09) Mestrado em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho na Argentina

Ministrado pela UNTREF (Universidade Federal Três de Febrero)
Acreditado pela CONEAU – Resolução 319/10 (21/5/2010)

Turmas novas:

A definir.

Público Alvo

Graduados em Direito, Contabilidade, Recursos Humanos administração de empresas, economia e licenciados em Relações Laborais.

Título outorgado

Mestre em Direito do Trabalho e Relações Laborais Internacionais. Emitido pela Universidade Nacional de Três de Fevereiro (UNTREF).

Sobre o Mestrado em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho

O Mestrado foi desenvolvido a partir de uma ideia do Dr. Julio Armando Grisolia, que em 2002 desenvolveu e apresentou o projeto de carreira de pós-graduação UNTREF, que foi aprovado pelo Conselho da UNTREF (res. 15/02 – 21/8 / 02).

Desde a sua criação o Mestrado obteve sucesso singular, generalizado e tem sido reconhecido por especialistas na área, além do patrocínio institucional do Departamento de Assuntos Culturais do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Tem o apoio dos membros permanentes da Sociedade Argentina de Direito do Trabalho (SADL) e da Associação de Relações do Trabalho da Argentina (Artra) e o desenvolvimento e experiência da Universidade Nacional de Tres de Febrero em questões relacionadas a área de relações internacionais e processos de integração regional.

O objetivo é a formação de pesquisadores e acadêmicos especializados a partir de uma visão abrangente das relações de trabalho, principalmente a partir do direito, mas também da sociologia, economia, relações internacionais e psicologia. Capacitar os mestrandos com uma visão moderna e atualizada que desde diferentes funções ligadas a relações de trabalho e do mundo do trabalho, vem exercendo diferentes responsabilidades em diferentes instituições.

A abordagem temática deste mestrado interdisciplinar é integral: abrange uma análise aprofundada dos temas-chave do Trabalho e da Segurança Social, e sua relação com o direito internacional e os processos de integração regional, não só destacando os aspectos jurídicos, mas também econômicos, sociológicos e instrumentais das relações de trabalho e sua relação com todos os tipos de organizações (públicas e privadas). Ele visa a aquisição de novos conhecimentos, para estimular o pensamento e ampliar as perspectivas e pontos de vista de uma mesma questão com permanente estímulo à reflexão.

Trata-se de um mestrado com mais de 1.500 graduados. As turmas são sempre esgotadas com rapidez.

Modalidade de curso e horário

O curso acontece na modalidade presencial intensiva, dividindo-se em quatro módulos semestrais, nos meses de Janeiro e Julho, com duração de quinze dias cada. Após a conclusão dos créditos seguem 3 anos para produção e defesa da tese. O curso possui 585 horas/aula. As aulas ocorrem de 10h00 as 20h00 de segunda a sexta-feira e de 8.30h as 18.30h aos sábados na sede da universidade em Buenos Aires.

Processo de Seleção

Os interessados devem enviar o currículo completo para análiseaos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Matrícula

Os candidatos aprovados no processo de seleção serão orientados a apresentar ao IESLA os seguintes documentos:

(I)  currículum vitae;
(II) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF;
(III) 2 cópias autenticadas do passaporte;
(IV) 2 cópias autenticadas do diploma de graduação e com  firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório;
(V) 2 cópias autenticadas do histórico de graduação e com  firma do Reitor (ou responsável que assinou o histórico) reconhecida em cartório ;
(VI) 2 cópias de comprovante de residência;
(VII) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso;
(VIII) 4 fotos 3×4, atuais;
(IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas.
(X) Os documentos solicitados nos itens (IV e V) deverão ser chancelados no MRE.
(XI) O aluno deverá levar em mãos o diploma e histórico da graduação originais para conferência pela UNTREF.

O mestrado poderá viajar e se hospedar por conta própria, havendo, todavia, pacote especial para passagem aérea e hospedagem em grupo em hotéis de médio porte em Buenos Aires, cujas orientações detalhadas estão disponíveis através de nosso Departamento Doctor Travel, o que redunda em sensível economia no custo total da viagem.

Investimento

Contate o IESLA

Corpo Docente

O Mestrado tem um excelente corpo docente com destaque no campo profissional e acadêmico, incluindo os doutores: Estela Ferreirós, Alberto Chartzman Birenbaum, Julio César Neffa, Osvaldo Maddaloni, Ricardo Hierrezuelo, Carlos Aldao Zapiola, Héctor Recalde, Horacio Schick, Néstor Rodríguez Brunengo, César Landelino Franco, Eduardo Alvarez, Jorge Bermúdez, Miguel Angel Sardegna, Paula Sardegna, Enrique Timó, Julián De Diego, Héctor Scotti, Ernesto Martorell, Mario Fera, Alejandro Perugini, Julián Lescano Cameriere, Elsa Lauro, Lucía Cargnel, Ignacio Funes de Rioja, Alvaro Ruiz, Emilio Romualdi, Julio Dallo, María Elena López, Liliana Picón, Miguel A. Maza, Adriana Fernandez, Wojciech Swida, Graciela Sosa, Viviana Laura Díaz, Adolfo G. Ziulu, Mónica Monetti, Elsa Rodríguez Romero, César Lorenzano, Graciela Botto, Victor H. Guida, Eleonora Peliza, Luis Maria Velasco, Carlos Moneta, Nora Salas, Miguel A. Pirolo, Enrique Brandolino, Carlos F. Echezarreta, Jorge Rizzone, Alberto Tomassone, Alberto J. Robles, Rubén Cortina, Luisa Cordeiro, Carlos Lelio, Luciana Barcina, Enrique Timó, Pedro F. Núñez y Julio Armando Grisolia.

Diretor

Dr. Julio Armando Grisolia

* Advogado pela UBA e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA. Doutor em Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos pela USAC, Mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais pela UNTREF. Juíz Federal do Trabalho. Docente de graduação e pós-graduação (Universidade de Tres de Febrero, da Universidade de Buenos Aires, Universidad del Museo Social Argentino, Universidad del Salvador, Universidad Argentina de la Empresa, Universidade Católica Argentina. Autor e co-autor de vários livros e monografias e artigos diversos publicados em revistas. Vice- Presidente da Associação de Relações Laborais da Argentina (ARTRA) e presidente da Comissão de Atividades Acadêmicas e Publicações da Sociedade Argentina de Direito do Trabalho (SADL). Jurado e Assessor de teses de doutorado e mestrado . Conferencista em congressos e seminários na especialidade.

Plano de Estudos

Carga horária: 640 horas.

A. LEI ÁREA DE TRABALHO

Carga Horária: 360 horas.

  • a.1 Direito das Relações Individuais do Trabalho Aprofundado I
  • a.2Direito das Relações Individuais do Trabalho Aprofundado II
  • a.3Lei da Segurança Social
  • a.4Direito Administrativo e Processual do Trabalho
  • Parte I: Administração e Contabilidade
  • Parte II: Processo Judicial
  • a.5 Processo Contencioso Administrativo Laboral dos Sistemas de Relações do Trabalho Comparados
  • a.6 Jurisprudência

B. ÁREA relações de trabalho e relações internacionais: carga Horária: 180 horas.

  • b.1Introdução ao Problema de Relações do Trabalho
    • Parte I: História dos sistemas econômicos
    • Parte II: História da política do trabalho e emprego
    • Parte III: Estratégia de Recursos Humanos
    • Parte IV: Introdução à Psicologia
  • b.2 Relações Internacionais no Mundo do Trabalho
    • Parte I: Introdução às Relações Internacionais
    • Parte II: convenções e decisões da OIT
    • Parte III: Dimensão sócio-laboral da Integração de Processos na Europa
    • Parte IV: Dimensão sócio-laboral da Integração de Processos na América Latina
  • b.3 Mediação de Conflitos
    • Parte I: Introdução à resolução adequada do conflito
    • Parte II: Gestão em negociação coletiva

C. METODOLOGIA E ÁREA Seminário de Tese:

Carga Horária: 100 horas.

PESQUISA: 160 horas.

Depoimentos de Alunos

Clique aqui e confira.

contato_iesla

© Copyright 2014 - IESLA Instituto de Educação Superior Latino Americano - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: CYB e Atonbox.