a emissão de Certificado de pós-doutor para os que concluírem o programa com aproveitamento. A Universidade do Museo Social Argentino emitirá o Diploma na área a que se vincula o tema elegido. Ou seja, Pós-Doutor em Direito com orientação em (Direito Civil, Direito; Direito Penal, Direito Ambiental, Direito Constitucional e Direito, Bioética e Direitos Humanos).

Quer saber mais?

Contate o IESLA – Clique aqui

Depoimentos de Alunos

Clique aqui e confira.

contato_iesla

© Copyright 2014 - IESLA Instituto de Educação Superior Latino Americano - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: CYB e Atonbox.