Mestrado em Análise e Marketing Político

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

O programa de mestrado tem objetivos de formação ligados às habilidades, conhecimentos e habilidades exigidas de um designer e analista de campanhas políticas. Nesse sentido, e para o desenvolvimento de seu currículo, serão realizadas atividades de colaboração e transferência de conhecimento com instituições e centros de estudo de trajetória ampla, e a realização de conferências, seminários, congressos, workshops, bem como a promoção de projetos e transferência de conhecimento relacionado.

Requisitos para obtenção do título

Participar das aulas e ser aprovado nas atividades programadas e defender com sucesso a dissertação de mestrado.

 

Certificadora

UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

 

Titulação

Mestre em Análise e Marketing Político.

 

Local das aulas

Aulas ministradas na sede da UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Paraguay 1401, C1061ABA CABA, Argentina

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a dissertação em até dois anos;
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da dissertação;
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas;
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem;
  • Corpo docente formado 100% por mestres e doutores;
  • Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;
  • Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em três continentes;
  • Conselho de Professores formado por profissionais de destaque, por mestres e doutores;
  • Cursos com viés teórico e prático;
  • Oferta de educação em todos os níveis superiores – da graduação ao Pós-doutorado;
  • Excelência aliada a valor agregado;
  • Incentivo à pesquisa científica e acadêmica – por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;
  • A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;
  • Programa “Muy Amigo”, onde o aluno pode se tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;
  • Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;
  • Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;
  • Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de mestrados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.    
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.    
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.    
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.    

Turmas Novas

De 14 a 29 de Janeiro de 2019.

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça em Minas Gerais, com Mestrado em Coimbra, Doutorado e Pós-doutorado em Buenos Aires

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

O programa de mestrado tem objetivos de formação ligados às habilidades, conhecimentos e habilidades exigidas de um designer e analista de campanhas políticas. Nesse sentido, e para o desenvolvimento de seu currículo, serão realizadas atividades de colaboração e transferência de conhecimento com instituições e centros de estudo de trajetória ampla, e a realização de conferências, seminários, congressos, workshops, bem como a promoção de projetos e transferência de conhecimento relacionado.

Metodologia

As atividades incluídas no Plano de Estudo possuem duas modalidades: Matérias e Workshop, sendo cada um deles definido da seguinte forma: Matérias • Transmissão com modalidade teórico-prática de um conjunto temático necessária para a formação do perfil do graduado. Workshop • dispositivo prático para a aplicação do conhecimento teórico e processual para tarefas específicas exigidas pelo perfil do graduado. Estratégias de ensino presentes nessas atividades e, através das quais, o estudante viajará a corrida as seguintes: • Exercícios e treinamento prático. • Desenvolvimento de tarefas em grupos de trabalho. • Estudos de casos, através de leituras e vídeos. • Fóruns, chat e supervisão de aprendizado através de campus virtual e Internet, de forma permitir espaços de trabalho colaborativo em casos e interação continua entre os alunos e os professores, facilitando a interação entre alunos e professores. • Trabalho individual e em grupo desenvolvidos em forma presencial ou virtual e simulação de situações através da dramatização. • Materiais de ensino suplementares e apoio em suporte à distância (em diferentes tipos de suporte, através do uso de novas tecnologias). Tutoria supervisionada.

Público Alvo

Bacharéis e licenciados em todas as áreas da educação, que tenham interesse em desenvolver competências na área.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula: Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: (I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida. (II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Mestrado; (III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes) (IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados; (V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação; (VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório e com o apostilamento de Haia; (VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico, autenticado em cartório e com o apostilamento de Haia, (VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser apostilados, conforme o acordo da convenção de Haia, que substituiu a chancela no MRE. (IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

Campo de Atuação

O mestrado capacita profissionais que, após concluírem seus estudos, terão alcançado: Conhecimento das abordagens, práticas e ferramentas existentes para o desenho e execução de campanhas políticas. Adquirido competências para a concepção, implementação e análise de ações estratégicas e táticas, necessárias para atingir os objetivos da campanha política. Desenvolver as competências e habilidades necessárias para atuar como analista, consultor ou gerente de campanha. Identificar os atores envolvidos na implantação de uma campanha política para posições eletivas de natureza executiva ou legislativa. Especializar-se na análise de campanhas políticas realizadas no país e no exterior.

Modalidade do Curso e Horário

O Mestrado tem uma carga de mais de 560 horas presenciais, divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. Mais a carga horária para as tutorias e desenvolvimento da dissertação, totalizando 974 horas/aula. Aulas presenciais ministradas na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver a dissertação de mestrado sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Direção acadêmica: Mag. Gonzalo Peña | Licenciado en Ciencia Política UBA y Master en Investigación de Opinión Pública de la Fundación Banco Patricios. Especialista en Docencia Universitaria UCES | Director de la Maestría en Investigación de Mercados, Medios y Opinión (MIMMO) de UCES. | Director del Instituto de Monitoreo de Tendencias (IMoT) de UCES. Docente e investigador universitario UCES, UCA, UP y UNTREF. Director de OH! PANEL. Consultor de empresas locales e internacionales en investigación de mercados, medios y opinión. Director de la Comisión de Métricas de CACE (Cámara Argentina de Comercio Electrónico). Autor de trabajos de research presentados en ESOMAR, SAIMO (Argentina), ACEI (Colombia), CEISMU (Uruguay) y ABA (Brasil). Autor de libros y artículos sobre investigación de mercados y negocios para publicaciones locales e internacionales. | Docentes: Dr. Federico Rey Lennon | Dra. Gabriela Gómez Rojas | Mag. Carlos Coto | Mag. Alejandra Ravettino | Mag. Alejandro J. Negro | Dr. Sergio Eissa | Mag Florencia Bernhardt | Lic. Sebastián Halperín | Lic. Néstor Cohen | Mag. Gonzalo Diego Peña | Lic. Natalia Quiroga | Lic. Carlos Fara

Conteúdo programático

DISCIPLINAS

PRIMEIRO MÓDULO

  • Teorías de la Opinión Pública
  • Instituciones, sistemas políticos y regímenes electorales I
  • Metodología de la Investigación Social
  • Ética política y sistemas de transparencia
Carga Horaria • 140 hs.

SEGUNDO MÓDULO

  • Marketing Político I
  • Investigación en Opinión Pública y Medios de Comunicación
  • Instituciones, sistemas políticos y regímenes electorales II
  • Taller de Tesis I
Carga Horaria • 140 hs

TERCEIRO MÓDULO

  • Marketing Político II
  • Análisis de Campañas Políticas I
  • Estrategia de Discurso Político
  • Análisis Político de la Argentina Moderna y Contemporánea I
  • Asesoría Estratégica de Imagen I
Carga Horaria • 156 hs.

QUARTO MÓDULO

  • Análisis de Campañas Políticas II
  • Análisis político de la Argentina Moderna y Contemporánea II
  • Asesoría Estratégica de Imagen II
  • Taller de Tesis II
Carga Horaria • 128 hs.

MATÉRIAS ELETIVAS

O aluno deve completar um seminário anual opcional de, pelo menos, 12 horas Para atender a esse requisito, o aluno pode escolher a oferta que integra o currículo ou outras atividades oferecidas no departamento de pós-graduação da Universidade Esta última possibilidade deve ser autorizada pela direção do curso em função de sua relevância para os objetivos de formação do Mestre.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO