Mestrado em Psicanálise

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

O IESLA, em convênio com a Universidad Kennedy apresenta o Mestrado em Psicanálise.
Os eixos principais do Mestrado em Psicanálise são, por um lado, o estudo da validade dos conceitos fundamentais da psicanálise. Por outro lado, a relação sujeito-cultura-sociedade e pesquisa nesse campo, visto que as patologias do período apresentam um aumento superlativo.
Com 20 anos de história, o Mestrado em Psicanálise da Universidade Kennedy é o primeiro em sua área da América Latina. Corpo docente com alto nível de excelência acompanha e orienta os mestrandos de maneira personalizada.

Requisitos para obtenção do título

Participar das aulas e ser aprovado nas atividades programadas e defender com sucesso a dissertação de mestrado.

 

Certificadora

UK – Universidad John F. Kennedy

 

Titulação

Mestre em Psicanálise

 

Local das aulas

Aulas ministradas na sede da UK – Universidad John F. Kennedy, Buenos Aires, Argentina.

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a dissertação em até dois anos;
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da dissertação;
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas;
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem;
  • Corpo docente formado 100% por mestres e doutores;
  • Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;
  • Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em três continentes;
  • Conselho de Professores formado por profissionais de destaque, por mestres e doutores;
  • Cursos com viés teórico e prático;
  • Oferta de educação em todos os níveis superiores – da graduação ao Pós-doutorado;
  • Excelência aliada a valor agregado;
  • Incentivo à pesquisa científica e acadêmica – por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;
  • A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;
  • Programa “Muy Amigo”, onde o aluno pode se tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;
  • Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;
  • Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;
  • Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de mestrados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.    
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.    
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.    
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.    

 

Turmas Novas

14 a 25/01/19

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça em Minas Gerais, com Mestrado em Coimbra, Doutorado e Pós-doutorado em Buenos Aires

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

  • Orientação freudo-lacaniana, essa carreira estimula a prática da pesquisa conceitual e empírica nos diversos formalismos teóricos da Psicanálise e seus desdobramentos quanto aos novos parâmetros culturais, regionais e internacionais, suas influências e seus consequentes sintomas. Também procura promover a transferência de contribuições substantivas de resultados de pesquisa e incorporar os desenvolvimentos de disciplinas relacionadas.
  • O mestrado treina pesquisadores com rigor metodológico e excelência acadêmica para o ensino superior. Os professores podem participar em várias atividades organizadas pela Faculdade de Ciências Psicológicas da Universidade. Conferências internacionais são realizadas todos os anos com a participação dos três programas de pós-graduação na área de Psicologia da Universidade, espaço para intercâmbio e palestrantes reconhecidos.
  • Uma característica particular do projeto é que desde o primeiro dia cada aluno pesquisa sobre um tema de escolha para realizar sua tese. Ao longo de sua carreira, cada aluno envia quatro avanços de tese e todas as avaliações trimestrais giram em torno do tema escolhido. Além disso, durante todo o curso, o aluno pode participar da Oficina de Tese, onde é aconselhado por professores especialistas. Isso colabora com a conclusão da tese em tempo hábil.

Metodologia

Prática de investigação conceitual da psicanálise. Realizam práticas pré-profissionais supervisionadas para consolidar a aprendizagem. Desde o início o mestrando pesquisa sobre um tema de interesse para o desenvolvimento da dissertação. Ao longo do curso, cada aluno envia quatro avanços de tese e todas as avaliações trimestrais giram em torno do tema escolhido. Além disso, durante todo o curso, o aluno pode participar de Oficinas de Tese, onde é aconselhado por professores especialistas. Isso colabora com a conclusão da tese em tempo hábil. Além de participar de seminários, congressos e atividades extracurriculares.

Público Alvo

Graduados em Antropologia, Ciências da Educação, Ciências Sociais (geral), Direito, Psicologia, Doutor em Psicologia Social, Filosofia, História, Literatura, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Sociologia concedidos por Universidades Brasileiras reconhecido pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da nação ou universidades estrangeiras reconhecidas pelas autoridades do seu país.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula: Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: 1. Currículum vitae; 2. Carta de Intenção; 3. 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF; 4. 2 cópias autenticadas do diploma da graduação; 5. 2 cópias de comprovante de residência; 6. 2 cópias autenticadas do histórico da graduação; 7. Cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso; 8. 4 fotos 3×4, atuais; 9. Ficha UK devidamente preenchida; 10. 3 vias do contrato de prestação de serviços, devidamente preenchidas e assinadas.

Campo de Atuação

Área da saúde/Psicologia/Humanas/Negócios

Modalidade do Curso e Horário

O Mestrado tem uma carga de 540 horas, divididas em 4 módulos quinzenais, que acontecem de 6 em 6 meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda a sexta-feira, de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h. Ao final do curso, o aluno tem 2 anos para desenvolver uma disseratação sobre tema pertinente, que deverá ser escrita em espanhol, para defesa perante banca em época oportuna.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Presidente: Prof Dr. Amelia Imbriano Doutora em Psicologia Clínica. Professor de Teoria da Psicanálise, e desenvolvimento de pesquisa em Psicanálise. Decano do Departamento de Psicanálise e Diretor do Mestrado em Psicanálise da Universidade Argentina JF Kennedy. Estágio de pós-graduação clínica: CHS Sainte Anne (Paris), CHS Prémontré (França), 388 Québec (Canadá), Hospital Columbia (Nova York). Professor Doutor da Psicanálise na Universidade Andrés Bello (Chile). Consultoria membro do Mestrado em Psicanálise da Universidade do Aconcágua (Argentina), Universidade de Antioquia (Colômbia). Professor convidado no CHS Sainte Anne, Prémontré CHS, Jacques Lacan Centre, Universidade de Rennes II (França), Universidad de San Buenaventura (Colômbia), Univesidade de Fortaleza (Brasil), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Práxis freudiana Presidente da Fundação. Autor de numerosos ensaios, artigos e livros, incluindo “A Odisséia do século”, “Os ensinamentos de psicose”, “Onde Foi”, “Amor em psicanálise”. | Membros: Dr. Jean Michel Vappereau: Mestre em Matemática, Universidade de Paris VII. Diploma Deep em Estudos Psicanalíticos (DEA) Université Paris VIII. Membro da Sociedade Matemática de França, Membro da topologia de Extensão, membro da Carta lacaniana. “Autor de publicações sobre a topologia do assunto, incluindo: “Essaim” o grupo fundamental do Laço, “Cozido” intrínseca a “A Teoria da Topológica de Superfícies”, “Teoria do Nó-Knot delineada por Jacques Lacan”,”Lu – O esquema dobrou a carta 52 de Freud.” | Prof Dr. Jozami Ester Maria: Ph.D. em Psicologia Social. Professor da Universidade Católica de Santiago del Estero e Tucumán Universidade Nacional. Assistente de Professor da Universidade de Buenos Aires. Membros da Fundação Sigmund Freud Psicanalítica de Tucumán. Diretor de mestrado e teses de doutorado. Autor de artigos, ensaios e livros, incluindo “De paixões e os destinos.” | Prof. Dr. Juan Carlos Cosentino: Professor Consultor da Faculdade de Psicologia, UBA. Professor Titular da psicanálise Freud II Presidente e Professor de Psicanálise Clínica pelo Presidente I, Faculdade de Psicologia da UBA (até fevereiro de 2006). Diretor do Mestrado de Psicanálise UBA (até 2008) Diretor do projecto de investigação UBACYT P041 “, manuscritos inéditos: a versão de 1920 criticou os textos metapsicológicos freudianos.” Construção Autor dos conceitos freudianos, BA, Primavera, 1999; construção dos conceitos freudianos II, BA, Primavera de 1999, Primeira clínica freudiana (ed. e autor), BA, Imago Mundi , 2003; A virada de 1920, (editor e autor), BA, Imago Mundi de 2003, o problema econômico: I – é-super-auto-sintoma (editor e autor), BA, Imago Mundi, 2005. | Consultores externos: Dr. Roland Broca Psychiatre honoraire des Hôpitaux. Chef serviço de générale et psychiatrie hospitalier psychiatrie na criança e no adolescente. Président de la Commission médicale de l’établissement. CHS Prémontré. Responsável Créateur et du “Centro de clinique Psychanalytique Jacques Lacan” Che Créateur et clinique du Centre Jenny Aubry privées sur les violências (Hôpital Necker-Enfants Malades em Paris). Representante de l’Unesco à l’ONG World Federation for Mental Health, bioéthique seção. Président de la Fédération Française de santé mentale (FFSM) membre da WFMH. Professeur associé a Chaire près de Psychiatrie de l’Université de Thessalonique Aristote, Grèce. (Professeur Caprinis). | Prof Dr. Gorog Francoise Chef de serviço du 16 ème Secteur de Paris (15ème) du Publicação: 9 mai 1988. Doutorado em Psychopathologie et psychanalyse: De Feminité et dans la Psychose perversão, sous la direção do Sr. Brun, Université Paris VII, 2008. Diplôme Universitaire du Coordinateur Surdité et santé mentale à l’Université Paris V, Faculté Cochin-Port Royal Membre de l’équipe du Centre de Recherche habilitée “Psychanalyse et Médecine» à l’école rattaché doutorado Recherche en Psychanalyse de l’Université René Diderot-Paris VII. Membre de philosophie comissão la, psychanalyse au CNL (Centre du livre nacional), depuis 2008. | Corpo Docente: Guillermo Apolo | Juan Carlos Cosentino | Félix Contreras | Néstor Costa | Mariana Clancy | Lyda González Flórez | Cristina Gartland | John James Gomez Gallego | Marcelo Grigoravicius | Paula Hochman | Amelia Imbriano | María Ester Jozami | Claudio Kairuz | María Inés Kaplan | Anselmo Kozak | Mabel Levato | Alejandra Loray | Zulma López Arranz | Silvia Maioli | Jorge Montironi | Maria Alejandra Porrás | SilviaTomás | Jean Michel Vappereau| Viviana Vassallo. Professores convidados: Estrangeiro: Jean Allouch (França), Broca Roland (França), Eduardo Gomberoff Jean (Chile), Jacques Gorog (França), Gorog Francoise (França), Kamienny Diana (França), Majkut Paul (EUA), Clara Cecilia Duque Mesa (Colômbia), Juan David Nasio (França), Michelle Pallotini (Itália), Maria Victoria Perea Bartolomé (Espanha), Luis Pinto (Espanha), Cesar A. Taborda Sanchez (Colômbia), Nora Garcia Colomé (México), Berenice Iturriaga Mejia (México), entre outros. | Nacional: Julio Aparicio | Azareto Clara | Benjamin Alice | Eduardo Bernasconi | Hugo Cardoso | Cibeira Alicia | Patricia Cuesta | Facundo de Almeida | João Tiago Luis Di Santo | Dreyzin Aníbal | Donghi Alicia | Deborah Fleischer | Frydman Arturo | Marta Gerez Ambertín | Gómez Gallego | Grigoravicius Marcelo | Graciela Kahanof | Héctor López | Silvio Maresca | Markl Julia | Mattiozzi Raul | Silvia Ons | Peusner Paulo | Mario Pujo | Pulice Gabriel | Quesada Silvia | Jorge Rodriguez Solano | Lucia Rossi | Alberto Santiere | Tareala Jorge | Paula Winkler | Oscar Zelis | Irene Zimerman, entre outros.

Conteúdo programático

PRIMEIRO MÓDULO

  • Conceptos Fundamentales I
  • Sintoma, Angustia y Fantasma
  • Investigación en Piscoanáliis y Cultura
  • Antropologia Filosófica
  • Metodologia de la Investigación

SEGUNDO MÓDULO

  • Conceptos Fundamentalis II
  • Teoria de la Neurosis
  • La Feminidad
  • Linguística

TERCEIRO MÓDULO

  • Interpretación en Psicoanálisis
  • Teoria de la Psicosis
  • Las Lógicas de la Vida Amorosa
  • Lógica
  • Investigación en Psioanálisis

QUARTO MÓDULO

  • Ética da Pscioanálisis
  • Teoria de la Perversión
  • História del Psicoanálisis y sus conceptos
  • Topologia

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO