Mestrado em Educação: Governança e Gestão da Educação

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

A formação contínua dos recursos profissionais para o sistema de educação constitui um elemento-chave na agenda política atual e nesta linha, este projeto de mestrado se propõe a fomentar a inovação na profissionalização da gestão e da educação, dando ênfase para o relacionamento com a sociedade e o ambiente produtivo. Além disso, ao assumir maiores responsabilidades na gestão acadêmica, administrativa, financeira e apoiando a todos de interesses vinculados com a comunidade acadêmica, promove-se importantes transformações que requerem novos espaços de intercâmbio que destaquem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas multidisciplinares de análise, sendo estes, os temas centrais do projeto.

A partir desta perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e sua constante mutação atuam prontamente para que a educação de pós-graduação torne-se uma peça essencial, tanto na configuração educacional, quanto para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo.

 

Requisitos para obtenção do título

Participar das aulas e ser aprovado nas atividades programadas e defender com sucesso a dissertação de mestrado.

 

Certificadora

UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

 

Titulação

Mestre em Governança e Gestão da Educação

 

Local das aulas

Aulas ministradas na sede da UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais – Paraguay 1338, 1er piso (C1057AAV) Buenos Aires, Argentina.

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a dissertação em até dois anos.
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da dissertação.
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural.
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica.
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas.
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de mestrados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.     
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.     
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.     
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.     

Turmas Novas

De 14 a 29 de Janeiro de 2019.

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal, Mestre, Doutor e Pós-doutorando.

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

Formar profissionais de distintos âmbitos disciplinares na gestão de instituições de educação, promovendo a prática reflexiva, a pesquisa e a responsabilidade social.

Metodologia

O Plano de Estudos é composto por uma estrutura modular presencial, semi-estruturada sem correlacionar-se. A proposta de integração multidisciplinar se realizará através de reflexões teóricas, interpretações casuísticas, resolução de problemas e participação em diversos eventos acadêmicos. Também, visa complementar a atividade curricular própria do Mestrado, para promover a participação contínua dos alunos em seminários, conferências e jornadas relacionadas à área em estudo. O Plano de Estudos é dividido em duas partes: Seminários do ciclo geral Seminários do ciclo especifico

Público Alvo

Bacharéis e Licenciados em todas as áreas da educação. Caso o requerente não possua formação de bacharelado ou pós-graduação na área de educação, será indicada uma estratégia de nivelamento específica. Além disso, o candidato deverá possuir antecedentes acadêmicos ou profissionais relacionados com o tema da pós-graduação.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula. Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: (I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida. (II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Mestrado; (III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes) (IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados; (V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação; (VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório e com o apostilamento de Haia; (VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico, autenticado em cartório e com o apostilamento de Haia, (VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser apostilados, conforme o acordo da convenção de Haia, que substituiu a chancela no MRE. (IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

Campo de Atuação

Área da Educação/Humanas/Negócios. O Mestrado habilita para a realização de práticas profissionais nas diferentes área da educação, com formação prática em instituições de gestão pública e privada.

Modalidade do Curso e Horário

O Mestrado tem uma carga de mais de 560 horas presenciais, divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. Mais a carga horária para as tutorias e desenvolvimento da dissertação, totalizando mais de 900 horas/aula. Aulas presenciais ministradas na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver a dissertação de mestrado sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Direção acadêmica:  Sergio Siciliano | Docentes: Mirta Cantoli | Mauro Cernadas | Paulo Falcón | Sandra Filomeno | Leandro Goroyesky |Nancy Sorfo | Carlos Torrendell

Conteúdo programático

PRIMEIRO MÓDULO

  • Políticas Públicas de Estado
  • Gestão da Educação e Governo
  • Economia e Financiamento da Educação
 

SEGUNDO MÓDULO

  • Política e Legislação da Educação na Argentina (Opção de estudo comparado nos seminários opcionais)
  • Historia da Educação na Argentina (Opção de estudo comparado nos seminários opcionais)
  • Investigação Educativa
 

TERCEIRO MÓDULO

  • Seminários Opcionais
 

QUARTO MÓDULO

  • Seminários Opcionais

*MATÉRIAS PROPOSTAS PARA OS SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO OPCIONAL:

  • Sistemas Educativos Comparados
  • Carreira e Políticas Docentes
  • Legislação Educativa
  • Gestão dos Sistemas de Informação
  • Pesquisa e estatística educacional
  • Elaboração de indicadores de qualidade
  • Desenho curricular por competências gestão do aprendizado
  • Inovação e avaliação do aprendizado
  • Tecnologias da informação e comunicação
  • Problemática atual do nível superior universitário
  • Prospectiva da gestão do ensino superior
  • Garantia interna e externa da qualidade
*As matérias opcionais são de referência, podendo variar de acordo com as propostas do corpo acadêmico aprovadas pela direção e/ou comitê acadêmico da carreira.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO