Doutorado em Educação Superior

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

Este programa promove pesquisas interdisciplinares para contribuir para o desenvolvimento da ciência, das humanidades e da tecnologia. Promove criatividade e pensamento crítico para contribuir para o avanço do ensino superior em um quadro de alta qualidade acadêmica.
Um componente fundamental deste programa é a produção de uma pesquisa original, ou seja, um excelente trabalho que contribui para o avanço do conhecimento científico e uma contribuição significativa para as exigências da sociedade.
O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Além disso, o aluno deve completar um Seminário de Integração, um Seminário Preparatório para a Tese e horas completas de Pesquisa e Tutoria.

Requisitos para obtenção do título

Cursar e aprovar as disciplinas ministradas nos cursos, seminários e atividades programadas, aprovar e defender com sucesso a tese de doutorado.

 

Titulação

Doutor em Educação Superior

 

 

Certificação

 

Local das aulas

Aulas ministradas em Buenos Aires – Argentina.

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a tese em até dois anos;
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da tese;
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural;
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica;
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas;
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem;
  • Corpo docente formado 100% por mestres e doutores;
  • Trajetória sólida, pautada no compromisso com a educação de qualidade e tradição no mercado educacional internacional;
  • Jornadas internacionais, programas de intercâmbio e parcerias com mais de 50 universidades em três continentes;
  • Conselho de Professores formado por profissionais de destaque, por mestres e doutores;
  • Cursos com viés teórico e prático;
  • Oferta de educação em todos os níveis superiores – da graduação ao Pós-doutorado;
  • Excelência aliada a valor agregado;
  • Incentivo à pesquisa científica e acadêmica – por meio de projetos, dissertações, teses, dentre outros. A pesquisa é entendida pelo IESLA como prioridade na produção de conhecimento de elevada qualidade;
  • A instituição possui o Programa de Incentivo à Educação;
  • Programa “Muy Amigo”, onde o aluno pode se tornar parceiro da Instituição na captação de alunos;
  • Instituição indicada a grandes prêmios nacionais e internacionais e por três vezes seus fundadores foram contemplados com o título Honoris Causa;
  • Missão, Visão, Crenças e Valores pautados na melhoria contínua, respeito ao próximo e compromisso com a qualidade educacional;
  • Bibliotecas virtuais do IESLA que são frequentemente atualizadas, que fornecem suporte aos alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e as atividades de ensino e pesquisa.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de doutorados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.    
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.    
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.    
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.    

Turmas Novas

Janeiro de 2020.

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal, Mestre, Doutor e Pós-doutorando.

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

  • Formar doutores especializados em pesquisa com maior nível de conhecimento sobre os temas que dizem respeito à área do doutorado.
    Promover pesquisas interdisciplinares.
    Incentivar a vinculação entre ensino-pesquisa e pesquisa-transferência.
    Contribuir para o desenvolvimento da ciência, humanidades e tecnologia.
    Obter contribuições em uma área de conhecimento, cuja validade universal deve ser buscada dentro de uma estrutura de alta qualidade acadêmica.
    Para alcançar esse resultado, o Doutorado visa que os alunos aumentem sua criatividade, desenvolvam o pensamento crítico, atualizem e aprofundem seus conhecimentos e encontrem as formas apropriadas de apresentação para demonstrar a originalidade do trabalho desenvolvido.

Metodologia

O curso será desenvolvido através de aulas presenciais, seminários, seminários de tese, atividades acadêmicas, tutorias para o desenvolvimento do projeto e da tese doutoral.

Público Alvo

Direcionado a bacharéis e licenciados em qualquer área de ensino, com diplomas emitidos por instituições universitárias reconhecidas pelos órgãos competentes do país. Mestres com experiência docente. Excepcionalmente serão admitidos candidatos com especializações lato sensu concluídas que tenham experiência mínima na docência.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula. fotocópias autenticadas em Cartório, junto com 4 fotografias 3×4; Declaração de Aprovação no Processo de Seleção, emitida pelo IESLA; Diploma do Curso de graduação apostilado conforme convenção de Haia; Histórico Escolarapostilado conforme convenção de Haia; Cédula de identidade ou passaporte e Cartão de inscrição no CPF. Além de outros documentos que podem ser solicitados.

Campo de Atuação

Educação e áreas afins.

Modalidade do Curso e Horário

O curso possui a duração de 2 anos, dividido em quatro módulos internacionais com duração de 15 dias cada. As aulas de cada módulo são ministradas de segunda a sexta-feira o dia todo e aos sabádos até as 12:00. Realizados em julho de 2019, janeiro de 2020, Julho de 2020 e Janeiro de 2021. Após concluídos e aprovados os módulos, o aluno terá mais quatro anos para defender a tese doutoral no idioma espanhol, podendo defender antes do prazo final.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Aiello, Martin Coordinador del Programa de Posgrado de Educación Superior, Seminario Permanente de Tesis, Evaluación y Acreditación Universitaria. Coordinador de los Programas de Posgrado en Educación Superior. Docente e Investigador del área de Posgrado de la Universidad Nacional de Tres de Febrero. Ex coordinador académico e investigador del Laboratori de Mitjans Interactius de la Universitat de Barcelona. Doctor por la Universidad de Barcelona. Arciénaga, Antonio Área: Proyectos de investigación y desarrollo. Doctor en Ciencias Económicas y Empresariales, Universidad Complutense de Madrid. Investigador del Instituto de Gestión del Conocimiento y de la Innovación, Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Lomas de Zamora. Funcionario del área de investigaciones del Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación. Consultor nacional e internacional en temas de tecnología e innovación. Buchbinder, Pablo Area: Historia de las Universidades. Doctor de la Universidad de Buenos Aires. Área historia. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires. Profesor de Universidad Nacional de General Sarmiento y de la Facultad de Ciencias Sociales de la UBA e investigador del CONICET. Estudios posdoctorales en el Instituto Latinoamericano de la Universidad Libre de Berlín y en la Universidad de Hamburgo. De Miguel, Mario Área: Evaluación y Acreditación Universitaria, Planificación por Competencias. Catedrático de la Universidad de Oviedo. Autor de diversos libros y artículos sobre Evaluación Universitaria y Planificación por Competencias. Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid. Doberti, Juan Ignacio Área: Economía de la Educación. Profesor de la Universidad Nacional de Quilmes. Doctor en Ciencias Económicas de la UBA. Master en Public Administration de la Columbia University. Licenciado en Administración de la UBA. Escotet, Miguel Angel Área: Educación Superior Comparada e Investigación. Director de la Cátedra UNESCO “Historia y Futuro de la Universidad” que se coordina con la Universidad de Palermo. Actualmente es el Catedrático y Decano de la Facultad de Educación de la University of Texas. Ex director del Instituto de Posgrado y Educación Continua de la Universidad de Deusto, Catedrático y ex director del International Institute of Educational Development de Florida International University. Es Vicepresidente del Grupo Universitario Latinoamericano para la Reforma de la Educación y ha sido miembro del Board of Directors de la Comparative and International Education Society. Es Doctor of Philosophy (Ph.D) y M.A in Psychology por la Universidad de Nebraska en Lincoln y la Universidad de Texas at Austin. García de Fanelli, Ana Área: Economía de la Educación Superior. Coordinadora del área de investigaciones en Educación Superior del Centro de Estudios de Estado y Sociedad (CEDES).Miembro de la Comisión Directora del Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES) e investigadora del CONICET. Doctora en Ciencias Económicas de la UBA y Magíster en Ciencias Económicas de FLACSO. Hanson, Mark Área: Administración de la Educación. Profesor Emérito de Educación de la Universidad de California en Riverside. Consultor de la UNESCO, UNDP y el BID en temas de reforma educativa en países en desarrollo. PhD en Educational Administration and Latin American Studies por la University of New Mexico. Hidalgo, Cecilia Área: Taller de Tesis. Secretaria de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Letras y docente de la Facultad de Ciencias Sociales de la UBA. Krotsch, Lucas Área: Tutoría de tesis y Seminario Optativo sobre Sociología de la Educación Superior. Doctor en Ciencias Políticas por la Universidad de Barcelona. Licenciado en Ciencias Políticas de la UBA. Prof. Adjunto de Sociología de la Educación en la Universidad Nacional de Lanús. Profesor del Programa Interinstitucional de Doctorado en Educación (UNTREF-UNLa-UNSaM). López Segrera, Francisco Área: Ex Director de la Oficina Regional para América Latina y el Caribe de UNESCO en Caracas y del IESALC. Profesor Titular Visitante de la Universidad de Salamanca. Asesor Académico de la Global University Network for Innovation (GUNI) y Editor de La Educación Superior en el Mundo (GUNI). Autor de 23 libros sobre: Prospectiva, Globalización, economía cubana y educación superior. Presidente de la Red Latinoamericana de estudios prospectivos. Miembro del Comité Científico Latinoamericano del Foro UNESCO sobre Educación Superior. Miembro del Grupo de Trabajo de CLACSO sobre Educación Superior. Dr. en Estudios Latinoamericanos, Sorbonne (Paris VIII). Mastache, Anahí Área: Seminario optativo sobre Propuestas pedagógicas y desafíos docentes en la Universidad. Doctora en Educación (UBA). Profesora Titular Regular de Didáctica General (UBA). Profesora Adjunta a cargo de Didáctica de Nivel Medio (UBA). Coordinadora de Programas de Mejora, Facultad de Ingeniería (UBA). Investigadora en IICE-UBA y NIFEDE-UNTREF. Profesora de posgrado y de formación docente en varias Universidades Nacionales, Institutos Terciarios y Escuelas. Piovani, Juan Área: Metodología de la Ciencia. Secretario de Investigación de la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de La Plata, Coordinador de la Maestría en Investigación Social de la Universidad de Bologna /UNTREF. Doctor por la Universita degli studi di Roma 'La Sapienza'. Roig. Hebe Area: Tecnología Educativa. Coordinadora del área de Investigación Evaluativo del Programa de Educación a Distancia UBA XXI y docente del departamento de Ciencias de la Educación de la UBA. Doctora en Educación UBA. Tozzi, Verónica Área: Filosofía de la Ciencia. Profesora de la Universidad de Buenos Aires y de la Universidad Nacional de Tres de Febrero. Especialista en filosofía de la historia, epistemología de las ciencias sociales. Doctora en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires. Winter, Robert Área: Planificación Estratégica. Catedrático Invitado y ex Director del Programa para el Desarrollo de la Calidad e Investigación en la Universidad del País Vasco. Ex Rector Adjunto para el Fomento de la Calidad en la Universidad de Illinois en Chicago. Ex Director de Planificación e Investigación Institucional de Florida International University. Doctor por la Universidad de Illinois.

Conteúdo programático

O Currículo é composto por Cursos Básicos, Cursos Básicos ou Seminários e Cursos ou Seminários Eletivos. Além disso, o aluno deve completar um Seminário de Integração, três Oficinas de Tese de Doutorado e completar as horas de pesquisa e tutoria. O Doutorado é completado com o desenvolvimento de uma Tese de Pesquisa que deve ser defendida perante um Tribunal.
 
Descrição do Plano de Estudos:
Cursos Básicos (15 créditos)
 
• Metodología de la Investigación
• Filosofía de la Ciencia
• Análisis y Aplicación de la Investigación Educativa
 
Cursos o Seminarios Troncales (21 créditos)
 
El estudiante deberá seleccionar 7 cursos troncales. A modo de ejemplo en ciclos lectivos anteriores se incluyó los siguientes cursos:
• Filosofía e Historia de la Educación Superior
• Educación Superior Comparada: sistemas, procesos y tendencias
• Economía de la Educación Superior
• Planificación Estratégica de la Educación Superior
• Evaluación y Acreditación Universitaria
• Laboratorio de Estadística
• Administración Académica de Instituciones de Educación Superior
Cursos o Seminarios Electivos (21 créditos)
 
A fin de completar el Programa de Doctorado, el estudiante deberá seleccionar 7 cursos electivos. A modo de ejemplo en ciclos lectivos anteriores se incluyó los siguientes cursos:
• Análisis y Evaluación Organizacional
• Gestión del Conocimiento
• Gestión y Desarrollo de Recursos Humanos
• Planificación y Evaluación de Proyectos
• Gestión Administrativa y Financiera de la Educación Superior
• Planificación y Desarrollo de Proyectos de Investigación
• Seminario de Educación Superior
• Planificación y Desarrollo de Competencias en la Educación Superior
• Innovación y Cambio en las Instituciones de Educación Superior
• Sistemas Informáticos para la Planificación y la Gestión de las Instituciones
• Tecnología Educativa
 
Adicionalmente os estudantes de doutorado devem participar de um fórum de discussão em cada um dos cursos sobre um assunto levantado pelo professor e supervisionado on-line pelo Presidente e pelo PhD Director.
Seminário de Integração Final (4 créditos)
Uma vez que os cursos tenham sido concluídos e antes da apresentação da tese, o estudante de doutorado deve participar de um seminário de integração final pelo Diretor da Cátedra da UNESCO e apresentar um Trabalho Final de Integração.
Talleres de Tesis de Doctorado I, II y III ( 9 créditos)
Atividades de Pesquisa e Tutoria
O tema e plano do trabalho de tese será proposto pelo doutorando e submetido à aprovação da Comissão de Doutorado. O trabalho consistirá de uma investigação que culminará com uma contribuição original, articulando a proposição de uma situação problema com a apresentação de um relatório relevante, e portanto, propor uma conclusão original baseada em uma sólida fundamentação teórica e atualizada.
A investigação terá o tutorial de um Diretor de Tese e, para completar, terá um prazo de 4 anos. Por motivos bem fundamentados, o aluno poderá solicitar mais 1 ano. (Veja o Regulamento da Tese de Doutorado). O Diretor de Tese preparará relatórios de progresso durante todo o processo e os enviará à Coordenação de Tese.
Uma vez concluída a tese, o doutorando deve defender publicamente sua tese perante um Tribunal composto por 3 membros, dos quais um só pode ser membro do programa de doutorado.
Este regulamento é completado com os regulamentos acadêmicos gerais da Universidade de Palermo e os regulamentos específicos do curso e de tese.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO