04) Mestrado em Educação: Governança e Gestão da Educação

Turma nova:

De 14 a 29 de Janeiro de 2019.

Processo de Seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análiseaos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada. Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Objetivos e proposta do Mestrado em Governança e Gestão da Educação

Formar profissionais de distintos âmbitos disciplinares na gestão de instituições de educação, promovendo a prática reflexiva, a pesquisa e a responsabilidade social.

O Mestrado habilita para a realização de práticas profissionais nas diferentes área da educação, com formação prática em instituições de gestão pública e privada.

A formação contínua dos recursos profissionais para o sistema de educação constitui um elemento-chave na agenda política atual e nesta linha, este projeto de mestrado se propõe a fomentar a inovação na profissionalização da gestão e da educação, dando ênfase para o relacionamento com a sociedade e o ambiente produtivo. Além disso, ao assumir maiores responsabilidades na gestão acadêmica, administrativa, financeira e apoiando a todos de interesses vinculados com a comunidade acadêmica, promove-se importantes transformações que requerem novos espaços de intercâmbio que destaquem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas multidisciplinares de análise, sendo estes, os temas centrais do projeto.

A partir desta perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e sua constante mutação atuam prontamente para que a educação de pós-graduação torne-se uma peça essencial, tanto na configuração educacional, quanto para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo.

 

Metodologia

O Plano de Estudos é composto por uma estrutura modular presencial, semi-estruturada sem correlacionar-se. A proposta de integração multidisciplinar se realizará através de reflexões teóricas, interpretações casuísticas, resolução de problemas e participação em diversos eventos acadêmicos.

Também, visa complementar a atividade curricular própria do Mestrado, para promover a participação contínua dos alunos em seminários, conferências e jornadas relacionadas à área em estudo. O Plano de Estudos é dividido em duas partes:

Seminários do ciclo geral

Seminários do ciclo especifico

 

Público Alvo

Bacharéis e Licenciados em todas as áreas da educação. Caso o requerente não possua formação de bacharelado ou pós-graduação na área de educação, será indicada uma estratégia de nivelamento específica. Além disso, o candidato deverá possuir antecedentes acadêmicos ou profissionais relacionados com o tema da pós-graduação.

 

Modalidade do Curso e Horário

O Mestrado tem uma carga de mais de 560 horas presenciais, divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. Mais a carga horária para as tutorias e desenvolvimento da dissertação, totalizando mais de 900 horas/aula.  Aulas presenciais ministradas na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver a dissertação de mestrado sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna.

 

Requisito para a obtenção do título

Cursar e aprovar todas as matérias obrigatórias e eletivas dos módulos, defender e aprovar a dissertação de mestrado.

 

Título outorgado

Mestre em Governança e Gestão da Educação.

 

Local das aulas

Universidade de Ciências Empresariais e Sociais – Paraguay 1338, 1er piso (C1057AAV) Buenos Aires, Argentina.

 

Certificadora

UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

 

Conteúdo Programático

Plano e Estudos

 

Disciplinas

Primeiro módulo

Políticas Públicas de Estado

Gestão da Educação e Governo

Economia e Financiamento da Educação

 

Segundo Módulo

Política e Legislação da Educação na Argentina (Opção de estudo comparado nos seminários opcionais)

Historia da Educação na Argentina (Opção de estudo comparado nos seminários opcionais)

Investigação Educativa

 

Terceiro Módulo

Seminários Opcionais

 

Quarto Módulo

Seminários Opcionais

 

*Matérias Propostas para os Seminários de Formação Opcional:

Sistemas Educativos Comparados

Carreira e Políticas Docentes

Legislação Educativa

Gestão dos Sistemas de Informação

Pesquisa e estatística educacional

Elaboração de indicadores de qualidade

Desenho curricular por competências gestão do aprendizado

Inovação e avaliação do aprendizado

Tecnologias da informação e comunicação

Problemática atual do nível superior universitário

Prospectiva da gestão do ensino superior

Garantia interna e externa da qualidade

*As matérias opcionais são de referência, podendo variar de acordo com as propostas do corpo acadêmico aprovadas pela direção e/ou comitê acadêmico da carreira.

 

Direção acadêmica

Sergio Siciliano

 

Docentes

Mirta Cantoli

Mauro Cernadas

Paulo Falcón

Sandra Filomeno

Leandro Goroyesky

Nancy Sorfo

Carlos Torrendell

 

Coordenação Acadêmica no Brasil

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorado em Direito. E da Dra. Sara Bernardes – Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires.

 

Documentação Necessária

(I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida.
(II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Mestrado;
(III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes)
(IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados;
(V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação;
(VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório e com o apostilamento de Haia;
(VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico, autenticado em cartório e com o apostilamento de Haia,
(VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser apostilados, conforme o acordo da convenção de Haia, que substituiu a chancela no MRE.
(IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

 

Diferenciais IESLA

Destaques e diferenciais

  • Possibilidade em defender a dissertação em até dois anos.
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da dissertação.
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural.
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica.
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas.
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro de orientadores de mestrados.

Programa de bonificação

O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA / ESJUS.

Doctor Travel – Assessoria na viagem e hospedagem

O mestrando poderá viajar e se hospedar por conta própria, havendo, todavia, pacote especial para passagem aérea e hospedagem, cujas orientações detalhadas estão disponíveis através de nosso Departamento Doctor Travel – doctortravel@esjus.com.br, o que redunda em sensível economia no custo total da viagem.

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

O IESLA, com o objetivo de propiciar aos seus alunos um grande diferencial, oferece aos seus alunos o curso de espanhol – AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – com carga horária de 40 horas/aulas. Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.

Inscreva-se já. São poucas vagas por turma!

contato_iesla

© Copyright 2014 - IESLA Instituto de Educação Superior Latino Americano - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: CYB e Atonbox.