11) Doutorado em Educação

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

UCSF – UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SANTA FE

Acreditado pela CONEAU, através das Resoluções Nº 334/00 e Nº 593/07

Turma nova

A definir.

O doutorado

O Doutorado em Educação ofertado pela UCSF – Universidade Católica de Santa Fé, em convênio com o IESLA, é ministrado na sede da UCSF em Santa Fé – Argentina.

Desde a sua origem, a UCSF considera a formação acadêmica como parte vital de sua obra. Há mais de cinquenta anos as suas turmas se desenvolvem entre a oferta de graduação para a carreira de Professorado em Ciências da Educação, na medida em que se permitiu adquirir uma vasta experiência no campo da formação profissional dos educadores. E é nesta mesma linha que se propõe este doutorado ofertado ininterruptamente desde 1994, sendo acreditado e recreditado pela CONEAU como curso de máximo nível acadêmico.

Objetivos

Formar pesquisadores qualificados no campo da pesquisa educacional, com o intuito de que se capacitem para formular, desenvolver, participar e/ou dirigir pesquisas interdisciplinares inéditas, que contribuam para alcançar uma maior e melhor compreensão das problemáticas inerentes ao âmbito educativo beneficiando diretamente os estudantes e os sistemas de ensino.

Formar recursos humanos altamente qualificados, capazes de analisar criticamente a realidade educacional e gerar desde a reflexão das novas práticas profissionais que contribuam para uma melhora social nas práticas exercidas.

Formar equipes de profissionais que assumam o debate acadêmico como um fórum contínuo de reflexão sobre a educação.

Modalidade intensiva

O curso possui uma carga horária de 360 horas presenciais, divididos em quatro módulos intensivos presenciais, realizados de 6 em 6 meses, nos meses de fevereiro e julho. Aulas ministradas na sede da UCSF em Santa Fé – Argentina. Ao final do curso o aluno terá dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente para apresentação e defesa perante banca em época oportuna, no idioma espanhol. A apresentação da tese poderá ser realizada antes do prazo final.

O programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica de Santa Fé busca desenvolver em doutorandos capacidades que permitam:

Desenvolver tarefas próprias de um pesquisador formado na área de pesquisa educacional de forma autônoma ou participando de equipes interdisciplinares de trabalho.

Emitir opinião fundamentada e crítica a respeito de temas inerentes a educação com uma visão integral e abrangente.

Aconselhar sobre projetos de pesquisa educacionais, proporcionando rigorosidade científica e acadêmica em questões atuais dentro do discurso pedagógico.

Gerar novos conhecimentos para integrá-lo em teorias pedagógicas existentes ou desenvolver novas teorias, no contexto do discurso pedagógico.

Público Alvo

O curso é destinado a graduados em ciências da educação, ciências humanas e ciências sociais, com títulos expedidos por instituições universitárias com planos de estudo não inferiores a quatro anos de duração, com a carga horária mínima de 2700 h.

Os aspirantes estrangeiros que a língua natal não seja espanhola deverão apresentar a aprovação do nível A1 do DELE (Diploma de Espanhol de Língua Estrangeira) ou do nível intermediário do Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU). Na falta destes, deverá ser apresentando previamente a admissão no curso, um exame de suficiência no idioma espanhol.

Processo de seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Coordenação Acadêmica Brasil

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça, Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-doutorando em Direito.

Matrícula

Os candidatos aprovados no processo de seleção serão orientados a apresentar ao IESLA os seguintes documentos:

  1. Currículo completo;
  2. Carta do candidato à UCSF, expondo a razão do seu interesse no doutorado e solicitando sua admissão no programa de Doutorado;
  3. 04 fotos 3×4 (coloridas e recentes)
  4. Fotocópia da carteira de identidade e Cartão de inscrição no CPF autenticados;
  5. Fotocópia da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteira no diploma e no histórico de graduação;
  6. O Diploma e o Histórico Escolar de graduação deverão receber reconhecimento de firma em cartório de uma das assinaturas (excluída a do graduado). Depois disto deve ser feita uma cópia autenticada, frente e verso destes documentos;
  7. Na sequência essas fotocópias deverão ser enviadas ao Ministério das Relações Exteriores para chancela – juntar os originais para conferência.

A chancela referida no item 7 consiste na chamada legalização consular de documentos no Brasil para que tenham validade no exterior. Todo o procedimento é realizado pelo próprio IESLA.

Programa de estudos

Área de formação na pesquisa

I – Pesquisa Educacional

II – Metodologia da Pesquisa

III – Métodos de pesquisa quantitativa

IV – Oficina de tese

Área de Formação e Atualização de Disciplina

V – Sistemas de Avaliação e Acreditação Universitária

VI – Tecnologias Emergentes para a Educação

VII – A Universidade no contexto Social Político

VIII – Filosofia da Educação

IX – A Educação Argentina, problemas e perspectivas

X – Atualização em Curriculum

XI – Atualização de dados na Avaliação da Aprendizagem

XII – Tese*

*A preparação da tese de doutorado é a peça central de todo o programa. A geração de novos conhecimentos é seu fundamento e a razão de ser.

Autoridades

Diretor do Departamento de Pós-Graduação

Prof. Dr. Juan Carlos Pablo Ballesteros

Diretor do Doutorado em Educação

Prof. Dr. Fernando Pablo Nápoli

Coordenadora do Doutorado em Educação

Pro. Dra. Anabel Gaitan

Investimento

Contate o IESLA.

Depoimentos de Alunos

Clique aqui e confira.

contato_iesla

© Copyright 2014 - IESLA Instituto de Educação Superior Latino Americano - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: CYB e Atonbox.