06) Área Educação – Doutorado em Epistemologia e História da Ciência na Argentina

Autorizada sua validade Nacional pelo Ministério de Educação Argentino Acreditado pela CONEAU Resolução 617/10

Turmas Novas:

A definir.

O Doutorado em Epistemologia e História da Ciência

A grande novidade introduzida nas sociedades contemporâneas, é que ao contrário das anteriores, o papel central do conhecimento científico em todas as áreas de sua operação argumenta que sua posse é a chave para o desenvolvimento e bem-estar dos países.

Neste contexto, dada a aceleração das descobertas científicas e tecnológicas, a reflexão sobre a ciência constitui um elemento essencial para o seu domínio e avanço.

As disciplinas que fazem esta reflexão, ao objeto central são:

  • metodologia de pesquisa, ou a seqüência de passos que orientam a pesquisa e a estrutura científica,
  • epistemologia, que examina as bases conceituais que dão racionalidade ao método científico e aos princípios de cada ciência,
  • história da ciência, sem cuja metodologia e epistemologia seria vazia, e que remetem ao estudioso atual pensando estilos do passado, para enriquecer suas perspectivas.

O doutorado possui a intenção de desenvolver essas três vertentes, na crença de que sem o rigor formal e conceitual da metodologia e epistemologia, a compreensão da atividade científica e exercício, enfrentam dificuldades consideráveis.

Nós adicionamos a eles uma história da gênese e desenvolvimento de conceitos e teorias da ciência, longe de ser uma simples lista em ordem cronológica, porque pensamos que é o reservatório natural de ideias e procedimentos que fertilizam o pensamento atual.

Modalidade intensiva

O doutorado tem uma carga horária de 540 horas divididas em 5 módulos quinzenais realizadas nas férias de janeiro e julho. Ao final do curso o aluno tem 3 anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente a área de concentração escolhida, para defesa perante banca em época oportuna.

Foi estruturado pela Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), atendendo pedido do IESLA, para satisfação das características especiais dos alunos do Brasil. O curso será ministrado na universidade de Pós-graduação da UNTREF na cidade de Buenos Aires, Argentina.

Público Alvo

Direcionado a brasileiros Graduados em qualquer área de ensino em qualquer nível, por instituições universitárias com planos de estudo não inferiores a quatro anos de duração, com a carga horária mínima de 2700 h.

Processo de seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Matrícula

Os candidatos aprovados no processo de seleção serão orientados a apresentar ao IESLA os seguintes documentos pessoais em fotocópias autenticadas em cartório, junto com 4 fotografias 3×4, para efetivação da matrícula: Declaração de aprovação no processo de seleção, emitida pelo IESLA; Diploma do curso de graduação; Histórico Escolar; Cédula de identidade ou passaporte e Cartão de inscrição no CPF.

O doutorando poderá viajar e se hospedar por conta própria, havendo, todavia, pacote especial para passagem aérea e hospedagem em grupo em hotéis de médio porte em Buenos Aires, cujas orientações detalhadas estão disponíveis através de nosso Departamento Doctor Travel, o que redunda em sensível economia no custo total de viagem.

Objetivos acadêmicos

Universidades são confrontadas com o desafio de formação de recursos humanos em um contexto de mudança contínua, onde a ciência se torna o principal fator que torna o desenvolvimento e o próprio funcionamento das sociedades contemporâneas. Nós sabemos que, nestas circunstâncias, o conhecimento que é ensinado hoje será rapidamente superado várias vezes, até mesmo na vida dos nossos alunos.

Dominar significa conhecimento, então, hoje não só sei o que é conhecido em diferentes campos da ciência, mas também possuir ductilidade suficiente para incorporar novos conhecimentos, às vezes antagônicas para aqueles que possuem. É necessário, em suma, aprender a pensar, o que equivale a incorporar o processo de aprendizagem das condições epistemológicas, históricas e da estrutura social de todo o conhecimento.

Essa incorporação consciente da metodologia científica para o processo de ensino-aprendizagem precisa se movimentar a partir da figura tradicional do professor que transmite o conhecimento já desenvolvido, o professor-pesquisador, que contribui para novos conhecimentos. E mudar a imagem do estudante que incorpora o conhecimento passivamente, cujo processo possui um papel ativo na investigação: desenvolver recursos humanos para gerar conhecimento científico original, conduzindo pesquisas e ensinar o objetivo principal para o Doutorado em Epistemologia e História da Ciência.

Investimentos

Contate o IESLA.

Plano de Estudos

DISCIPLINAS CARGA HORARIA
Elementos de lógica, lógica informal y teoría de conjuntos 54
Introducción a la investigación histórica 54
Ciencia y sociedad 54
Epistemología I 54
Historia de la Ciencia I 54
Epistemología II 54
Epistemología de las Ciencias Sociales 54
Historia de la Ciencia II 54
Concepciones Semánticas de la Ciencia 54
Historia de la Ciencia III 30
Epistemología II
Seminario de Tesis 30

Ciclo Personalizado

Cursos e seminários ministrados pelo Diretor de Tese
Tutorial de Tese
Pesquisa
Corpo Docente
Nome Título Universidade País Lecionará
César Lorenzano Doctor Universidad Nacional Autónoma de México México Epistemología I; Historia de la ciencia III; Seminario de tesis
Ricardo Gómez Doctor State University of California USA Ciencia y Sociedad
Gustavo Castagnola Doctor Universidad de Essex Gran Bretaña Introducción a la Investigación histórica
Fernando Tula Molina Doctor Universidad Nacional de La Plata Argentina Historia de la ciencia I; Historia de la ciencia II
Pablo Lorenzano Doctor Universidad Libre de Berlin Alemania Concepciones semánticas; Historia de la ciencia II
Eduardo Scarano Doctor Gran Bretaña Epistemología II
Antonio Castorina Doctor Universidad de Buenos Aires Argentina Epistemología III
Félix Schuster Master London School of Economics Epistemología de las ciencias sociales
Verónica Tozzi Doctora Universidad de Buenos Aires Argentina Epistemología de las ciencias sociales
Gladys Palau Doctora Universidad de Buenos Aires Argentina Elementos de lógica, lógica informal y teoría de conjuntos

Depoimentos de Alunos

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