Doutorado em Ciências Biomédicas

Toque para fechar o menu de navegação

Sobre o curso

O IESLA e o IUNIR, Instituto Universitário Italiano de Rosário, tem a satisfação de apresentar a V. Sa. o Doutorado em Medicina acreditado pela Resolução CONEAU n°390/08, na modalidade intensiva, realizado em módulos quinzenais, nos meses de janeiro e julho, na sede do IUNIR na cidade de Rosário, Argentina. Confira a palavra de boas-vindas do magnífico Reitor da IUNIR Dr. Mario A. Secchi: “É de conhecimento de todos que realizar uma tese de doutorado implica levar ao final a tarefa relevante e original de investigação, mas no nosso caso vamos além, pois um dos objetivos primordiais do doutorado em Ciências Biomédicas da IUNIR é “promover a investigação original na área das Ciências Biomédicas para contribuir no avanço do conhecimento científico interdisciplinar”.

Nosso projeto é multidisciplinar em essência, já que convoca a graduados de qualquer área das Ciências Biomédicas. Apontamos, além disso, o início da criação de um espaço de estudo não secularizado: um currículo flexível permite ao doutorando construir seu próprio caminho na aquisição dos conhecimentos. Após um ciclo inicial de formação metodológica básica, o candidato recebe no segundo ciclo, através da livre seleção de distintos cursos, a informação específica para sua proposta de investigação, junto a uma formação científica geral de alto nível acadêmico. O intercâmbio realizado nestes cursos por alunos de diversas disciplinas facilita a aquisição de conhecimentos afins e gerais a partir de uma perspectiva muito mais ampla. Também podem ser homologados cursos realizados em outras instituições, com critério amplo, ainda que regulamentado. Ao finalizar estes ciclos, dois estudos de tese permitem condensar os conhecimentos adquiridos no Projeto de tese (Estudo I), e na tese de doutorado em si (Estudo II).

Requisitos para obtenção do título

Participar das aulas e ser aprovado nas atividades programadas e defender com sucesso a tese de doutorado.

 

Certificadora

IUNIR – Instituto Universitário Italiano de Rosário

 

Titulação

Doutor em Ciências Biomédicas.

 

Local das aulas

Aulas ministradas na sede da IUNIR – Instituto Universitário Italiano de Rosário, Crespo 843, S2002QUA Rosario, Santa Fe, Argentina.

 

Processo seletivo e inscrição

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados da Dra. Sara Bernardes, expondo a razão do seu interesse no curso e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Inscreva-se clicando aqui preenchendo o formulário de inscrição.

 

Diferenciais e destaques que somente o IESLA tem

  • Possibilidade em defender a tese em até dois anos.
  • Assessoria acadêmica durante todo o curso. Desde a elaboração dos trabalhos até a defesa da tese.
  • Qualificação acadêmica e profissional com professores de altíssimo nível e de renome internacional. Além de um riquíssimo intercâmbio cultural.
  • Convite para publicação gratuita de artigos científicos na Revista acadêmica e na Revista Jurídica.
  • Assessoria 24 horas na universidade onde as aulas serão ministradas.
  • Assessoria completa na viagem, com pacote especial para passagem aérea e hospedagem.

Diferenciais após a conclusão do curso

  • Convite para lecionar e palestrar no exterior.
  • Convite para compor o quadro orientadores de doutorados.
Programa de bonificação– O programa “Bônus Muy Amigo” objetiva a premiação dos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA que indicarem parentes, amigos e pessoas relacionadas, para cursarem Mestrado e/ou Doutorado em uma das instituições parceiras do IESLA.     
Passagem aérea e hospedagem – A Doctor Travel, empresa associada ao IESLA, se encarrega de oferecer pacote especial para passagens aéreas e hospedagem a preços imbatíveis. Além disso, a Doctor Travel disponibiliza atendimento personalizado em solo brasileiro para quaisquer situações supervenientes.     
Seguro saúde viagem – O IESLA, juntamente com a Doctor Travel e a Assistcard, desenvolveu um seguro viagem exclusivo para os alunos do mestrado. Com o seguro o aluno terá total segurança na viagem por um custo muito baixo.      
Curso de espanhol gratuito – O IESLA propicia aos seus alunos outro grande diferencial, o curso de espanhol, totalmente gratuito, com carga horária de 40 horas/aulas, através do AVA IESLA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Todos os alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo IESLA/ESJUS poderão realizar o curso gratuitamente no período de até 04 meses e receberão certificado após a conclusão do curso.     

Turmas Novas

Julho de 2018.

Direção Geral Acadêmica no Brasil

Dr. Joaquim José Miranda Júnior

Promotor de Justiça, Corregedor Geral do Sistema Penitenciário Federal, Mestre, Doutor e Pós-doutorando.

Direção Acadêmica do Curso no Brasil

Profª Drª Sara M. A. G. Bernardes

Professora de doutorado, com Doutorado e Pós-doutorado em Direito em Buenos Aires

Objetivos do curso

Desenvolver a partir de metodologias que têm como principal objetivo formar pesquisadores, docentes e profissionais capacitados a realizar pesquisa de ponta com impacto para a sociedade e o campo científico.
 Competência para participar de grupos de pesquisa nacionais e internacionais em temas relevantes para o campo científico e a sociedade como um todo e integrar programas de Pós-graduação como docente.
O curso está estruturado por matérias de caráter “eletivo” que tem por objetivo dotar o Doutorando de uma sólida formação teórica, na área vinculada ao tema da tese escolhida. O Doutorando deverá propor o ciclo de formação específica, vinculada com a tese, contando com a conformidade e garantia do diretor da mesma. Paralelamente, levará ao fim, sob a assistência de seu diretor e a supervisão periódica da direção da carreira, as tarefas de investigação que permitirem expressar seu trabalho de tese doutoral, que deverá ser defendido em uma tese apresentada perante uma banca de professores entendidos do tema.

Metodologia

O curso será desenvolvido através de aulas presenciais, seminários, seminários de tese, atividades acadêmicas, tutorias para o desenvolvimento do projeto e da tese doutoral.

Público Alvo

Graduados em Medicina, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Biologia, Química, Ciências Biomédicas e todos os cursos da área da saúde. Com caráter de exceção, graduados de outras carreiras universitárias que desejem realizar sua tese no campo das Ciências Biomédicas, poderão ser admitidos através da revisão e aprovação de seus antecedentes acadêmicos e profissionais, pela comissão de Doutorado.

Documentação Necessária

Apresentar a documentação exigida pela Universidade para matrícula: Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão apresentar ao IESLA-ESJUS os seguintes documentos: (I) Currículo completo; (II) 2 vias da ficha IUNIR devidamente preenchidas, e carta do candidato ao IUNIR, expondo a razão do seu interesse no curso e solicitando sua admissão no doutorado. (III) 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG) e do CPF; (IV) 2 cópias autenticadas do diploma de graduação e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o diploma) reconhecida em cartório; (V) 2 cópias autenticadas do histórico de graduação e com firma do Reitor (ou responsável que assinou o histórico) reconhecida em cartório ; (VI) 2 cópias de comprovante de residência; (VII) cópias autenticadas de certificados ou diplomas de pós-graduação, quando for o caso; (VIII) 4 fotos 3×4, atuais; (IX) 3 vias do contrato de prestação de serviços , devidamente preenchidas e assinadas. (X) Os documentos solicitados nos itens (IV e V) deverão ser chancelados no MRE.

Campo de Atuação

Área da saúde

Modalidade do Curso e Horário

O Doutorado tem uma carga de 600 horas, divididas em 4 módulos quinzenais, que acontecem de 6 em 6 meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda a sexta-feira, de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h. Ao final do curso, o aluno tem 2 anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, que deverá ser escrita em espanhol, para defesa perante banca em época oportuna, no idioma espanhol.

Coordenação acadêmica e corpo docente

Nossos docentes possuem um alto grau de compromisso, são conscientes do esforço que implica completar essa carreira de pós- graduação, tornando este processo, transcendente e rigoroso, em um caminho agradável e, ao mesmo tempo, de alto nível acadêmico. Convidamos a todos aqueles que desejam alcançar o mais alto título acadêmico com este doutorado, que nos contatem para aprofundar-se nos detalhes que considerem necessários, e a somar-se a este moderno projeto de uma Universidade jovem, mas que conta com docentes da maior envergadura, experientes e regularmente capacitados para enfrentar a proposta.

Conteúdo programático

Ciclo de formação básica: Tem por objetivo incorporar conhecimentos e metodologias básicas para a formação em investigação, a saber: Epistemologia geral.
  • Metodologia da investigação científica
  • Lógica da ciência
  • Introdução a bioestatística

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS, ENTRE EM CONTATO