Doutorado em Psicologia

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

Este Doutorado se insere no marco epistemológico atual das tentativas de dotar de maior legitimidade as investigações em desenvolvimento. Com isso aludimos basicamente as questões científicas. A respeito das vantagens acadêmicas, aspiramos que se constitua, a partir deste doutorado, um círculo de investigadores e docentes que, por sua vez, faça gerar efeitos em outras áreas, seja no terreno da psicologia, seja em outros, desde que estejam ligados, obviamente, direta ou indiretamente, com a psicologia (educação, assistência social, antropologia, história, sociologia, estudos artísticos e literários, economia e direito, para citar alguns dentre os textos precedentes aos quais dedicamos nosso interesse). Finalmente, no campo social, o desenvolvimento de pesquisas empíricas em diversos domínios específicos contribuirá para o esclarecimento de situações problemáticas específicas que são usualmente objeto de preocupações em diferentes áreas, desde a política e a educação até as questões jurídicas, sociais e econômicas.

Com efeito, constitui-se um déficit no processo de graduação atual do psicólogo a ausência de uma experiência sólida no terreno epistemológico-metodológico especifico, o que resulta na falta de vigor nos fundamentos de muitos projetos de investigação e tem feito com que se levantem vozes críticas questionando a falta de confiabilidade de muitas das publicações recentes.

Requisitos para obtenção do título

Participar das aulas e ser aprovado nas atividades programadas e defender com sucesso a tese de doutorado.

 

Certificadora

UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais

 

Titulação

Doutor em Psicologia.

 

Local das aulas

Aulas ministradas na sede da UCES – Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Paraguay 1401, C1061ABA CABA, Argentina.

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a tese em até dois anos.
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da tese.
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural.
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica.
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas.
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de doutorados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.     
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.     
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.    
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.     

Turmas Novas

16 a 31/07/18

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal, Mestre, Doutor e Pós-doutorando.

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

O programa de cursos para o Doutorado em Psicologia, como corolário de todas as atividades oferecidas na área de psicologia para os alunos de graduação e de pós-graduação, permite aos alunos aprofundar e aperfeiçoar o conhecimento e desenvolver projetos de pesquisa coerentes com os requisitos epistemológicos e metodológicos atuais. Além disso, possibilita aos interessados aumentar a especialização em uma área específica da ciência. Combinando a formação teórica e prática que lhe é inerente, com ênfase nas questões metodológicas sobre bases empíricas, o curso tem como objetivo aprofundar significativamente o conhecimento dos psicólogos. Em termos de benefícios acadêmicos, esperamos que se formem a partir deste doutorado, um círculo de investigadores e docentes que por sua vez, produzam efeitos em outras áreas, seja no campo da psicologia em si, seja em outras áreas ligadas direta ou indiretamente a ela (educação, assistência social, antropologia, história, sociologia, arte e estudos literários, economia, direito, para citar apenas alguns, que em textos anteriores apresentamos nosso interesse).

Metodologia

O curso será desenvolvido através de aulas presenciais, seminários, seminários de tese, atividades acadêmicas, tutorias para o desenvolvimento do projeto e da tese doutoral.

Público Alvo

Poderão aspirar ao titulo de Doutor em Psicologia aqueles que possuam o titulo de Licenciatura em Psicologia ou de Psicólogo, expedido, em ambos os casos, por instituições universitárias com planos de estudo não inferiores a quatro anos de duração. Poderão, também, ingressar aqueles que tenham um titulo universitário cuja amplitude disciplinar tenha como requisito complementar uma sólida formação no campo da psicologia em carreiras de graduação e pós-graduação.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula: Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: (I) Currículum vitae completo, e ficha UCES preenchida. (II) Carta do candidato à UCES, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no programa de Doutorado; (III) 4 fotos 3×4 (coloridas e recentes) (IV) 2 Fotocópias da carteira de identidade e cartão de inscrição no CPF autenticados; (V) 2 Fotocópias da certidão de casamento autenticada em cartório para os casos de constar nome de solteiro (a) no diploma e no histórico de graduação; (VI) 2 Cópias do Diploma de graduação autenticadas e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório; (VII) 2 Cópias do Histórico de graduação autenticadas e com firma reconhecida da assinatura do responsável que assinou o histórico, (VIII) Os documentos solicitados nos itens (VI e VII) deverão ser chancelados no MRE. (IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços devidamente preenchidas e assinadas.

Campo de Atuação

Área da saúde

Modalidade do Curso e Horário

O Programa de cursos para o Doutorado em Psicologia possui uma carga horária de 500 horas/aulas, divididas em 4 módulos quinzenais realizados nas férias de janeiro e julho.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Diretor: Dr. David Maldavsky

Conteúdo programático

Ciclo de formação básica: Tem por objetivo incorporar conhecimentos e metodologias básicas para a formação em investigação, a saber: Epistemologia geral
  • Seminários de formação geral: organizados modularmente até cumprir 250 horas presenciais.
  • Epistemologia
  • Metodologia da Investigação.
  • Metodologia de Investigação em Psicologia Clínica.
  • Metodologia de Investigação em Psicologia Social.
  • Oficina de Tese: 300hs.
  • Seminários de formação especial: organizados modularmente hasta cumprir 250 horas presenciais, selecionados de acordo com plano de Tese.
  • Atualização em temas e problemas da psicologia e da ciência cognitiva.
  • Clínicas de saúde da primeira infância.
  • Corpo e conhecimento: a Psicologia fenomenológica de Merleau-Ponty.
  • Delimitação do campo da Psicologia Forense.
  • Psicanálise com crianças – desenvolvimentos pós-freudianos.
  • O inconsciente cognitivo.
  • Estudos de Gênero I.
  • Estudos de Gênero II.
  • Atualização e Avaliação Psicológica com Técnicas Projetivas.
  • Gênero e Saúde Mental: Problemáticas Específicas de Homes e Mulheres.
  • A Conceituação Filosófica do Sujeito Moral.
  • Violência Familiar.
  • Teorias e Métodos em Análise do Discurso em Psicologia e Psicanálise.
  • Pensamento Lacaniano Contemporâneo.
  • Problemas Centrais da Psicanálise com Crianças.
  • Psicanálise Freudiano Contemporâneo.
  • Psicologia Del Pensamento.
  • Revisão Crítica da Psiquiatria Forense.
  • Atualização do Pensamento Psíquico sobre a Subjetividade e a Intersubjetividade.
  • Teorias de linguagem e a comunicação: seu valor nas psicoterapias.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO