07) Doutorado em Ciências Biomédicas

Turmas novas:

07 a 22 de julho de 2017

O Doutorado em Ciências Biomédicas

O IESLA e o IUNIR, Instituto Universitário Italiano de Rosário, tem a satisfação de apresentar a V. Sa. o Doutorado em Medicina acreditado pela Resolução CONEAU n°390/08, na modalidade intensiva, realizado em módulos quinzenais, nos meses de janeiro e julho, na sede do IUNIR na cidade de Rosário, Argentina. Confira a palavra de boas-vindas do magnífico Reitor da IUNIR Dr. Mario A. Secchi: “É de conhecimento de todos que realizar uma tese de doutorado implica levar ao final a tarefa relevante e original de investigação, mas no nosso caso vamos além, pois um dos objetivos primordiais do doutorado em Ciências Biomédicas da IUNIR é “promover a investigação original na área das Ciências Biomédicas para contribuir no avanço do conhecimento científico interdisciplinar”.

Nosso projeto é multidisciplinar em essência, já que convoca a graduados de qualquer área das Ciências Biomédicas. Apontamos, além disso, o início da criação de um espaço de estudo não secularizado: um currículo flexível permite ao doutorando construir seu próprio caminho na aquisição dos conhecimentos. Após um ciclo inicial de formação metodológica básica, o candidato recebe no segundo ciclo, através da livre seleção de distintos cursos, a informação específica para sua proposta de investigação, junto a uma formação científica geral de alto nível acadêmico. O intercâmbio realizado nestes cursos por alunos de diversas disciplinas facilita a aquisição de conhecimentos afins e gerais a partir de uma perspectiva muito mais ampla. Também podem ser homologados cursos realizados em outras instituições, com critério amplo, ainda que regulamentado. Ao finalizar estes ciclos, dois estudos de tese permitem condensar os conhecimentos adquiridos no Projeto de tese (Estudo I), e na dissertação de doutorado em si (Estudo II).

Nossos docentes possuem um alto grau de compromisso, são conscientes do esforço que implica completar essa carreira de pós- graduação, tornando este processo, transcendente e rigoroso, em um caminho agradável e, ao mesmo tempo, de alto nível acadêmico. Convidamos a todos aqueles que desejam alcançar o mais alto título acadêmico com este doutorado, que nos contatem para aprofundar-se nos detalhes que considerem necessários, e a somar-se a este moderno projeto de uma Universidade jovem, mas que conta com docentes da maior envergadura, experientes e regularmente capacitados para enfrentar a proposta.

Destinatários

  • Graduados em Medicina, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Biologia, Química, Ciências Biomédicas e todos os cursos da área da saúde.
  • Com caráter de exceção, graduados de outras carreiras universitárias que desejem realizar sua tese no campo das Ciências Biomédicas, poderão ser admitidos através da revisão e aprovação de seus antecedentes acadêmicos e profissionais, pela comissão de Doutorado.

Conteúdo Programático

Ciclo de formação básica Tem por objetivo incorporar conhecimentos e metodologias básicas para a formação em investigação, a saber:Epistemologia geral

  • Metodologia da investigação científica
  • Lógica da ciência
  • Introdução a bioestatística

Este ciclo termina com o estudo de elaboração do Projeto de Tese.

Ciclo de formação específica

Este ciclo está estruturado por matérias de caráter “eletivo” que tem por objetivo dotar o Doutorando de uma sólida formação teórica, na área vinculada ao tema da tese escolhida. O Doutorando deverá propor o ciclo de formação específica, vinculada com a tese, contando com a conformidade e garantia do diretor da mesma. Paralelamente, levará ao fim, sob a assistência de seu diretor e a supervisão periódica da direção da carreira, as tarefas de investigação que permitirem expressar seu trabalho de tese doutoral, que deverá ser defendido em uma dissertação apresentada perante uma banca de professores entendidos do tema.

Modalidade do curso e horários

O Doutorado tem uma carga de 600 horas, divididas em 4 módulos quinzenais, que acontecem de 6 em 6 meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda a sexta-feira, de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h. Ao final do curso, o aluno tem 2 anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, que deverá ser escrita em espanhol, para defesa perante banca em época oportuna, no idioma espanhol.

Coordenação acadêmica

A orientação no Brasil está a cargo do Promotor de Justiça Joaquim Miranda, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal. Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Direito.

Processo de Seleção

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Matrícula

Para efetivação de matrícula, os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA os seguintes documentos:

(I) Currículo completo;
(II) 2 vias da ficha IUNIR devidamente preenchidas, e carta do candidato ao IUNIR, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no doutorado.
(III) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF;
(IV) 2 cópias autenticadas do diploma de graduação e com  firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório;
(V) 2 cópias autenticadas do histórico de graduação e com  firma do Reitor (ou responsável que assinou o histórico) reconhecida em cartório ;
(VI) 2 cópias de comprovante de residência;
(VII) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso;
(VIII) 4 fotos 3×4, atuais;
(IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas.
(X) Os documentos solicitados nos itens (IV e V) deverão ser chancelados no MRE.

Reconhecimento do título perante as intituições brasileiras

O diploma de Doutor emitido pelo IUNIR tem, no Brasil, a mesma validade de qualquer diploma oriundo das mais conceituadas universidades do estrangeiro. Estando, todavia, a Argentina inserida, evidentemente, no âmbito do Mercosul, uma vez que o curso é regularmente reconhecido pelo Governo Argentino, o graduado em cursos da área da Saúde ou Ciências Biomédicas que se qualificar para o curso e concluí-lo com sucesso, receberá o diploma de Doutor em Ciências Biomédicas, que no território brasileiro está regulado nos termos do Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005, do Presidente da República Federativa do Brasil, que ratificou e fez incorporar ao ordenamento Jurídico Nacional, o Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o exercício de atividades acadêmicas, nos Estados partes do MERCOSUL e prevê a admissão dos títulos de Mestre e Doutor, perante as instituições de ensino brasileiras.

Depoimentos de Alunos

Clique aqui e confira.

contato_iesla

© Copyright 2014 - IESLA Instituto de Educação Superior Latino Americano - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: CYB e Atonbox.