Acontece no IESLA

CONFIRA ENTREVISTA COM A DRA. TEODORA ZAMUDIO, DIRETORA DO PROGRAMA DE BIOÉTICA MESTRADO E DOUTORADO DA UMSA

  • A senhora pode explicar um pouco sobre o Módulo de Aprofundamento de Doutorado que está sendo realizado no IESLA a partir de um convênio com a  Universidad del Museo Social Argentino?

Esse curso que estamos fazendo agora em Belo Horizonte é muito especial e extraordinário. Isso porque serve como aprofundamento e atualização para um grupo de 25 aspirantes a doutores em ciências jurídicas pela UMSA. Essas pessoas já possuem estudos em pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Então, é importante destacar que tanto eles quanto os professores convidados para dar esses seminários não estão formando, mas sim, atualizando seus conhecimentos.

Isso é uma diferença muito grande, porque alguns deles têm tantos antecedentes valiosos que realmente é uma oportunidade importante para o IESLA e para o Museo. Eles, certamente, serão nossos futuros professores, orientadores e também pesquisadores.

As Universidades na Argentina têm grupos de pesquisas permanentes. Então, nós queremos incrementar nosso departamento de pesquisa com pesquisadores brasileiros formados entre as duas instituições

  •  Como a senhora avalia essa experiência até agora?

Posso dizer que têm sido uma experiência muito afortunada até agora. A grande maioria dos alunos terá um sucesso muito grande, tanto no Brasil quanto na Argentina.

E a dinâmica utilizada foi de dar seminários investigativos. Ou seja, os professores motivam e os alunos pesquisam em aula, o que gera debates e, consequentemente, conclusões muito relevantes.

Alcançamos um nível no qual a “verdade” não existe, é tudo uma questão de interpretação.

  • Fale um pouco, por favor, sobre os projetos de pesquisa.

Nós temos temas de Direito Monetário Internacional, Direito da Família, Direito Empresarial, Corrupção, Bloqueio de Capitais e também a situação da Legislação Constitucional diante destas situações tão especiais, tanto para o Brasil quanto para a Argentina.

Então, foram desenvolvidos quatro projetos de pesquisa em grupo com estes mesmos aspirantes a pesquisadores sobre temas, que vão ser gerados também na Argentina. Para se ter as duas visões.

São projetos assistidos, e parte de um projeto liderado por outro doutor, também pesquisador.

Nesse caso, nos consideramos muito afortunados, pois os quatro doutores que aceitaram compartilhar seus conhecimentos são graduados na UMSA e possuem muito prestígio internacional.

  •  A escolha desta data para a realização do Módulo teve algum fator determinante?

Escolhemos essa data pensando no conforto dos alunos e dos professores, pois todos são muito ocupados. Mas sucesso está tão grande que já recebemos pedidos de outros aspirantes interessados em datas para também participarem desta experiência.

Já estamos, então, pensando em renovar essa ação, mas para ir além. Não será somente um doutorado comum que teremos. Já estamos bem programados com a IESLA em Buenos Aires para fazer algo de “Alta Gama”.

  • E quanto aos temas das Teses? Pode nos adiantar algo?

As Teses precisam manter sua originalidade e novidade até o dia de sua apresentação.  O que temos são projetos, mas não posso dizer o nome porque poderia violar essa confidencialidade, que o aspirante merece. Mas posso dizer que até agora há várias Teses. Em Filosofia do Direito Penal, Direito Constitucional, Direitos Sociais, há três em Direito Internacional e Econômico, temos também Direito Ambiental e acredito que até sexta-feira serão mais temas.

É um momento de amadurecimento das escolhas. Os temas já eram pesquisados por eles mesmos. Uma Tese de doutorado não é uma improvisação ou algo aleatório. Eles vêm se desenvolvendo e trabalhando desde o mestrado. Já são pesquisadores maduros.

Posso adiantar que alguns projetos são realmente admiráveis e estou muito surpresa com o nível de refinamento intelectual dos alunos.

*Teodora Zamudio é Doutora en Filosofía do Direito pela Universidade de Buenos Aires; é uma advogada com experiência extensa e diversificada como pesquisadora e consultora em questões éticas, sociais e econômicas. Por mais de 20 anos lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires: Direito Empresarial, Sistemas de Propriedade Intelectual e Direitos Industriais dos Povos Indígenas e regulação jurídica das Biotecnologias e desde 1998 dirige um grupo de pesquisa credenciado Programa UBACyT sobre Conservação e Gestão dos recursos genéticos e dos conhecimentos tradicionais, declarado de interesse parlamentar no Congresso Nacional. Ela já participou de uma série de projetos na Argentina e no exterior, sozinha ou como parte de equipes interdisciplinares para os governos nacionais e agências internacionais. Sua experiência inclui questões de pesquisa sócio-ambiental, envolvimento da comunidade, avaliação de programas, propostas legislativas, estudos de viabilidade, avaliação de necessidades e análise de fraturas institucionais. Ela foi eleita para servir como membro do Comitê de Ética da Ordem dos Advogados da Capital Federal desde 2008 e preside a Divisão I do referido órgão. Ela é diretora do Programa de Bioética mestrado e doutorado pela Universidade do Museo Social Argentino e foi escolhida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como perita para relatórios e consultas de escrita. Desde 1006 edições e atualizações do domínio do site de e subdominio- www.bioetica.org

Posts relacionados:

Sear Jasube Gouveia (Vice-Presidente)

Uma instituição de ensino deve ajudar a nutrir as esperanças do mundo: na solução de desafios que atravessam fronteiras; no desbloqueio e aproveitamento de novos conhecimentos; na construção de entendimento cultural e político, e em ambientes de modelagem que promovam o diálogo e o debate das ideias.

O IESLA acredita que as pessoas fazem o lugar onde vivem.

A partir da crença e valores, que ensejaram a criação do IESLA, “de que melhorando o homem melhoramos a nação”, o IESLA vem oferecendo aos brasileiros, angolanos e outros, acesso a mestrados e doutorados nas melhores universidades da Argentina, Portugal e Estados Unidos, proporcionando uma experiência acadêmica de altíssimo nível, além de um riquíssimo intercambio cultural. Em um formato que permite as pessoas conciliarem sua vida profissional e pessoal com a acadêmica. Atendendo, dessa forma, a carência histórica de mestrados e doutorados ofertados no Brasil, em Angola e outros países.

O IESLA está comprometido em continuar contribuindo com a formação acadêmica e profissional das pessoas; por isso, ampliou seu leque de cursos passando a oferecer cursos à distancia, cursos livres, MBA, além de ter aumentado as opções de mestrados, doutorados e pós-doutorados nas mais variadas áreas do conhecimento.

Visite nossos sites e conheça as novidades!

Nós do IESLA e da ESJUS, acreditamos que as pessoas fazem uma instituição grande, então se você é um estudante em perspectiva, estudante atual, professor, pesquisador, membro da equipe, mãe, pai, filho, amigo, ou visitante, o seu interesse e entusiasmo são muito importantes, valorizados e apreciados.
Estaremos sempre a sua disposição.

Dr. Cilas Rosa (Gestor de Patrimônio)

Atualmente muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas são conceitos de significações distintas. Se nos atentarmos, podemos perceber diferenças evidentes.

O conhecimento é informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Que pode ser adquirido por alguém que nunca tenha saído de dentro do local onde se realiza os estudos.

A pessoa se dedicou a pesquisar algo e acumulou grande conhecimento sobre determinado tema.
Já a sabedoria ou sapiência é o que detém o “sábio” ou “Phronesis” – usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou a habilidade para agir de maneira acertada.

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, desfiar, avaliar, interagir, respeitar, ver e ouvir aos outros e a própria vida.

Antigamente um povo dominava outro sempre pela via bélica, milhares de soldados armados invadiam territórios e escravizada outros. Hoje a invasão não parou, a vontade de dominar não acabou. O desejo de se colocar na posição de dominante ainda está presente.O que mudou são as armas, não se está invadindo com exércitos e acabando com tudo.

Agora o domínio é exercido por quem detém o conhecimento, quem sabe o que fazer e como fazer, domina e, tem os outros sob o seu controle. Nosso país tem proporções continentais, riquezas naturais imensos, praias maravilhosas. Sim, temos um potencial de crescimento que talvez nenhum outro país do mundo possua. Mas o que acontecerá a tantas riquezas naturais se não tivermos um povo preparado, com conhecimento e sabedoria para fazer esse potencial se transformar em benefício e dividendos econômicos?

O que o IESLA propõe a todos é tanto o conhecimento como a sabedoria. Propiciamos o melhor ambiente para o acúmulo de conhecimento, atrelado a interatividade com pessoas de culturas e de atividades profissionais variadas, impulsionando cada participante dos programas ao passo que faltava em direção ao desenvolvimento.

Conte conosco!

Estamos preparados para oferecer a você o que faltava na sua formação acadêmica e/ou profissional.

Dra. Sara Bernardes (Fundadora e Reitora)

O IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano vem construindo uma história de compromisso e excelência na educação brasileira. Pautado em uma visão global vem cumprindo com honradez a responsabilidade social com a educação superior no Brasil, na Argentina, na África, nos Estados Unidos e em outros países da América Central. Por entender que o capital humano é o mais precioso ativo de uma nação, o IESLA tem sido aclamado como referência em toda América Latina no segmento educação superior em nível de mestrados, MBA, Doutorados e Pós-doutorados ministrados na modalidade intensiva.

O Instituto de Educação Superior Latinoamericano, orgulhosamente, investe na melhoria da educação brasileira e global.

O IESLA tem a missão de formar, especializar, qualificar e preparar alunos para o desenvolvimento pessoal e profissional por intermédio de projetos pedagógicos arrojados e de conteúdos atuais com sólida base científica, acadêmica ou executiva e profissional que atendam às exigências do mercado e as expectativas dos candidatos aos programas escolhidos.

O IESLA é uma instituição de ensino comprometida com a excelência educacional em todos os níveis.

A razão de persistirmos é você.

Matricule-se em um de nossos cursos.

Você sabia que mais de 80% dos estudantes optam por fazer a graduação ou a Pós mais perto de casa? Para favorecer sua qualidade de vida, o IESLA se instalou na melhor localização do Vetor Norte (Pampulha). Venha conhecer o local onde você vai passar os próximos anos de sua vida estudando e enriquecendo a sua formação profissional, isso é extremamente importante. Por isso, o IESLA, abre as suas portas para que seus futuros alunos possam conhecer nossa estrutura e iniciar uma nova etapa na educação superior.
Será um prazer receber você!