DOUTORADO EM PSICOLOGIA

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

O Instituto de Educação Superior Latino- Americano (IESLA) em convênio com uma das mais conceituadas universidades da América Latina, a Universidad Palermo, situada em Buenos Aires – Argentina, abre inscrições para o Doutorado da Universidade de Palermo em Psicologia, que foi credenciado pela CONEAU pelo Res. No. 427/07 e categorizado como “Muito Bom”. É Reconhecido pela Resolução nº RESFC. 2017-317 – APN – Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitária– CONEAU.

Requisitos para obtenção do título

Cursar e aprovar as disciplinas ministradas nos cursos, seminários e atividades programadas, aprovar e defender com sucesso a tese de doutorado.

Certificadora

UP – Universidade de Palermo

Titulação

Doutor da Universidad de Palermo: Philosophia e Doctor, Ph. D. Em um Diploma adicional se certifica a Orientação em Psicologia do Doutorado e o tema da Tese.

Local das aulas

Aulas realizadas na sede da Universidad de Palermo em Buenos Aires – Argentina.
Calle Mario Bravo, 1050, 8º piso, C1175ABT, Buenos Aires, Argentina

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.
Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem:

Biblioteca Física e Digital
Corpo docente formado 100% por mestres e doutores
Curso com viés teórico e prático
Fundadores do IESLA são reconhecidos internacionalmente com títulos Doutores Honoris Causa
O IESLA possui revistas acadêmicas para publicação dos trabalhos dos alunos, com vistas à formação de um currículo individual de respeito
Modernas salas de aula, equipadas com sofisticados recursos audiovisuais

Outros destaques:

✓Possibilidade de defender a tese em até dois anos;
✓Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da tese;
✓Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;
✓ Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;
✓Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas;
✓ Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem
✓Corpo docente formado 100% por mestres e doutores;
✓Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;
✓ Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em três continentes;
✓Cursos com viés teórico e prático;
✓ Excelência aliada a valor agregado;
✓Incentivo à pesquisa científica e acadêmica – por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;
✓A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;
✓Programa “Muy Amigo”, onde o aluno pode se tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;
✓Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;
✓Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;
✓Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.
✓O IESLA possibilita a experiência internacional em todos os níveis educacionais;
✓Os maiores índices de retenção estão aqui. No IESLA você será apoiado quando houver a preocupação de não conseguir concluir a graduação ou a Pós.
✓Os maiores indicadores de satisfação do aluno estão aqui. Na Pós Internacional, 98%. Na graduação, 99%. Na Pós e MBA próprios, 99,4%.

Diferenciais após a conclusão do curso:

✓ Convite para lecionar e palestrar no exterior;

Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.

Turmas Novas

O primeiro módulo será realizado de 20 de Janeiro a 01 de fevereiro de 2020.

Horários: de segundas as sextas-feiras, das 8h30min às 19h. Sábados das 8h às 13h.

Aulas realizadas na sede da Universidad de Palermo em Buenos Aires – Argentina.

Calle Mario Bravo, 1050, 8º piso, C1175ABT, Buenos Aires, Argentina

DIRETOR DO DOUTORADO EM PSICOLOGIA

Dr. Alejandro Castro Solano

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri. Lic. Em Psicologia (UBA). Professor de Psicologia no Ensino Secundário e Superior (UBA). Diretor do Doutorado em Psicologia na Universidade de Palermo. Pesquisador Independente do CONICET, com sede na Universidade de Palermo. Professor universitário. Diretor da Revista Psicodebate, da Universidade de Palermo. Professor convidado do IESLA

DIREÇÃO ACADÊMICA DO CURSO NO BRASIL

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Pós-dourado em Ciências Penais e Garantias Constitucionais (2014), Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais (2013), MBA em Gestão de Negócios pela FGV (2007), Pós-doutoranda em Psicologia Social pela Universidad John Kennedy. Mestre em Psicanálise, graduação em Direito (2000). Docente de graduação, especialização e mestrado em diversas instituições de ensino superior e no exterior. Orientadora de teses doutorais e Dissertações de Mestrados. Fundadora e Presidente do IESLA - Instituto de Educação Latino-americano e Diretora-Presidente da ESJUS - Escola Superior de Justiça. Conferencista internacional sobre temas relacionados ao Empreendedorismo e Inovação, Educação Superior, à Família, à Criança e ao Adolescente.

Objetivos do curso

✓ Formar doutores treinados para o ensino universitário e a pesquisa científica. ✓ Promover a atualização do conhecimento em diferentes campos do trabalho psicológico de forma interdisciplinar. ✓ Possibilitar a melhoria sistemática e a atualização das práticas profissionais dos psicólogos. ✓ Proporcionar aos doutorandos uma visão contemporânea da Psicologia e suas recentes transformações. ✓ Incentivar a reflexão ética, oferecendo a oportunidade de adquirir ferramentas conceituais e instrumentais sustentadas em um clima de respeito pela diversidade teórica e metodológica. ✓ A Força do Doutorado: Formação e treinamento para a Pesquisa e o desenvolvimento da Tese. Os alunos podem realizar seus trabalhos de tese junto aos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Psicologia, do Centro de Pesquisa em Neurociência, Neuropsicologia e do Centro de Pesquisa em Ciências Sociais.
 
   

METODOLOGIA

O desenho curricular do Doutorado em Psicologia está concebido como um plano acadêmico que visa capacitar o aluno e atualizar os seus conhecimentos no campo disciplinar e ao mesmo tempo possa adquirir habilidades de investigação e pesquisa para a realização de pesquisa de tese. Desta forma, se promove um perfil de egresso de excelência com uma formação em psicologia em consonância com as linhas internacionais de pesquisa, e com ferramentas empíricas apoiadas pela comunidade internacional para responder a questões colocadas pelo campo disciplinar. Dentro de cada seminário e workshop, há atividades de aprendizado que combinam a exposição do professor com tarefas individuais e em grupo que exigem participação ativa do aluno. Essas tarefas visam aumentar a motivação, o comprometimento e promover a capacidade de reflexão e trabalho autônomo do aluno.

Público Alvo

Os candidatos deverão ser egressos de carreiras universitárias de graduação em Psicologia, Psicopedagogia, Medicina com especialização em Psiquiatria e/ou saúde mental e/ou mestrados complementares no campo da Psicologia aprovadas em universidades reconhecidas por autoridades brasileiras.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula: Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: (I) Currículo completo e carta expondo o seu interesse de ingresso do doutorado; (II) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF; (III) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas em cartório; (IV) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas em cartório, (V) 2 cópias de comprovante de residência; (VI) Fotocópia da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação; (VII) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso; (VIII) 4 fotos 3×4, atuais; (IX) Ficha UP, devidamente preenchida e assinada. (X) 3 vias do contrato de prestação de serviços, devidamente preenchidas e assinadas.

Campo de Atuação

Área da saúde

Modalidade do Curso e Horário

O curso é presencial, com carga horária mínima de 374 horas aulas e compreende a 04 (quatro) módulos, com 15 (quinze) dias de aulas, realizados nos meses de janeiro e julho, compreendendo, também, aulas à distância. Se estima em torno de 300 horas para o desenvolvimento da Tese, totalizando 674 horas. Ao final do cumprimento das disciplinas o aluno terá 02(dois) anos para desenvolver o Projeto de Pesquisa Científica e escrever a Tese, que deverá ser escrita em espanhol e fazer a sua defesa perante a banca examinadora. PLANO DE ESTUDOS O plano de estudos do Doutorado tem caráter semi-estruturado, compreende 12 cursos e seminários mais o desenvolvimento e defesa de uma Tese de Investigação. PLANO DE ESTUDOS DO DOUTORADO PSICOLOGIA Seminários obrigatórios: • Filosofia da Ciência; • Metodologia da Investigação; • Redação de Textos Acadêmicos em Psicologia. Seminários eletivos: • 9 Seminários eletivos a selecionar entre aqueles oferecidos em cada período módulo Tesis: • El plan de estudios se completa mediante el desarrollo de una Tesis de Investigación de carácter individual para la cuya preparación se incluyen tres Talleres y el apoyo tutorial de un profesor. DISCIPLINAS OPTATIVAS (ELETIVAS) (O aluno deverá escolher 9 cursos constituídos na oferta descrita abaixo) ✓ Processos Psicológicos Básicos. ✓ Sistemas Psicológicos Contemporâneos. ✓ Normalidade e Psicopatologia na Adolescência. ✓ Psicopatologia e Psicoterapias. ✓ Psicologia do Desenvolvimento ✓ Psicologia Positiva e Qualidade de vida. ✓ Psicologia Social e Cultural. ✓ Atualização em Transtornos Bipolares. ✓ Psicologia do Trabalho. ✓ Fundamentos de Psicologia Positiva. ✓ Cultura, Psicopatologia e Avaliação Psicológica. ✓ Emoções e Bem estar Psicológico. ✓ Pesquisa em Qualidade de Vida. ✓ Temas de Psicologia Educativa. ✓ Laboratório de Estatística. ✓ Métodos Quantitativos. ✓ Métodos Experimentais em Psicologia. TESE: Para obter o título de doutor (a) em Psicologia, o (a) doutorando (a) deve ter sua tese final aprovada. A tese deve ser um trabalho de pesquisa inédito que reflita o conhecimento atual sobre o tema escolhido e marco conceitual com metodologia necessária para defendê-la. Deve constituir uma contribuição original para o avanço do conhecimento da disciplina ou problema selecionado. DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DA TESE Uma vez que os cursos obrigatórios e opcionais tenham sido concluídos e aprovados, o estudante do doutorado apresentará uma proposta de tese e um diretor de tese ao Comitê de Doutorado. Pode escolher um professor da UP ou um professor de IESLA o externo que, devido à sua formação acadêmica e profissional, possa agir como tal. A Comissão de Doutorado avaliará a proposta e determinará sua aprovação ou desaprovação. Para o desenvolvimento da Pesquisa e Investigação, o aluno poderá conta com O Centro de Investigação em Neurociências e de Neuropsicologia da Universidad de Palermo, que visa a promover uma melhor compreensão da relação cérebro-comportamento através da investigação de alterações no sistema nervoso central e no sistema cognitivo. ✓ Desenvolve várias linhas de pesquisa, em Neuropsicologia, em Transtornos Afetivos e em Epidemiologia Psicológica e Psiquiátrica, que compreendem diferentes projetos. ✓ Por sua vez, a freqüência com que as funções mentais complexas são afetados como resultado dos vários distúrbios psicopatológicos (transtornos afetivos, esquizofrenia, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano ou doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer), determina um escopo amplo e crescente de neuropsicologia clínica, que permite complementar o diagnóstico e o prognóstico das doenças cerebrais além de suas características clínicas particulares, bem como sua potencial aplicação na reabilitação dessas patologias. Centro de Pesquisa em Neurociências e Neuropsicologia Este centro é dirigido pelo Dr. Gustavo Vazquez com a coordenação do Dr. Eduardo Leiderman. Linhas de investigação ✓ Neuropsicologia Esta linha visa avaliar as funções mentais complexas afetadas como resultado de vários transtornos psicopatológicos. É composto por três projetos que contam com financiamento interno da UP. ✓ Transtornos Afetivos O objetivo desta linha é a concepção e validação de escalas para a detecção e diagnóstico de transtornos afetivos e seu uso para a previsão de recaídas. ✓ Centro de Pesquisa em Neuropsicologia O Centro de Pesquisa em Psicologia desenvolve quatro linhas de pesquisa, em Psicologia Positiva, Psicologia Clínica, Psicologia Evolutiva e Psicologia Organizacional, que compreendem 9 projetos. Linhas de investigação ✓ Psicologia Positiva Estuda o funcionamento psíquico ideal de pessoas, grupos e instituições, tentando compreender os estados sociais e culturais subjetivos que caracterizam uma vida plena. ✓ Psicologia Evolucionária e Processos Psicológicos Básicos O objetivo desta linha é o estudo dos mecanismos psicológicos que foram desenvolvidos como adaptações psicológicas decorrentes da evolução. Entende processos psicológicos (processos básicos, emoções, etc.) como produtos funcionais da seleção natural. ✓ Psicologia clinica Estudar a saúde-doença contínua, tomando como unidades de análise pacientes que apresentam algum distúrbio psicológico e / ou fazem tratamento psicológico. ✓ Psicologia Laboral e Organizacional Esta linha visa estudar o comportamento humano nas organizações e a relação entre ambientes educacionais e o mundo do trabalho.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Dra. Débora Burín (CONICET) | Dr. Alejandro Castro Solano (CONICET) | Dra. Guadalupe de laIglesia (CONICET) | Dra. Norma Contini de González Dr. Alejandro C. Cosentino | Dra. Mercedes Fernández Liporace (CONICET) Dra. VanesaGóngora (CONICET) | Dra. Natalia Irrazábal (CONICET) Dr. Eduardo Leiderman | Dra. María Laura Lupano (CONICET) Dr. Ricardo Minervino (CONICET) | Dra. Alicia Oiberman (CONICET) Dr. Mario Poy | Dra. Ester Romero | Dr. Raúl SerroniCopello Dra. Graciela Tonón | Dr. Gustavo Héctor Vázquez | Dra. Elena Zubieta (CONICET)

Conteúdo programático

DISCIPLINAS OPTATIVAS (ELETIVAS) - (O aluno deverá escolher 9 cursos constituídos na oferta descrita abaixo)

 
  • Processos Psicológicos Básicos
  • Sistemas Psicológicos Contemporâneos
  •  Normalidade e Psicopatologia na Adolescência
  •  Psicopatologia e Psicoterapias
  •  Psicologia do Desenvolvimento
  • Psicologia Positiva e Qualidade de vida
  • Psicologia Social e Cultural
  • Atualização em Transtornos Bipolares
  • Psicologia do Trabalho
  • Fundamentos de Psicologia Positiva
  • Cultura, Psicopatologia e Avaliação Psicológica
  • Emoções e Bem estar Psicológico
  • Pesquisa em Qualidade de Vida
  • Temas de Psicologia Educativa
  • Laboratório de Estatística
  • Métodos Quantitativos
  • Métodos Experimentais em Psicologia
   

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO