12) Mestrado em Estudos Ambientais na Argentina

Ministrado pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales (UCES)

Início das aulas:

16 a 31 de janeiro de 2017

Objetivos e propósitos do Mestrado em Estudos Ambientais

O Mestrado em Estudos Ambientaisse constitui de um “tomador de decisão ambiental”, capaz de assumir o papel do conhecimento científico e responsabilidade no mais alto nível de gestão nas esferas pública e privada nos aspectos técnico, jurídico e econômico.

Destinatários

Universitários graduados de todas as áreas por pelo menos 4 (quatro) anos.

Modalidade do Curso e Horário

O Mestrado tem uma carga de 540 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses, nos meses de janeiro e Julho. O curso é, ortanto, presencial, com uma frequência quinzenal, de segunda-feira a sexta-feira de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h. Sendo ministrado na sede da UCES em Buenos Aires, na Argentina.
Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente – que deverá ser escrita em espanhol, para defesa perante banca em época oportuna.

Processo de Seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Documentação Necessária

(I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida.
(II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Doutorado;
(III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes)
(IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados;
(V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação;
(VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório;
(VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico,
(VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser chancelados no MRE.
(IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

Reconhecimento do título perante as instituições brasileiras

O diploma de mestre emitido pela UCES tem, no Brasil, a mesma validade de qualquer diploma oriundo das mais conceituadas universidades do estrangeiro. Todavia, estando a Argentina inserida, evidentemente, no âmbito do Mercosul – uma vez que o curso é regularmente reconhecido pelo governo Argentino, segundo o Parecer CONEAU n° 406/99 -, o graduado que se qualificar para o curso e concluí-lo com sucesso receberá o diploma de Mestre em Estudos Ambientais. No território brasileiro esta qualificação está regulada nos termos do Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005, do presidente da República Federativa do Brasil que ratificou e fez incorporar ao ordenamento Jurídico Nacional o Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o exercício de atividades acadêmicas nos estados partes do Mercosul e prevê a admissão dos títulos de Mestre e Doutor perante as instituições de ensino brasileiras que possuam curso de pós-graduação avaliado e reconhecido pela CAPES.

Perfil do candidato

Conhecer profundamente todos os aspectos teóricos de várias disciplinas e como eles se relacionam com o meio ambiente.

O mestrando poderá integrar a “dimensão (ou visão) do ambiente” em sua formação de graduação para liderar ou participar de equipes inter e transdisciplinares de pesquisa e dar consultoria ou avaliar investimentos econômicos e sociais. Atualmente, os Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental (EIAs) é um pré-requisito indispensável e um processo técnico-administrativo obrigatório em todas as jurisdições de todo o país para o estabelecimento de atividades e construção de infra-estrutura e grandes projetos de todos os tipos.

Saber organizar os seus conhecimentos para orientar ações efetivas refletem a estreita ligação das questões ambientais com o mundo político, econômico, social e cultural em que vivemos.

Estar ciente e examinar, de forma crítica, os problemas de poluição, redução de recursos, o abuso de terra e as desigualdades sociais.

Saber planejar e criar modelos capazes de enfrentar ambientes de risco e as organizações econômicas e sociais.

Contará com ferramentas e dados para resolver os problemas ambientais em termos quantitativos, medições e estatísticas, seleção de modelos, interpretação e comunicação.

Conhecer as regras legais em relação ao meio ambiente, aspectos de proteção de deterioração, e gestão dos recursos renováveis e não renováveis.

Avaliar analiticamente o ambiente em suas implicações sociais e econômicas: selecionar e apresentar possíveis metas e atingi-los, indicando os seus custos sociais com diferentes abordagens.

Gerenciar as diversas teorias que formam a base da prática da proteção ambiental: o funcionalismo, o estruturalismo, o instrumentalismo.

Possibilitar a realização de alcançar uma sociedade sustentável, com equilíbrio entre as necessidades sociais e a realidade ecológica de nosso país e do mundo.

Colocação Profissional

Assessoria em organizações estatais e privadas nas questões ambientais.

Condução de órgãos estaduais, destinados a política e gestão do meio ambiente.

Direção de instituições privadas relacionadas com a proteção ambiental.

Criação e gerenciamento de departamentos de negócios para a área ambiental.

Adaptação e conversão dos cursos orientados para um desenvolvimento político, econômico e social no campo do ensino universitário.

Sintetizar os contributos de especialistas em questões ambientais para a resolução de problemas.

Estabelecimento de estratégias ambientais dirigidas às necessidades específicas dos estabelecimentos industriais.

Inserção em todos os níveis do sistema de educação.

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