14) Mestrado em Gestão da Educação Superior na Argentina

Dictamen CONEAU Sesion n° 332/11

Turmas novas:

15 a 30 de Janeiro de 2018

O Mestrado em Gestão da Educação Superior

O mestrado em gestão da educação superior ofertado pela UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais da Argentina, em convênio com o IESLA – Instituto de Educação Superior Latino Americano, é ministrado em Buenos Aires –Argentina.

A Especialização em Docência Universitária pertence à área de Educação da Secretaria de pós-graduação e trabalha desde então, em conjunto com a área de capacitação docente para contribuir com a formação pedagógica de significativo número de professores da mesma universidade e de outras instituições de educação superior da Argentina, contribuindo para a garantia de qualidade acadêmica.

A formação contínua dos recursos profissionais para o sistema de educação constitui um elemento-chave na agenda política atual e nesta linha, este projeto de mestrado se propõe a fomentar a inovação na profissionalização da gestão e da docência universitária, dando ênfase para o relacionamento com a sociedade e o ambiente produtivo. Além disso, ao assumir maiores responsabilidades na gestão acadêmica, administrativa, financeira e apoiando a todos de interesses vinculados com a comunidade acadêmica, promove-se importantes transformações que requerem novos espaços de intercâmbio que destaquem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas multidisciplinares de análise, sendo estes, os temas centrais do projeto.

A partir desta perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e sua constante mutação atuam prontamente para que a educação de pós-graduação torne-se uma peça essencial, tanto na configuração universitária, quanto para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo.

Objetivos e propósitos do mestrado

  • Formação de profissionais de diferentes áreas disciplinares na gestão do ensino superior, promovendo a prática reflexiva, pesquisa e responsabilidade social.
  • Conhecer as principais abordagens teóricas e políticas que caracterizam o ensino superior na busca de análise diferencial na gestão.
  • Promover o desenvolvimento de estratégias e metodologias de processadores de dados os novos espaços de convergência no currículo do ensino superior destinado a desenvolver a colaboração entre agências de inovação e mobilidade em toda a comunidade acadêmica.
  • Promover a compreensão dos problemas e desafios que moldam os diferentes mecanismos de garantia de qualidade acadêmica.
  • Facilitar o acesso e uso de novas tecnologias aplicadas à gestão das organizações de ensino superior.
  • Contribuir para a distinção das melhores práticas que facilitem a análise.
  • Comparação entre as instituições de ensino superior, os países e regiões.
  • Promover o desenvolvimento da pesquisa em educação em questões relevantes para a gestão do ensino superior.

Modalidade Intensiva

O curso possui uma carga horária de 560 horas presenciais, divididos em quatro módulos intensivos presenciais, realizados de 6 em 6 meses.

O curso é, portanto, presencial, com uma frequência quinzenal, de segunda a sábado, ministrado na sede da universidade em Buenos Aires nos meses de janeiro e julho.

Ao final do curso o aluno terá dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente para apresentação e defesa perante banca em época oportuna.

Requisitos para aprovação

Para obter o grau de Mestre em Gestão de Ensino Superior, os alunos devem completar os seguintes requisitos:

  • Aprovação das atividades curriculares que integram o currículo.
  • Participação em 75% dos cursos e seminários e conferências.
  • Aprovação de uma tese.

Público Alvo

Graduados com diploma de bacharel com no mínimo quatro anos de duração na área empresarial ou social. Caso o requerente não tenha formação de bacharelado ou pós-graduação na área de educação, será indicada uma estratégia de nivelamento específica previamente ao curso. Além disso, o candidato deverá ter projetos acadêmicos e profissionais relacionados com o tema da pós-graduação.

Processo de seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Matrícula

Documentos necessários para inscrição

(I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida.
(II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Mestrado;
(III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes)
(IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados;
(V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação;
(VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório;
(VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico,
(VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser chancelados no MRE.
(IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

Plano de Estudos

O Plano de Estudos é composto por uma estrutura modular presencial, semi-estruturada sem correlacionar-se. A proposta de integração multidisciplinar se realizará através de reflexões teóricas, interpretações casuísticas, resolução de problemas e participação em diversos eventos acadêmicos.

Também, visa complementar a atividade curricular própria do Mestrado, para promover a participação contínua dos alunos em seminários, conferências e jornadas relacionadas à área do ensino superior. O Plano de Estudos é dividido em duas partes:

Ciclo Geral: Compõe-se por seis seminários centrais que formam o ponto de partida para a reflexão crítica sobre os problemas que afetam a gestão acadêmica.

Disciplinas teóricas e práticas do Ciclo Geral:

  1. Tendências comparadas no Ensino Superior
  2. Gestão do Ensino Superior
  3. Economia e Financiamento do Ensino Superior
  4. Política e Legislação do Ensino Superior Argentino
  5. Garantia interna e externa da qualidade
  6. A pesquisa educacional

Ciclo Específico:

Propõe-se, em princípio, 12 seminários que complementam a análise diferencial em relação à intervenção necessária na gestão do ensino superior e na profissionalização acadêmica, dentre os quais o aluno deverá escolher sete. Cabe notar-se que esta lista de seminários pode ser ampliada de acordo com as necessidades dos alunos, as teses em curso, os projetos de pesquisa conduzidos, etc.

Seminários do Ciclo Específico:

  1. Convergência e internacionalização do Ensino Superior
  2. Universidade, sociedade e empresa
  3. Gestão e Análise de Políticas Públicas
  4. Gestão dos Sistemas de Informação
  5. Responsabilidade social e gestão da Extensão Universitária
  6. Desenvolvimento de indicadores de qualidade para a gestão do Ensino Superior
  7. Desenho curricular baseado nas competências e na gestão do aprendizado
  8. Inovação na avaliação do aprendizado
  9. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior
  10. Estatística
  11. Problemática atual do Ensino Superior não-universitário
  12. Perspectivas de Gestão do Ensino Superior

Seminários para Aprofundamento da Tese

Tutorias

Trabalho Final

Corpo Docente

Comitê Acadêmico:

Juan Carlos Gomez Barinaga

Juan Carlos Del Bello

Juan Carlos Pugliese

Enrique Costa Lieste

Ricardo Maliandi

José Fliguer

Enrique Martínez Larrechea

Diretora:

Beatriz Checchia

Docentes:

Mabel Dávila,

Enrique Costa Lieste,

María Echart,

Marcela Imperiale,

José Fliguer,

Pablo Tovillas,

Hernán Trebino,

Juan Carlos Gómez Barinaga,

Ruth Vieytes,

Cristina Otegui,

Daniel Toribio,

Jorge Flores,

Analia Di Tommaso,

Marcela Martínez Vivot,

Marta Kagel,

Beatriz Checchia,

Viviana Mancovsky,

Viviana Dopchiz,

Graciela González,

Eduardo Balbi,

Gabriela Iglesias,

Viviana Estienne.

Investimento

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